Buscar

noticia (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
APLICATIVO BRASILEIRO PARA INCLUSÃO SOCIAL DE SURDOS É ELEITO MELHOR DO MUNDO E ESTÁ COLABORANDO COM MUITOS PROFESSORES BRASILEIROS.
Por: Francieli Strehlow Fragoso RU: 1918081
Polo: Uninter Rio Negro PR
Data 04/09/2017
Hand Talk
Hugo é o personagem intérprete do aplicativo
Foto: Reprodução
Democratizar o espaço da escola, bem como, os avanços tecnológicos ali existentes, é um grande desafio aos educadores, está é uma tarefa que exige ação política, formação continuada aos docentes, compromisso, responsabilidade, e acima de tudo, inovar os métodos de ensino, e usar estas tão complexas tecnologias a favor da educação. A questão entre escola e tecnologia é bastante contraditória porém se faz necessária, principalmente quando se trata de inclusão social.
Foi o que fez a professora Maria, ela é pedagoga em uma escola municipal, de Itaiopolis SC. Na escola tem um aluno com deficiência auditiva, o aluno tinha muita dificuldade de se socializar com os demais colegas o entendimento entre eles e até mesmo dele para com os professores, era muito mecânico, A pedagoga, vendo que o aluno estava sentindo muita dificuldade de compreender os conteúdos e também de se relacionar com os demais alunos de sua sala, foi em busca de um aplicativo que ajudasse a comunicação entre surdos e ouvintes.
 Foi então que ela descobriu o aplicativo Hand Talk, que tem como finalidade facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes, através do Hugo um intérprete virtual. Maria, conversou com várias pessoas, pesquisou nos mais diversos meios de comunicação, trocou ideias com alunos e professores da unidade escolar a fim de usar este programa em sala de aula em todas as disciplinas o que segundo a pedagoga teve uma ótima aceitação, afinal o programa está facilitando e muito a comunicação entre surdos e ouvintes e o melhor é que o aplicativo Hand Talk é gratuito, e está ajudando muito a relação social entre ambos.
O aplicativo Hand Talk é móvel foi criado por um grupo de estudantes de Alagoas, Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz desenvolveram o Hand Talk, um aplicativo para smartphone de uma grande eficiência. Você clica e Hugo, um boneco muito simpático, surge na tela e traduz instantaneamente para LIBRAS qualquer coisa que você fale, fotografe ou escreva para ele. Simples assim, a ideia surgiu na época de faculdade e ficou engavetada por muitos anos. Em 2012, resolveram colocá-la em prática e de lá pra cá o projeto foi ganhando cada vez mais corpo e espaço na mídia nacional e internacional. Pela criação do aplicativo os alagoanos receberam em 2013 o prêmio de melhor aplicativo social do mundo pela ONU (Organização das nações unidas).
O Hand Talk é um software que traduz o português oral e escrito para Libras (Língua Brasileira de Sinais) de modo on-line, o software é gratuito e favorece a inclusão de surdos em práticas sociais e em atividades antes inacessíveis. O funcionamento do app é simples: O usuário digita até 140 caracteres ou fala algo no microfone do celular. Hugo, personagem símbolo do aplicativo reformula o recado na língua de sinais.
Diante de um aplicativo tão bem desenvolvido a pedagoga Maria, sugeriu para a direção que todos os alunos que possuíam celulares, baixassem o aplicativo e levassem o celular todos os dias para a escola como uma ferramenta a mais para a aprendizagem, o aplicativo está sendo utilizado por todos os professores e em todas as disciplinas na escola, onde os mesmos, informam os conteúdos e as explicações ao aluno com surdez e ele assimila com muita facilidade.
 Os alunos que estão utilizando o programa na escola têm entre 10 e 12 anos e abraçaram com muito carinho a ideia da pedagoga de facilitar a comunicação entre todos da unidade escolar em um processo de inclusão e igualdade para todos.
Através do uso do Hand Talk, a professora relatou que houve um maior desempenho do aluno surdo em todas as disciplinas, pois o programa auxiliou muito na compreensão dos conteúdos e na socialização dele para com os outros colegas ouvintes, sem dúvidas é possível observar inúmeras vantagens, pois facilita a compreensão entre alunos surdos e ouvintes, e também faz com que os alunos ouvintes aprendam a Língua Brasileira de Sinais. 
Porém como qualquer outro aplicativo o Hand Talk tem suas desvantagens, a tecnologia mudou radicalmente a forma de viver de grande parte da humanidade, mas não dá para deixar de lado a questão de que muitos ainda não usufruem de recursos básicos para sobrevivência, e assim sendo alguns alunos que não possuem celular não podem ter acesso a esse programa, o que dificulta a comunicação com o aluno surdo onde ambos acabam prejudicados e a Inclusão acaba não abrangendo o todo; ´´Na realidade precisamos acompanhar este avanço digital de mãos dadas com a Educação pois somente desta forma será possível construir muitas outras histórias com finais feliz, eu me sinto orgulhosa em saber, que fiz pouco mas o pouco que fiz integrou e enriqueceu nosso ambiente escolar, nosso aluno incluso, hoje é uma das crianças mais felizes da escola, por poder compreender e ser compreendido com facilidade pelos demais colegas.`` Palavras da professora Maria.

Outros materiais