Buscar

Avaliação AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0359_AV_201701018292 » FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR
	
	 1a Questão (Ref.: 201701144631)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na disciplina Currículo, Juventude e Educação de Jovens e Adultos destacamos a importância do reconhecimento da diversidade e da alteridade na pratica educativa, tendo como perspectiva a aproximação da realidade dos educandos e a construção coletiva e horizontal de saberes e conhecimentos. Apresente estratégias didáticas que corroboram para essa concepção politico-pedagógica:
		
	
Resposta: O grupo formado pelo Eja geralmente são pessoas com muitas diversidades, culturais. O processor em sala deve alem de pontuar a materia, dar valor as experiencia destes individuos, pois, possuem uma grand bagagem de vida. Neste principio os todos aprendem.
	
Gabarito: A educação intercultural, cuja perspectiva não pretende romper com a pedagogia crítica, mas sim atualizá-la a partir do atual cenário de mudanças e transformações na sociedade, contribui para o enfrentamento das questões que a diferença deflagra no cotidiano pedagógico. Diante de tanta diversidade, a prática educativa, ao contrário de massificar sua ação pedagógica negando a identidade e alteridade do aluno adulto. Romper com práticas pedagógicas, direcionadas a jovens e adultos, ainda resistam à perspectiva intercultural e primem por uma lógica de hierarquização de saberes e conhecimento, distanciando a ação educativa do plural e rico universo de culturas e experiências desses alunos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701874375)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dos escritos de Paulo Freire, um livro vem sendo identificado como a obra mais importante do educador pernambucano. Desenvolvida em 1968 durante seu exílio no Chile, passou a influenciar não somente educadores, pensadores, intelectuais e revolucionários latino-americanos como também, africanos, europeus e estadunidenses. De que livro estamos falando?
		
	
Resposta: A PATRIA ACADEMICA
	
Gabarito: O livro "Pedagogia do Oprimido".
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701825561)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Educação de Jovens e Adultos no cenário brasileiro possui grande influência do pensamento de Paulo Freire. Sua pedagogia levanta ideias relevantes para a área, dentre as quais, a de que a alfabetização e a educação de adultos devem ocorrer :
		
	
	de maneira coerente com os universos culturais dos educadores para que possam ser eficientes e conscientizadoras.
	 
	a partir do trabalho com temas e palavras geradoras, extraídos de suas histórias de vida, de modo a promover a consciência crítica em relação ao mundo.
	
	a fim de permitir que esses sujeitos estudem de forma autônoma e libertadora, prescindindo da presença do educador.
	
	a partir de conteúdos socialmente valorizados, de modo a promover o acesso dos o oprimidos às culturas hegemônicas.
	
	a partir dos métodos herbartianos, de modo que esses sujeitos dominem os códigos linguísticos de forma emancipatória.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701734579)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os anos de 1940 e 1950 podem ser apresentados como o momento específico onde a EJA começa a se considerada como uma necessidade da sociedade tendo significado tanto no cenário internacional e como nacional.  O contexto econômico e político que o país atravessava naquele momento explicava a força que as campanhas de EJA passaram a ter. Portanto nas proposições abaixo identifique nesse momento histórico os determinantes políticos e pedagógicos que marcaram a necessidade da educação de Jovens e Adultos. Assinale a proposição correta
I.      a formação de uma mão-de-obra mais qualificada para a então emergente   indústria nacional.
II.    com a redemocratização do país (fim do Estado Novo), havia a necessidade de ampliação das bases eleitorais dos partidos políticos (analfabetos não votavam);
III.  o intenso êxodo rural acarretava a necessidade de integração dos migrantes aos centros urbanos;
IV. o início de uma política oficial de EJA, nesse período, como um fenômeno não vinculado diretamente às necessidades daquele momento;
		
	 
	estão corretas I, II e III
	
	estão corretas I, II e IV
	
	Todas estão corretas
	
	estão corretas III e IV
	
	estão corretas II, III e IV
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701643468)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Constituição de 1988 institui que a ¿Educação é um direito de todos¿. Entretanto, com objetivo de promover a educação do povo e a qualificação para a mão de obra barata para o trabalho, a Teoria do Capital Humano foi incorporada à prática educativa, fazendo a escola cada vez mais dual e excludente. Contrariamente a este ideário, o pensamento de Paulo Freire se construiu numa prática baseada:
		
	
	Na codificação e decodificação dos símbolos gráficos.
	
	Na liberdade de expressão do aluno e na não intervenção do professor.
	
	Em saber ler e escrever.
	 
