Buscar

Infecções virais na infancia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Infecções comuns na infância 
Catapora, Caxumba, Rubéola e Sarampo
Por Cintia André e 
Jully Primavera
Aspectos gerais das doenças
 Viroses de transmissão respiratória, contra as quais existem vacinas eficazes. Estas viroses são incluídas entre as doenças comuns da infância, mas também podem ocorrer em adultos não vacinados. 
Como regra geral, as infecções por estes vírus produzem  imunidade permanente, ou seja, ocorrem apenas uma vez na vida. 
Embora exista possibilidade de erradicação, com a vacinação em larga escala, estas doenças ainda representam importante agravo de saúde pública, especialmente em áreas onde aliam-se condições precárias de subsistência e cobertura vacinal inadequada.
Catapora
Doença mais comum na infância. Provocada pelo vírus Varicela-Zoster (VVZ).
Depois da catapora, o vírus costuma permanecer dormente no organismo. Cerca de 1 a cada 10 adultos apresenta herpes zóster quando o vírus é reativado em momentos de estresse. 
Sinais e sintomas: Febre entre 37,5° e 39,5°; mal-estar; Inapetência; dor de cabeça; cansaço. Entre 24 e 48 horas mais tarde, surgem lesões de pele caracterizadas por manchas avermelhadas, que dão lugar a pequenas vesículas cheias de líquido, sobre as quais, posteriormente, se formarão crostas que provocam coceira. 
Catapora 
Tratamento e prevenção: manter a criança confortável enquanto o corpo combate a doença. Importante evitar a contaminação das lesões por bactérias. Loções tópicas ou anti-histamínicos orais podem amenizar a coceira. A vacina faz parte da rotina de imunização. Recomendada para crianças a partir dos 12 meses e reforço entre 4 e 6 anos de idade.
Caxumba
Doença de transmissão respiratória, causada pelo vírus da caxumba. A infecção, produz sintomas discretos ou ausentes (assintomática).
•Sinais e sintomas: febre e aumento das glândulas salivares (parotidite).
 •Complicações: pode comprometer o sistema nervoso central (meningoencefalite), testículos (orquite), ovários (ooforite) e, raramente, pâncreas (pancreatite). A orquite, pode ocorrer após a fase puberal e, ainda que possa resultar em algum grau de atrofia testicular, raramente está associada com infertilidade permanente. 
•A ooforite, que também se desenvolve após a puberdade, não causa esterilidade. E assim como a pancreatite,  pode produzir manifestações (dor abdominal) confundíveis com apendicite. 
•Durante a gravidez, a infecção pelo vírus da caxumba pode resultar em aborto espontâneo, porém não existem evidências de que possa causar mal-formações congênitas.
Rubéola
Infectocontagiosa- Togavírus; 
Manchas Vermelhas; Incubação de 13 a 18 dias; Pode transmitir 10 dias antes do “rash” ou 15 dias após.
Sintomas: Dores de cabeça, ao engolir, articulação e músculos; Coriza; Linfonodomegalias; Febre; Exantemas (inicialmente no rosto).
Exame Físico - linfonodos na nuca e atrás das orelhas
 Importante: Exames e imunização durante a gestação!
Sarampo
O vírus pertence ao gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae. Reservatório –Homem (único reservatório). 
Contágio através do ar, por tosse ou espirro.
Sinais e sintomas – Febre elevada (39-40ºC); Conjuntivas inflamadas e fotofobia; Constipação com congestão e corrimento nasal; Tosse; Maculas de Koplik; Erupções na pele. 
Durante os 4 dias que antecedem as primeiras erupções cutâneas até o seu desaparecimento completo o paciente está perigosamente infectante. 
Sarampo
Exantema maculopapular: rosto, regiões retroauricular e cervical. 
Caráter descendente - atinge o tronco e membros superiores no segundo dia e estende-se aos membros inferiores no terceiro dia.
Fáceis "sarampenta"
Febre extremamente elevada, o exantema torna-se exuberante, as manchas de Koplik ainda estão presentes, as conjuntivas congestas com fotofobia e lacrimejamento, coriza abundante e tosse produtiva.
Referencia 
Microbiologia/Gerard J. Tortora, Berdell R. Funke e Christine L. Case; Agnes Kiesling Casali...(et al.) – 6.ed – Porto Alegre:Artmed,2000.
Módulo: Infecções Virais na Infância
Catapora, Caxumba, Rubéola ou Sarampo?
CASO CLÍNICO 
 No dia 05 de novembro, o paciente J.R.S., masculino, 8 anos, apresenta quadro de febre, inicialmente leve, desde o dia 01 de novembro, progredindo para altas temperaturas. Tosse proeminente, lesões maculopapulares eritematosas que começaram na fronte, no dia 04 de novembro, seguindo para dorso, extremidades, sola e plantas, tornando-se confluente na face e no tronco. Manchas brancas com halo eritematoso foram bem visualizadas na face interna das bochechas, palato, lábios e gengivas. Apresentava essas mesmas manchas nas conjuntivas. 
Exames Laboratoriais
Redução global da leucometria- mais acentuada na linhagem linfocitária;
 VHS e PCR normais; 
Qual a hipótese diagnóstica? 
Comente a respeito da patologia primária e as possíveis complicações.
 Explique como acontece a evolução desde a infecção primária (Fases da doença).
 .
Quais seriam os possíveis diagnósticos diferenciais?
.
Qual foi o provável período
de exposição / incubação/ transmissão?
Discorra sobre as opções terapêuticas disponíveis para o tratamento da infecção sob suspeita. 
Qual o tipo de prognóstico esperado para essa patologia?
Qual o período para a coleta de amostra sorológica? 
Existem medidas profiláticas para o diagnóstico apresentado? 
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais