Buscar

controle interno e externo da administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 3/5 - Controle Interno e Externo da Administração Pública
É necessário não confundir a provisão de bens públicos com a produção de bens públicos. A provisão diz respeito a necessidade de o governo providenciar, regular ou dispor de bens e serviços públicos à sociedade, mas isso não implica que a produção deve ser feita diretamente pelo Estado ou por meio da estrutura estatal. (CORBARI, Ely C. MACEDO, Joel de J. Controle Interno e Externo na Administração Pública. Curitiba: InterSaberes, 2012)
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e nas leituras realizadas, assinale a alternativa correta relativa à provisão de bens públicos:
	
	D
	Consiste na decisão político-administrativa sobre o que produzir, quanto produzir e com que recursos produzir.
Questão 5/5 - Controle Interno e Externo da Administração Pública
... De uma perspectiva histórica, verifica-se que a administração pública evoluiu através de três modelos básicos que se sucederam no tempo, sem, contudo, serem completamente suplantados: a administração pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial ... O primeiro modelo implementado na administração pública brasileira foi a patrimonialista ... surge na segunda metade do século XIX, a administração pública burocrática.... na segunda metade do século XX , principalmente após a promulgação da Constituição Federal de 1988, temos a administração pública gerencial.
(CORBARI, Ely C. MACEDO, Joel de J. Curitiba: InterSaberes, 2012, pág. 34, 35, 36)
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, no que diz respeito a administração pública gerencial analise as proposições abaixo com V (Verdadeiro) ou F (Falso):
(V ) denominada empreendedora
( V) preocupa-se com a eficiência do Estado
( V) busca o gerenciamento dos custos e qualidade dos serviços públicos
( V) reduz custos, torna mais eficiente a administração de bens/serviços públicos
Após a análise das proposições, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V, V, V, V
questão 1/5 - Controle Interno e Externo da Administração Pública
Os princípios norteadores do controle, interno e externo, são os princípios constitucionais contidos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Esses são os princípios basilares no Estado Democrático de Direito e aos quais a administração pública deve se sujeitar. (CORBARI, Ely C. MACEDO, Joel de J. Controle Interno e Externo na Administração Pública. Curitiba: InterSaberes, 2012)
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, assinale a alternativa correta que apresenta definição do princípio da moralidade:
	
	A
	Além da legalidade, o agente público deve agir com ética e honestidade.
Questão 4/5 - Controle Interno e Externo da Administração Pública
O artigo 70 da Constituição Federal coloca lado a lado o controle interno e externo com a função recíproca de realizar as fiscalizações contábil, financeira, operacional e patrimonial sob o âmbito da legalidade, legitimidade e da economicidade.(CORBARI, Ely C. MACEDO, Joel de J. Controle Interno e Externo na Administração Pública. Curitiba: InterSaberes, 2012)
Considerando o texto acima, por mais que o art. 70 apresente esta previsão, os controles localizados internamente e externamente possuem características distintas, então de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, no que diz respeito às características do controle interno e externo analise as proposições abaixo com V (Verdadeiro) ou F (Falso):
( V ) o controle interno ocorre por meio de atividades contínuas.
( V ) o controle externo ocorre por meio de inspeções e auditorias realizadas de forma pontual.
( V ) o controle interno abrange todas as atividades  da organização.
(  F) o controle externo abrange todas as atividades internas e externas.
	
	D
	V, V, V, F
Questão 3/5 - Controle Interno e Externo da Administração Pública
A metodologia de controle interno apregoada pelo Coso e pela Intosai supõe que, para garantir que os objetivos estratégicos, operacionais, de comunicação e de conformidade sejam alcançados, eles asseguram à sociedade que os recursos públicos estão sendo bem empregados.
(in CORBARI, Ely C. MACEDO, Joel de J.  Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 77).
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, esta metodologia apregoada pelo Coso e pela Intosai assegura que a sociedade tenha garantia de que os objetivos estratégicos da administração pública estão sendo atingidos, entre outras.
Analise se as asserções a seguir contemplam garantias para a sociedade relativas a esta metodologia de controle interno apregoada pelo Coso e pela Intosai, com (V) para verdadeiro ou com (F) para falso:
I - A sociedade terá garantia de que os recursos empregados nas ações públicas estão sendo geridos com eficiência e eficácia.
II- A sociedade terá garantia de que a administração pública está obedecendo às leis e aos regulamentos.
III- A sociedade terá garantia de que as informações disponibilizadas serão íntegras, porém não tempestivas.
IV- A sociedade terá garantia e que as informações disponibilizadas à sociedade são íntegras e tempestivas
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	C
	V – V – F - V
Questão 4/5 - Controle Interno e Externo da Administração Pública
Com edição de legislação pertinente, o controle ficou acentuado, principalmente quando são estabelecidos os limites prudenciais, a exigência do equilíbrio financeiro e outras regras que restringem os gestores a novas ações sem que se encontre uma alternativa compensatória a fim de garantir o equilíbrio das contas públicas. (CORBARI, Ely C.de J. MACEDO. Curitiba: Intersaberes, 2012, pág. 94)
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e nas leituras realizadas, assinale a alternativa correta que apresenta a legislação que acentuou o controle interno governamental.
	
	E
	Lei de Responsabilidade Fiscal
Questão 5/5 - Controle Interno e Externo da 
Administração Pública
Controle interno, ao contrário do que muitos acreditam, não é sinônimo de auditoria interna. A auditoria interna é uma atividade administrativa que mede e avalia a eficiência de outros controles, entre eles o controle interno. (CORBARI, Ely C.de J. MACEDO. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 100)
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e nas leituras realizadas, assinale a alternativa correta que apresenta a definição relativa à auditoria interna.
	
	B
	É uma atividade de avaliação independente, dentro da organização;
_1574496583.unknown
_1574496613.unknown

Outros materiais