Buscar

2014.1 - Av1 Est. e Hist da Arte Contemporânea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 200802349087)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A valorização da expressão em detrimento do belo clássico ressaltou o grotesco, o primitivo e o espontâneo e acelerou o desenvolvimento do modernismo. Dentre os ismos do século XX quais dos itens abaixo pertencem aos movimentos artísticos modernos? Assinale a alternativa correta I. Futurismo; II. Cubismo; III. Abstracionismo; IV. Surrealismo; V. Dadaísmo.
		
	
	IV e V.
	
	I, II, III e IV.
	
	I, II, IV.
	 
	I e II.
	 
	I,II,III,IV e V.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200802349115)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A pintura renascentista inventa a perspectiva e, com isso, a possibilidade de pensar e representar a infinitude do espaço. Percebemos uma mudança radical da concepção espacial. A partir do Renascimento, o espaço é infinito. A criação da perspectiva possibilitou representar essa infinitude, não sendo mais possível distinguir claramente o limite entre Terra e céu, porque esses mundos não parecem mais incomunicáveis como eram na cosmologia medieval. A partir da leitura do comentário assinale a alternativa correta acerca da relação do Renascimento com a Revolução Científica:
		
	
	Não ocorreram grandes mudanças na estrutura do pensamento ocidental com a revolução científica.
	
	O mais influente filósofo não foi René Descartes
	
	Passaram a aceitar apenas aquilo que podia ser experimentado ou compreendido emocionalmente.
	 
	Há então uma mudança da concepção aristotélica de um mundo ordenado, limitado e imóvel, para a de um mundo em constante movimento
	
	Com esse espírito os pensadores passaram a acreditar em dogmas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200802349079)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Provavelmente um baile funk está mais próximo da ideia do que poderíamos chamar de arte na "Idade da Pedra Lascada" do que as pinturas que decoram os lares modernos. Isso porque as imagens que conhecemos hoje eram feitas em locais aonde os grupos humanos iam para uma espécie de ritual, as cavernas, muitas vezes de difícil acesso. Conforme esse pensamento podemos afirmar que:
		
	
	Assim como não falamos em "tribos" quando nos referimos aos grupos que promovem suas identidades por meio de roupas, códigos e símbolos, esses grupos promoviam sua identidade nesses encontros, com rituais que incluíam músicas, danças e bebidas.
	
	Assim como falamos em "tribos" quando nos referimos aos grupos que promovem suas identidades por meio de roupas, códigos e símbolos, esses grupos não promoviam sua identidade nesses encontros, com rituais que incluíam músicas, danças e bebidas.
	 
	Assim como falamos em "tribos" quando nos referimos aos grupos que promovem suas identidades por meio de roupas, códigos e símbolos, esses grupos promoviam sua identidade nesses encontros, com rituais que não incluíam músicas, danças e bebidas.
	
	Assim como não falamos em "tribos" quando nos referimos aos grupos que promovem suas identidades por meio de roupas, códigos e símbolos, esses grupos não promoviam sua identidade nesses encontros, com rituais que incluíam músicas, danças e bebidas.
	 
	Assim como falamos em "tribos" quando nos referimos aos grupos que promovem suas identidades por meio de roupas, códigos e símbolos, esses grupos promoviam sua identidade nesses encontros, com rituais que incluíam músicas, danças e bebidas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200802349080)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os gregos fizeram uma espécie de inventário das culturas dos povos antigos. Depois a sintetizaram, adaptaram e desenvolveram seus conhecimentos. Nesse sentido a Estética pode ser entendida como:
		
	 
	Estudo da percepção humana sobre a arte;
	
	Habilidade em reconhecer o que é essencialmente aparência.
	
	Caracterização e sentido da habilidade técnica;
	
	A concepção do que é útil;
	
	Leis que regem e determinam o que é justo;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200802349150)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo tornou-se o próprio espírito desse período, que propôs a ressurreição consciente do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Em sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural. O texto acima se refere a qual período?
		
	
	Neoclassicismo.
	 
	Renascimento.
	
	Maneirismo.
	
	Romantismo.
	 
