Buscar

CUMPRIMENTO DA OBRIGACAO DE FORMA INDIRETA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO DE FORMA INDIRETA (“forma oblìíqua”).
Pagamentos indiretos, os especiais, são formas alternativas de se adimplir a obrigação sem o cumprimento da prestação nos moldes pactuados entre as partes, ou previstos na lei. São meios conducentes a exoneração do devedor que, embora não sendo pagamento extingue a obrigação. 
	São eles:
Pagamento por consignação (art. 334/345):
	- Consiste no depósito da prestação nos casos listados no art. 335 CC e na forma prescrita nos artigos 539 a 549 do CPC, sendo possível a todas as prestações. Em se tratando de dinheiro, é possível proceder a consignação extrajudicial, desde que seja feita em banco oficial, no lugar do pagamento, em conta de DCM (Depósito de Correção Monetária) e observando-se todas as formalidades do art. 539 CPC.
 Pagamento com sub-rogação:
	- Ocorre mediante a substituição dos sujeitos ou da prestação na relação obrigacional. Pode ser sub-rogação objetiva e sub-rogação subjetiva.
Sub-rogação objetiva: refere-se à sub-rogação da prestação.
Sub-rogação subjetiva: refere-se à substituição de um dos sujeitos, que poderá ser por delegação (com o consentimento do devedor) ou por expromissão (sem consentimento do devedor). Não se trata de pura substituição, mas de um terceiro assumir todos os direitos, obrigações e ações pertinentes àquele a que vai substituir. 
 Imputação do pagamento:
- Ocorre quando entre as partes houver mais de um débito de mesma natureza todos vencidos de modo que é facultado ao devedor indicar objetivamente a qual deles oferece o pagamento e pretende quitação. Se o devedor não fizer a imputação será obrigado a aceitar a que for feita pelo credor. Se nenhum deles fizerem a indicação ocorrerá automaticamente da seguinte forma. Se o devedor não fizer a imputação será obrigado a aceitar a que for feita pelo credor. Se nenhum deles fizerem indicação ocorrerá automaticamente da seguinte forma:
Das dividas mais antigas para as mais recentes.
Primeiro nos juros depois no capital, se a prestação for dinheiro.
Se todos tiverem o mesmo vencimento a imputação parte da de maior valor.
Dação em pagamento: 
	- Na impossibilidade ou desinteresse do devedor entregar a prestação originária poderá consultar ao credor se aceita outra prestação em cumprimento da obrigação; se aceitar será considerado pagamento e entre as partes vigorará relação de compra e venda. 
Novação:
	- Ocorre quando as partes, na vigência de uma relação obrigacional resolverem, em inequívoco “animus novandi” criar nova obrigação com fundamento na anterior, mudando as regras de adimplemento ou até substituindo as partes. É imprescindível a intenção de novar, sem a qual ocorre apenas confirmação da obrigação anterior. 
Compensação:
	- Se credor e devedor forem reciprocamente obrigados em relação de crédito e débito, as respectivas dividas são quitadas, em encontro de contas, até onde se compensarem. Não se pode proceder a compensação entre dívida comum e dívida fiscal ou tributária; também há os impedimentos previstos no artigo 373 CC.
Confusão:
	- Quando na mesma pessoa se acumularem as situações de credor e devedor ao mesmo tempo.
Remissão:
	- É o perdão da dívida por parte do credor.

Outros materiais