Buscar

MATÉRIA AVD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Tabela
2) Explique como os elétrons conseguem sair do cátodo para o ânodo na ampola de raios x, no momento da obtenção dos raios x.
Resposta: Saem do cátodo em ângulo reto, produzem calor no ponto de incidência. São desviados de sua trajetória por um eletro-imã ou outra força motriz. No ponto onde incidem produzem nova energia.
3) Para marcar:
Na química da revelação o carbonato de sódio neutraliza a revelação, amolecimento das emulsões, facilitando a penetração.... a alcalinidade do meio. 
A radiografia é o registro de uma imagem pela radiação x... 
4) Marcar:
Esmalte, lamina dura, crista alveolar, dentina, osso alveolar de suporte, camara coronária, canal radicular e espaço periodontal.
5) Cite dois tipos de tecidos mais susceptíveis a radiação ionizantes e qual a razão.
Células basais da epiderme e células do tecido hematopoiético. 
A radiossensibilidade dos tecidos e das células é proporcional a sua capacidade de reprodução e inversamente proporcional ao seu grau de diferenciação. Quanto mais se reproduzem, mais sensíveis à radiação se tornam.
6) Quais os efeitos que podem ocorrer nas áreas localizadas? 
Células basais da epiderme - Radiodermite, ulcerações 
Células do tecido hematopoiético – leucemia devido a modificação estrutural
O Gray é a unidade de radiação absorvida pelas matérias. Cada matéria tem o seu Gray especifico e justifica como? As células podem ser degradadas por radiação excessiva.
1 RAD – 0,01 Gy.
Sim, pois o fóton atinge a célula. Modifica o equilíbrio celular 
7) Como se desencadeia os fenômenos que resulta da radiação x?
É uma forma de radiação eletro-magnética que emanam de um tubo onde se produziu o maior vácuo possível e pela qual passa uma corrente de alta tensão, sendo o resultado da parada dos raios catódicos.
8) Explicar miliamperagem e quilovoltagem e se eles podem ser regulados.
Miliamperagem – grau de escurecimento da imagem radiográfica. A densidade é diretamente proporcional à miliamperagem e ao tempo de exposição. 
Quilovoltagem – A quilovoltagem é chamada de “poder de penetração dos raios x”. É a graduação das diferenças de densidade nas varias áreas de uma radiografia
9) Quais os componentes do filme radiográfico?
Película – camada adesiva, base, camada protetora, emulsão. 
Embalagem – papel preto opaco, lâmina de chumbo e envelope plástico 
10) As soluções químicas para o processamento radiográfico são a fixador e revelador. Eles são constituídos de varias substancias químicas, todas com funções bem definidas. Responda (revelador e fixador): quais seus PH, substancia responsável pelo PH de ambas as soluções, principal função das soluções com relação aos cristais halogenados de prata.
Revelador – Atua preferencialmente nos sais de prata que foram sensibilizados pelos raios x transformando-o em prata metálica negra. PH ALCALINO. Carbonato de sódio (mantém o meio alcalino, promove o amolecimento da gelatina da emulsão.
Fixador – dissolve os sais de prata que não foram sensibilizados pelos raios x, PH ÁCIDO. Acido acético – neutraliza a ação alcalina do revelador que foi transportada pela gelatina do filme
11)Como é realizada a eliminação do revelador e fixador já usados por um cirurgião – dentista consciente de sua responsabilidade com a preservação do meio ambiente?
A eliminação é feita através de armazenamento em galões próprios e identificados e recolhido por empresas especializadas por descarte desse produto. O Fixador por ter PH acido preciso diluir em cloro e agua para neutralizar o ph e depois ser descartado

Outros materiais