	Impressionismo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200802349844)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Grandes artistas marcaram a mudanças das artes durante o século XIX, apresentando em suas obras características que influenciariam toda a arte moderna do século XX. Qual das alternativas abaixo não apresenta um nome deste momento?
		
	
	Van Gogh;
	
	Gauguin;
	 
	Roy Lichtenstein;
	 
	Toulouse-Lautrec.
	
	Cézanne;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200802349088)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Após a Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos assumiram a posição central no cenário artístico, com um mercado emergente e com a afirmação do Expressionismo Abstrato. Esse fato está em correspondência com quais fatores históricos abaixo:
		
	 
	O chamado "triunfo" da arte americana refere-se ao fato de se considerar a arte que estava sendo produzida nos Estados Unidos como superior àquela realizada na Europa no mesmo período, indicando a supremacia econômica e política norte-americana após a Segunda Guerra Mundial.
	
	O chamado "triunfo" da arte americana refere-se ao fato de se considerar a arte que estava sendo produzida nos Estados Unidos como superior àquela realizada na Europa no mesmo período, indicando a supremacia cultural norte-americana após a Primeira Guerra Mundial.
	 
	O chamado "triunfo" da arte americana refere-se ao fato de se considerar a arte que estava sendo produzida nos Estados Unidos como superior àquela realizada na Europa no mesmo período, indicando a supremacia econômica e política norte-americana após a Primeira Guerra Mundial.
	
	O chamado "triunfo" da arte americana refere-se ao fato de se considerar a arte que estava sendo produzida nos Estados Unidos como superior àquela realizada na Europa no mesmo período, indicando a supremacia intelectual norte-americana após a Primeira Guerra Mundial.
	
	O chamado "triunfo" da arte americana refere-se ao fato de se considerar a arte que estava sendo produzida nos Estados Unidos como superior àquela realizada na Europa no mesmo período, indicando a supremacia religiosa norte-americana após a Primeira Guerra Mundial.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200802566074)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Expressionismo alemão deu início a um comportamento artístico dramático, intenso e subjetivo, que buscava a expressão dos instintos e dos sentimentos humanos, através das obras de arte. O artista da época é um homem pessimista diante de um panorama de guerras por toda a Europa. Que recursos pictóricos são característicos das obras expressionistas, e utilizados pelos artistas naquele momento?
		
	
	Os pintores expressionistas utilizavam a representação tridimensional dos objetos, através de formas geométricas, sob todos os pontos de vista possíveis, e com todas as suas partes rebatidas numa superfície plana e bidimensional.
	 
	Os pintores expressionistas utilizavam-se da forma ou da desconstrução dela, para pintar o amor, o ciúme, o medo, a solidão, a miséria humana, a prostituição, enfim. Deformavam a figura, para ressaltar o sentimento.
	
	Os pintores expressionistas buscavam expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em relação ao tempo e espaço.
	
	Os pintores expressionistas não se interessavam em pintar o objeto, mas sim em captar a plásticae a velocidade descrita por ele no espaço.
	
	Os pintores expressionistas utilizavam cores puras, sem misturas e sem preocupação com a realidade das mesmas no mundo material. As formas eram simplificadas e apenas sugeridas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200802497881)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A tela " Les Demoiselles d'Avignon, de autoria de Pablo Picasso, onde o artista retratou a nudez feminina com figuras geométricas perfeitamente trabalhadas, substituíndo as formas reais naturalmente arredondadas, é considerada o marco inicial do :
		
	
	Fauvismo
	
	Construtivismo
	
	Expressionismo
	 
	Cubismo
	
	Realismo
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200802352847)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Algumas tendências rotuladas como Arte Corporal, Arte Performática e Arte Narrativa, fizeram parte do vale-tudo em arte que iniciou-se em meados da década de 1960. O tradicional objeto de arte, permanente, artigo de luxo único, portátil e vendável, era rejeitado. No lugar dele surgiu uma ênfase sem precedentes nas idéias transmitidas por propostas nos mais diversos suportes, exigindo uma nova espécie de participação mental por parte do espectador. Este fenômeno foi denominado de:
		
	
	Construtivismo;
	
	Suprematismo;
	
	Minimalismo;
	 
	Arte moderna;
	 
	Arte conceitual;

Outros materiais