Buscar

criacionismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA ADVENTISTA DE GOVERNADOR VALADARES
Av. Brasil, 3612 – Centro3221 22 50
CRIACIONISMO x EVOLUCIONISMO
Criacionismo
O modelo criacionista propõe que um ser superior criou propositadamente as formas básicas de vida, incluindo os ser humano, há alguns milênios.
Tipos de criacionismo:
Criacionismo religioso: explica-se a origem da vida através de uma religião. Por exemplo, segundo o povo Sanema (faz parte do grupo ianomâmi de tribos que vivem na floresta amazônica): Peribo, a lua, comia as almas das crianças. Isto irritou Suharina, que atirou na barriga de Peribo com uma flecha. Seu sangue derramou sobre a terra, formando poças das quais os homens mortais surgiram.
Criacionismo bíblico: por meio da Bíblia a origem da vida é explicada. 
Gênesis 1:1: “No princípio criou Deus o céu e a terra.”
Criacionismo científico: busca-se por meio de bases científicas explicar a origem da vida. A explicação mais conhecida é a do Design Inteligente, onde um Ser inteligente projetou a vida na terra.
Evolucionismo
Segundo o modelo evolutivo, o universo apareceu há 15 bilhões de anos atrás quando houve uma explosão, gerando matéria orgânica. O primeiro ser vivo evolutivo foi uma ameba, e, por milhões de anos, os seres vivos passaram por mudanças lentas e progressivas, indo de seres inferiores para seres cada vez mais complexos. O maior representante deste pensamento é Charles Darwin, autor do livro “A Origem das Espécies”. Suas principais ideias são:
Seleção natural: consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição, ou seja, é a sobrevivência do “mais forte” ou “melhor adaptado” e a espécie que não se adapta ao meio ambiente, acaba por entrando em extinção.
Exemplos:
	 Tentilhões
	 Girafas
	
	
Mutação genética: Mutação é uma mudança no DNA, o material hereditário da vida. O DNA de um organismo afeta sua aparência, seu comportamento, ou seja, todos os aspectos de sua vida. Portanto, para a evolução, ocorrem mutações genéticas na natureza que ajudam a melhorar a espécie.
	Método Científico
	Passos do Método Científico
	É um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir um conceito científico.
	
 Observação Questionamento Hipóteses 
Experimentação Conclusão
Em resumo, para uma teoria ser considerada científica, ela deve ser observável na natureza e repetida em laboratório.
ERROS DA EVOLUÇÃO
- O livro “A origem das espécies”, Darwin por mais de 800 vezes repetiu a frase: “...podemos supor que...”. Isso significa que nem mesmo Darwin tinha certeza daquilo que estava escrevendo.
- Se para uma teoria ser científica o fenômeno estudo precisa ser observado na natureza, quem observou o mundo há 14 bilhões de anos atrás? Certamente que Darwin não! Tendo como exemplo os tentilhões, realmente houve uma mudança nos tipos de bicos entre os tentilhões, porém, nenhum tentilhão jamais se tornou outra espécie de animal. 
- A seleção natural é um processo seletivo e não um processo criativo. A seleção natural explica a sobrevivência dos mais aptos mas não a origem dos mais aptos. Assim, a seleção natural, na verdade, é um empecilho para haja uma evolução.
- Para o evolucionismo, uma mudança deve melhorar a espécie. Contudo, 
TODAS as mutações genéticas que ocorrem na 
natureza são negativas, ou seja, pioram a espécie.
- Problema dos fósseis: se a evolução de uma ameba, 
ao longo da história, deu-se de modo a resultar em 
seres mais complexos até chegarmos à vastidão 
infindável de organismos que temos hoje, então seria 
imprescindível que tenham existido milhares de formas 
de transição dos seres, passando de uma espécie até 
se tornarem outra, sucessivamente. 
Em mais de 150 anos de escavações em sítios 
arqueológicos por todo o mundo não se encontrou 
nenhum fóssil de um animal em transição!
Frases de cientistas:
- Temos que admitir que atualmente não existe nenhuma explicação darwiniana em torno da evolução de qualquer sistema bioquímico ou celular – apenas uma variedade de especulações esperançosas. (Harold, Franklin M. (Prof. Emérito de Bioquímica, Universidade do Estado do Colorado, EUA);
- O darwinismo não é ciência testável, mas sim um programa metafísico [religioso] de pesquisa. ( Karl Popper, Fontana, Collins, Glasgow, p. 151, 1976);
- “Do meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilha, a harmonia e a organização do universo só pode ter se efetuado conforme um plano de um ser todo-poderoso e onisciente”. (Sir Isaac Newton).
“Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis.” 
Romanos 1:20
Professor História: Heber Ferraz Torres

Outros materiais