Buscar

Estudos Disciplinares IV - TG - UNIP

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Polo 
Guarulhos
2017
Trabalho em Grupo (TG)
	Disciplina: Estudos Disciplinares – Literaturas de Língua Espanhola
	TG
	Professor: Adilson Silva Oliveira
En 1554 se imprimió en Burgos, en Alcalá de Henares y en Amberes, un libro con el título de Vida de Lazarillo de Tormes y de sus fortunas y adversidades. Debido a su gran popularidad, el libro se hizo famoso fuera de España y fue traduzido a varias lenguas europeas como el inglês y el italiano. 
 
	 
Levando essas informações em consideração discuta as características do herói, do pícaro em El Lazarillo de Tormes. 
	
Lazarillo de Tormes. 
 Amberes, 1554 
Lazarillo de Tormes y de sus fortunas y adversidades 
Lazarillo de Tormes, originalmente intitulada La vida de Lazarillo de Tormes y de sus fortunas y adversidades é um romance espanhol , escrito em primeira pessoa com edição conhecida mais antiga data de 1554. 
A obra relata de um modo autobiográfico a vida de Lázaro de Tormes, no século XVI, do seu nascimento com um infância miserável até o seu matrimônio, na idade adulta.
É considerada precursora da novela picaresca por elementos como o realismo, narrado em primeira pessoa e a ideologia moralizante e pessimista.
O protagonista, el pícaro, um equivalente ao termo malandro, provem de uma classe social baixa. O pícaro é aquele sujeito esperto, que usa todas as artimanhas para se dar bem na vida.  É materialista, primitivo, desleal, manifestando afeição para a fraude e a vadiagem
Lazarillo de Tormes é um rascunho irônico e impiedoso da sociedade do momento, da qual mostra os seus vícios e atitudes hipócritas, sobretudo as dos clérigos e religiosos.
 	A  temática do Lazarillo de Tormes é moral: uma crítica amarga do falso senso da honra e da hipocrisia.
O pícaro vivia de expedientes, transitando entre as várias classes sociais, das quais trazia seu sustento, enganando por armadilha, fazendo-se de vítima, um sofredor, um perdedor e em outras partes adquire o papel de bobo, comportando-se de modo cômico, ridículo, inoportuno e indelicado.
Referências Bibliográficas
La vida de Lazarillo de Tormes y de sus fortunas y adversidades
Disponível em: http://ciudadseva.com/texto/la-vida-de-lazarillo-de-tormes/
Acesso em: 14/11/2017
Literatura espanhola: Lazarillo de Tormes, um romance picaresco ... 
Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/espanhol/literatura-espanhola-lazarillo-de-tormes-um-romance-picaresco.htm?cmpid=copiaecola 
Acesso em: 14/11/2017

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes