Buscar

RESUMO PLANEJAMENTO E GESTÃO SOCIAL

Prévia do material em texto

RESUMO PLANEJAMENTO E GESTÃO SOCIAL - OBJETIVAS
1) Preencha a lacuna com uma das alternativas abaixo com a metodologia estabelecida o desafio seguinte é comprovar os resultados mensurados. Tais resultados para tanto faz-se necessário o desenvolvimento.
E) Indicadores
2) Relacionando com a Reforma Administrativo do Estado brasileiro, qual nível de governo está relacionado com o setor onde o Estado atua simultaneamente com outras organizações públicas não estatais privadas?
D) Serviços não exclusivos
3) Como se chama a pratica econômica de trabalhadores como donos das ferramentas e equipamentos de produção?
E) Autogestão.
4) A administração pública é importante no cenário empresarial porque favorece a economia e faz com que as crises sejam administradas da melhor maneira. Das alternativas a seguir, qual delas é aplicada quando existe a preocupação com eficácia - em atingir objetivos- e com a eficiência- no bom uso dos recursos?
C) Administração pública gerencial
5) Complete a lacuna com uma das alternativas abaixo
O ______________ que se tornou alvo da atenção de muitas medidas que uma empresa poderá tomar para enfrentar problemas e aprovações:
C) Planejamento estratégico
6) Qual teoria apresenta- se como um desdobramento de outras teorias e que suas origens necessidade de visualizar a organização como uma unidade social grande e complexa, na qual interagem grupos sociais que compartilham alguns dos objetivos de organização? ³
D) Teoria estruturalista
7) Qual tipo de administração precisa atuar levando em consideração a busca incessante pela ampliação de mercado, há a oferta de diferentes tipos de produtos e também os conflitos entre as classes sociais baseados no anseio por ascensão social?
D) Administração Privada
8) O controle efetivo de gasto público exige democracia, participação social ativa e eficiência dos gestores públicos, o que deve estar concebido em nossa sociedade. Nesse sentido, qual é o termo tido como importância ao se considerar a participação social e que também, é definido como sinônimo de responsabilidade objetiva? 
B) Accountability
9) Das alternativas abaixo qual representa uma dimensão que permite auferir e avaliar a eficiência das atividades econômicas mercantis:
A) Lucro
10) As mudanças organizacionais iniciam - se a partir de forças externas à empresa ou de alguns de seus setores. Essas forças são denominadas exógenas ou endógenas, respectivamente. Das alternativas abaixo, qual dela não corresponde a uma das características das forças exógenas. 
E) Representam um equilíbrio já perturbado dentro de um ou mais setores da organização
11) A definição de sua meta ou seja sua missão e objetivos a razão de sua existência incluindo neste aspecto os valores e a filosofia que a norteiam e a diferenciam das demais está relacionada com qual etapa da administração estratégica das empresas?
E) Diretriz organizacional
12) Uma das características da Teoria Clássica era apontar a divisão das funções dentro da organização. Das alternativas a seguir, qual não corresponde ás funções administrativas?
E) Produzir
13) Como são denominadas as unidades sociais ou agrupamentos humanos constituídos para atingir objetivos específicos? 
C) Organizações
14) A forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa como todos aqueles com os quais se relaciona e pelo estabelecimento de mais empresas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade está relacionada como? 
E) Responsabilidade social
15) De acordo com os preceitos sociológicos de Max Weber, a burocracia toma as ações mais objetivas, pois é inflexível e foi estabelecida para oferecer eficiência no trabalho realizado do setor público. Das alternativas a seguir, qual delas não corresponde a uma das características da burocracia?
A) Apresenta características predominantes do período feudal
16) A teoria Clássica iniciou-se na França em 1918, e seu objetivo principal era o mesmo da Teoria da Administração Cientifica, ou seja, a busca da eficiência das organizações. Qual e o nome do fundador da Teoria Clássica?
D) Henry Fayol.
17) Para que o Estado possa revigorar o desenvolvimento nos países emergentes. Faz-se necessário um Estado que seja realmente eficaz, ajustado a sua capacidade e com instituições fortes. Visando ao ajuste do Estado para as condições acima expostas, como é denominado o fenômeno social presente nas organizações públicas e privadas e que pode ser uma ameaça potencial de desprestígios das instituições devendo por isso ser combatido?
D) Corrupção
18) Das alternativas a seguir, qual delas não correspondem aos instrumentos legais para controle financeiro orçamentário?
E) Plano diretor de reforma de aparelho do estado.
19) Qual foi a teoria que desenvolveu na Administração, por volta de 1940, principalmente em função da fragilidade e da parcialidade das teorias que eram adotadas no período, principalmente por serem contraditórias entre si?
B) Teoria da burocracia
20) O Criador da Administração Cientifica, observou alguns problemas nas operações fabris, visíveis em algumas empresas até hoje. Àquela época, não havia uma noção clara na área de administração sobre a divisão de responsabilidades do trabalhador e não havia incentivos para que ele melhorasse seu desempenho.
Para resolver esses e outros problemas, foi desenvolvido um sistema de administração de tarefas e de administração científica. Como ficou conhecido esse sistema?
C) Taylorismo
21) O fato de o trabalho feito por meio da arte levar a proposição de valor e a missão dos empreendimentos sociais ao público além do beneficiário direto de sua ação se relaciona com qual das alternativas a seguir:
C) Audiência ampliada
22) Em decorrência das novas demandas e da maior pressão por transparência nos negócios, as empresas sentiram-se forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações. Assim, quando afirmamos que as empresas devem estabelecer um diálogo mais participativo com o seu público interno e externo, estamos nos referindo a qual características próprias da responsabilidade social corporativa
B) Ser plural
23) No modelo gerencial adotado pelo Brasil, o controle dos recursos públicos é uma questão fundamental tanto para o sucesso de reforma gerencial como, inclusive, para a necessária transformação da Administração pública brasileira.
Nesse sentido, qual orientação básica de reforma gerencial percebe a mudança de foco do controle dos procedimentos para o controle de resultados:
A) Orientação técnica
24) Para conseguir superar os desafios gerenciais e assim garantir o cumprimento dos objetivos da instituição os gestores das organizações do terceiro setor devem ser capazes de incorporar novos modelos de gestão adaptando-os as particularidades presentes em suas organizações seguindo esse raciocínio assinale a alternativa que não corresponde a um dos resultados que se pode esperar desse processo:
E) Trabalhos individualizados e centralizados
25) Em 1929, ocorreu a quebra da bolsa de valores de Nova York e na busca pelas causas dessa profunda crise todas as verdades até então aceitas foram contestadas. Nesse cenário as ideias de uma nova proposta de administração trouxeram outra perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes. Como foi denominado o conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão
B) Escola das Relações Humanas
26) Qual lei amplia os instrumentos jurídicos que garantem o controle e a função administrativa do Estado?
A) Lei de Diretrizes Orçamentárias
27) Como é denominado o setor formado por organizações que não fazem parte da administração direta ou indireta, já que não são empresas paraestatais, mas sim organizações privadas que prestam serviços privados de caráter ou de interesse público.
B) Terceiro Setor
QUESTÕES DISCURSIVAS - PLANEJAMENTO E GESTÃO SOCIAL
1) (TEXTO) Nesse sentido explique quais são os objetivos das instituições quedever participativo:
O planejamento participativo foi desenvolvido com a finalidade de planejar soluções para as situações problemas encontradas, e ter participações de membros superiores.
2) Escreva sobre as causas que justificam o crescimento recente do planejamento estratégico:
Dentre as causas mais importantes do crescimento recente do Planejamento Estratégico, pode-se citar que os ambientes de praticamente todas as empresas mudam com surpreendente rapidez, essas mudanças ocorrem nos ambientes econômico, social, tecnológico e político.
3) Esclareça quais eram as funções administrativas previstas no paradigma da administração cientifica que fundamenta a escola clássica iniciada por Fayol e Taylor.
As funções administrativas eram: Planejar, comandar, controlar, organizar e coordenar
4) De acordo com Di Pietro (1998) existe instrumentos jurídicos que garantem a função administrativa do Estado. Nesse sentido, escreva sobre controle administrativo:
É exercido por órgão administrativo e é o poder de fiscalização e correção que a administração pública exerce sobre seus próprios atos.
5) De acordo com os preceitos sociológicos de Max Weber, a burocracia torna as ações mais objetivas, pois é inflexível e foi estabelecida para oferecer eficiência no trabalho realizado no setor público. 
Escreva sobre as principais características da burocracias.
São a divisão de trabalho, racionalidade, regras e padrões, compromisso profissional, registros escritos, impessoalidade.
6) A atual política de economia globalizada gerou um crescimento econômico com muitos desequilíbrios econômicos, sociais e políticos. Dentre os fatores econômicos, pode-se dizer que nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo. Em contrapartida, é notório o crescente aumento da degradação ambiental, da miséria humana e também da poluição (CAVALCANTI, 1995).