	No aprofundamento da relação entre a problemática educacional e a problemática social.
	
	Em garantir, através da entrada na escola, que as pessoas aprendessem a assinar o nome.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701643616)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A legislação atual regida pelo FUNDEB foi implementada oficialmente a partir de 1998 e instituiu que:
		
	
	destinam-se exclusivamente ao Ensino Médio das redes estaduais.
	
	destinam - se financiamentos ao Ensino Fundamental.
	
	alunos na educação infantil, no ensino fundamental e médio das redes estaduais e municipais, mas, não contempla a educação de jovens e adultos.
	 
	alunos na educação infantil, no ensino fundamental e médio das redes estaduais e municipais, em todas as modalidades de ensino, inclusive na educação de jovens e adultos serão contemplados com o financiamento.
	
	destinam-se exclusivamente ao Ensino Superior.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701226067)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na modalidade EJA  destacamos a importância do reconhecimento da diversidade e da alteridade na pratica educativa, tendo como perspectiva a aproximação da realidade dos educandos e a construção coletiva e horizontal de saberes e conhecimentos.
 
Sinalize a UNICA porposição que NÃO corresponde a estratégia didática que corrobora para essa concepção politico-pedagógica:
 
		
	
	AO    A. O cotidiano escolar deve reconhecer e valorizar a condição de trabalhador do aluno de EJA, potencializando o mesmo em sua inserção no mundo;
	
	D. A ação educativa precisa reconhecer e aproximar-se do rico, plural e singular universo de culturas e experiências dos alunos;
	
	C. A prática educativa, quando denuncia a exclusão social vivenciada pelos alunos de EJA, pode promover uma ação intercultural e transformadora;
	
	E. A organização do currículo, a prática educativa e a visão positiva do professor em relação ao aluno de EJA são fundamentais para a construção da autonomia e do fortalecimento da identidade e autoestima;
	 
	B. Ignorar as singularidades e nuances da condição de nenhuma ou de baixa escolaridade, como sendo um grande desafio para as escolas;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701646805)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que o atendimento à diversidade de faixa etária em uma mesma sala de aula é um dos principais focos de discussão principalmente dentro da educação de jovens e adultos. Tal dificuldade pode ir sendo aos poucos superadas se o professor de EJA tiver uma visão de que os alunos:
		
	
	Só podem trabalhar em grupos da mesma faixa etária.
	 
	São sujeitos sócio-histórico-culturais com conhecimentos e experiências acumuladas.
	
	São sujeitos com pouca bagagem cultural.
	
	Vivem situações de vida semelhantes, pois todos trabalham.
	
	Vivem situações de vida semelhantes, pois são todos originários de classes populares.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201701261123)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O sistemaFordista/Taylorista ao implantar a linha de produção e reduzir a participação do trabalhador a procedimentos repetitivos e mecânicos, processa a separação entre o sujeito e o saber, entre o pensar e o fazer. Objetivando aumentar seu controle sobre o trabalhador e sobre o processo produtivo, o capitalista vai impor uma divisão social no local da produção. Esse modelo produtivo, ao fracionar o processo de produção, consubstanciou a divisão entre:
		
	
	Trabalho instrumental e trabalho repetitivo
	
	Trabalho para a produção e trabalho para a indústria
	 
	Trabalho manual e trabalho intelectual
	
	Trabalho qualificado e trabalho desqualificado
	
	Trabalho rápido e trabalho lento
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201701131727)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Mudar a cara da escola pública implica também ouvir meninos e meninas, sociedades de bairro, pais, mães. Diretoras, delegados de ensino, professoras, supervisoras, comunidade científica, zeladores, merendeiras (...). É claro que não é fácil! Há obstáculos de toda ordem retardando a ação transformadora. O amontoado de papéis tomando o nosso tempo, os mecanismos administrativos emperrando a marcha dos projetos, os prazos para isto, para aquilo, um deus-nos-acuda" (...).(FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991 p.35). Nesta passagem do livro citado, o autor aponta que para mudar a cara da escola pública é preciso que:
		
	
	haja uma participação fictícia e heterônoma, atrelada à Educação Bancária
	
	a organização burocrática e uma racionalidade técnico-instrumental sejam mais eficientes em Educação
	
	a dominação das elites e a utilização da racionalidade técnico-burocrática sejam mais atuantes
	 
	as práticas reflexivas e emancipatórias sejam adotadas numa perspectiva dialética de organização educativa e cultural.
	
	os objetivos consensuais, mensuráveis e comparáveis presentes administração pública busquem essencialmente os resultados.

Outros materiais