Buscar

Aula Forças Internas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Forças Internas
Forças internas desenvolvidas em membros estruturais
Para projetar um membro estrutural ou mecânico, é preciso conhecer a carga atuando dentro do membro, a fim de garantir que o material possa resistir a essa carga.
Forças internas desenvolvidas em membros estruturais
Se as cargas internas que atuam sobre a seção transversal no ponto B tiverem que ser determinadas, temos que passar uma seção imaginária a-a perpendicular ao eixo da viga pelo ponto B e depois separar a viga em dois segmentos. As cargas internas que atuam em B serão então expostas e se tornarão externas no diagrama de corpo livre de cada segmento.
Forças internas desenvolvidas em membros estruturais
Convenção de Sinal
A força normal é considerada positiva se criar tração, um esforço cortante positivo fará com que o segmento da viga sobre o qual atua gire no sentido horário, e um momento fletor positivo tenderá a curvar o segmento no qual ele atua de uma maneira côncava para cima. As cargas que são opostas a estas são consideradas negativas.
Exemplo I
Determine a força normal, o esforço cortante e o momento fletor que atuam à esquerda (ponto B) e à direita (ponto C) da força de 6 kN sobre a viga.
Exemplo I (continuação)
Exemplo II
Determine a força normal, esforço cortante e momento fletor em C da viga.
Exemplo II (continuação)
Exemplo III
Determine a força normal, o esforço cortante e o momento fletor que atuam no ponto B da estrutura de dois membros a seguir.
Exemplo III (continuação)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais