Buscar

Gentrificação e Remoção Forçada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O esvaziamento do conceito de gentrificação como estratégia política
RANGEL, Natália Fonseca de Abreu. O esvaziamento do conceito de gentrificação como estratégia política. Cadernos NAUI Vol. 4, N. 7, Jul-Dez 2015. 40-57 p.
A palavra gentrificação ou no inglês gentrification, se deriva do latim “gentry”, que também se deriva do Francês arcaico “genterise”, que significa gentil, nobre. Que é uma geografia urbana que estuda as mudanças dos bairros ao longo dos tempos, a gentrificação é conhecida pela elevação do preço do bairro, obrigando as pessoas de menor poder aquisitivo que ali habitava a se mudar para a zona periférica da cidade, e essa elevação de preço ocorre por certos motivos sendo ele transformado em pontos turístico e entre outros. E o texto se embasa nos seguintes autores quais são Glass, Smith e Zukin.
A gentrificação se divide em três partes, sendo a primeira a esporádica onde casas desvalorizadas pelo mercado são ocupadas por pessoas de classe média, a segunda é chamada de consolidação, e isso ocorre quando o mercado imobiliário ocupa uma área de baixo custo tentando molda-la, assim, elevando o preço dos imóveis ou terrenos. E por último é a generalizada, onde o imóvel barato é usado como investimento de marcas e corporações internacionais. Essas três ondas se destacam muito no texto. 
Cada autor explica a gentrificação do seu ponto de vista, para Zukin esse termo é usado como empreendimento, onde se transforma áreas públicas e privadas em áreas de investimento, assim valorizando os imóveis e mudando o foco central para moradores com maior poder aquisitivos. E com isso, acontece o processo de enobrecimento, quando se assume uma perspectiva, mudando a característica culturais dos espaços.
A mídia apura esses fatos como positivo, pois entende que se aumenta a harmonia na cidade promovendo ações desejáveis. A UPP, unidade polícia pacificadora vem sendo uma das principais causas da gentrificação, onde ela se instala na favela removendo moradores indesejáveis de seu território, pacificando o local dando suporte de proteção e com isso, temos a valorização do terreno.
Com isso, podemos observar que a gentrificação está ligada a processos políticos, onde vemos que a parte do maior poder aquisitivo, tem o domino do local, favorecendo grande partes dos empresários, e excluindo os povos da periferia.

Outros materiais