Buscar

Os direitos humanos no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os direitos humanos no Brasil, como o   princípio da cidadania, da dignidade da pessoa humana, dos valores sociais do trabalho; o direito à vida, à privacidade, à igualdade, à liberdade, dentre outros, são intitulados como direitos fundamentais  e são garantidos pela seguinte constituição brasileira desde a:
		
	
	Resposta Correta:
	Constituição de 1988
Para Foucault, é possível examinar regimes de poder através da desconstrução histórica de sistemas ou regimes como geradores de opiniões, significados e como possamos ver como e por que algumas categorias do pensamento e linhas de argumentação se tornam geralmente verdades enquanto outras maneiras de pensar, ser e agir são marginalizadas.
Sobre o pensamento e os estudos de Foucault podemos afirmar que:
O elemento fundamental utilizado para a indução ou subordinação do outro, segundo Foucault é o discurso.
Um fato brasileiro que nos chama a atenção é a transição de um governo militar para um modelo democrático de governo. Nesse processo, chama a atenção a participação da população da época, que se encontrava num momento de reivindicações políticas, sociais e democráticas. Esse fenômeno no país foi reflexo de uma mudança generalizada na América do Sul: a desmilitarização política. Esse processo ficou conhecido como:
Movimento das "Diretas Já", entre 1983 e 1984
4- Segundo Foucault, toda relação traz em si, elementos de manutenção para a perpetuação do indivíduo sobre a manipulação da vontade do outro. Obrigando ou conduzindo os indivíduos para que executem ações sem contestá-las. Pode-se afirmar que o elemento fundamental utilizado para a indução ou subordinação do outro, segundo Foucault é:
 
O discurso
5- Para Foucalt, a construção do sujeito dócil, útil e submisso à ordem estabelecida é possível apenas por meio de processos “disciplinadores”, nos quais o corpo e a mente do sujeito são moldados de acordo com o que se pede no meio social. Para entender esse fenômeno, Foucault voltou-se para a observação de instituições disciplinadoras, como a escola e os quartéis, onde os indivíduos que ali permanecem vivem sob o controle da instituição.
Podemos concluir que, para Foucault, controle social é:
Um conjunto entre formas externas e internas de intervenção no comportamento do sujeito desviante
6-Leia a afirmação abaixo:
Podemos afirmar que historicamente, diversas sociedades ou grupos de etnias foram “obrigadas” a mudarem seus costumes, valores, línguas, e, em geral, aderiram a novos estilos de vida.
 
A afirmação refere-se a ideia de:
Cultura de Assimilação
7- Segundo o autor Lévinas, apenas podemos dizer do eu na perspectiva do outro, enquanto nos responsabilizamos pela sua existência. Dessa forma, podemos considerar:
Que apenas na responsabilidade pelo outro iniciamos a existência.
8- Por sociedades plurais entende- se a presença, numa mesma sociedade, de culturas diferenciadas e a existência de identidades nacionais, étnicas, religiosas ou raciais distintas. A lógica das sociedades plurais prende-se com determinados aspectos: a anterioridade, (o caso dos índios da América, por exemplo), a importação (fenômeno da imigração, a reprodução social e cultural (o caso das minorias regionais ou das etnias diferentes) e a própria produção social. Nesse sentido, podemos afirmar que:
As sociedades plurais são a prova da existência de culturas distintas no mesmo local, sem que exista assimilação.
9- A democracia no Brasil é ainda jovem. Sua constituição deve ser empreendida em todas as frentes da sociedade, seja ela civil ou não. A democracia é hoje o modelo político que melhor representa os interesses de uma sociedade em desenvolvimento, ressaltando os valores e direitos de cada cidadão. Contudo, a democracia ainda é um desejo e não se efetivou de fato.
Assim, podemos afirmar que o problema da não efetivação da democracia no Brasil deve-se, sobretudo, à/ao:
10-Falta de conscientização e conhecimento popular sobre os seus direitos e deveres
	Em relação ao conceito de Multiculturalismo e as sociedades plurais leia as alternativas abaixo e assinale a afirmativaINCORRETA:
		
O multiculturalismo só é possível em sociedades desenvolvidas, pois ele não está ligado a esta característica dos povos.

Outros materiais