Nesse sentido, escreva sobre os aspectos prioritários que devem ser entendido como metas do desenvolvimento sustentável.
O Desenvolvimento sustentável (DS) é necessário para buscar a conciliação entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental como meta de se chegar ao fim da pobreza do mundo.
7) Em 1929, ocorreu a quebra da bolsa de valores de Nova York, na busca pelas causas dessa profunda crise, todas as verdades até então aceitas foram contestadas, Nesse cenário, as ideias de uma nova proposta de Administração trouxeram outra perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes.
Escreva sobre as principais características do modelo adotado pelas teorias administrativas e que ganharam força com a Grande Depressão.
As principais caraterísticas desse modelo são:
• O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico;
• O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica;
• Todos os homens possuem necessidade de segurança, afeto, aprovação social, prestígio e autorrealização.
8) Escreva sobre a importância do tipo de administração que precisa atuar levando em consideração a busca incessante pela ampliação de mercado e oferta de diferentes tipos de produtos e também os conflitos entre as classes sociais baseados no anseio por ascensão social.
A administração privada era importante no cenário empresarial porque cada pessoa passa a conquistar benefícios individuais, o que possibilita o aumento da renda per capita.
9) Para Weber, a administração privada era importante no cenário empresarial porque cada pessoa passa a conquistar benefícios individuais, o que possibilita o aumento da renda per capita. Além disso, ela ainda é importante porque prioriza a satisfação do cliente e isso resulta em competitividade. A partir disso, escreva sobre as principais características da administração privada.
Para Max Weber, a administração privada pode oferecer o melhor serviço para alcançar a satisfação do cliente e tornar-se competitiva, assim, a administração privada possui diferentes meios para melhor atender aos clientes, busca sobreviver, quando bem administrada; busca ser mais bem-vista perante a sociedade e as organizações funcionam em ambiente competitivo, e este inclui os concorrentes atuais.
10) O criador da Administração Científica, Taylor, observou alguns problemas nas operações fabris, visíveis em algumas empresas até hoje. Aquela época, não havia uma noção clara na área de Administração sobre a divisão de responsabilidades do trabalhador e nem incentivos para que melhorasse seu desempenho. Para resolver esses e outros problemas, foi desenvolvido um sistema de administração de tarefas e administração cientifica.
Escreva sobro os principais aspectos tratados por Taylor nessa fase da Administração:
Pagamentos por dia ou por peça produzida, divisão de tarefa e tempos- padrões, relação informal entre trabalhador e patrão para garantir um ambiente cordial, A padronização de produção a fim de evitar desperdício e assim elevar a produção e lucros e pessoas mais qualificadas para exercer suas funções de forma mais eficiente.
11) Escreva sobre a teoria que se apresenta como um desdobramento de outras teorias e cujas origens tem base na necessidade de visualizar a organização como uma unidade social grande e complexa na qual interagem grupos sociais que compartilham alguns dos objetivos da organização.
 As origens da teoria estruturalista têm bases na necessidade de visualizar a organização como uma unidade social grande e complexa na qual interagem grupos sociais que compartilham alguns dos objetivos da organização. Desse modo, existe uma relação entre a teoria estruturalista e a teoria das relações humanas.
12) Quais são os instrumentos legais para o controle financeiro e orçamentário da administração pública.
Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual - LOA.
13 Descreva o significado de “cultura organizacional”.
Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Quanto mais você entender a cultura da sua empresa, maior a chance de sobrevivência no mercado.
14) Na análise das orientações do modelo gerencial, é possível perceber a existência de várias pressuposições do ambiente. Se elas estivessem compatíveis com a realidade brasileira surtiriam os efeitos desejados.
Nesse sentido quais são as orientações apresentadas pelo modelo gerencial?
Orientação técnica, orientação econômica e orientação política
 
15) De que forma a teoria estruturalista apresenta as organizações?
A teoria estruturalista apresenta as organizações por sua estrutura interna e interação com outras organizações.

Outros materiais