Buscar

Avaliação PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃOI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
	Avaliação: CEL0471_AV_201701018292 » PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 2  Data: 16/11/2017 09:20:55
	
	 1a Questão (Ref.: 201701260789)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	
 Na figura, vemos uma mãe percebendo o aprendizado escolar como impossível devido a sua condição social. Durante muito tempo, essa tese da carência cultural acabou sendo a resposta para o fracasso escolar. Atualmente a produção do fracasso escolar é percebida como uma questão social mais ampla: problema psíquico, técnico, institucional e político. Explique como questões políticas podem promover o fracasso escolar.
		
	
Resposta: O fracasso escolar como questao politica: cultraescolar, cultura popular, e relaçao depoder. A escola como como instituicao social e regida pela mesma logica construtiva dacosiedade e das classes. o foco incide nas relacoesde poder estabelecidas no interior da escola masespecificamente na violencia praticada pela escola ao estrutura se como base na cultura dominante desvalorizando a culturapopular.
	
Gabarito: O fracasso escolar como questão política: cultura escolar, cultura popular e relações de poder. A escola como instituição social é regida pela mesma lógica constitutiva da sociedade de classes. O foco, entretanto, incide nas relações de poder estabelecidas no interior da instituição escolar, mais especificamente na violência praticada pela escola ao estruturar-se com base na cultura dominante e não reconhecer e, portanto, desvalorizar a cultura popular.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701866243)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na visão psicanalítica, a libido organiza-se progressivamente, em torno de zonas erógenas definidas. Tal organização caracterizará três fases de desenvolvimento infantil: a fase oral, a fase anal e a fase fálica, um período intermediário sem novas organizações, o período de latência e uma fase final de organização adulta, a fase genital. Levando em conta este conhecimento, reflita sobre a seguinte situação: Durante uma atividade regular em uma turma de Educação Infantil, a professora observa que uma aluna de 5 anos está tocando a região genital. Qual deve ser a atitude da professora neste momento?
		
	
Resposta: Devido a crainça estarna fase falica, ela esta descobrindo os orgaos sexuais. Deve orientarquea pela neste local e sensivel e tomar cuidado para nao semachucar. Experiencia sensorial.
	
Gabarito: A resposta do aluno deve levar em conta que esta atitude é esperada para a fase do desenvolvimento psicossexual abordada, desta forma a ação da professora deve ser a de continuar a atividade pedagógica normalmente e manter a atenção sobre a aluna para entender se é uma ação momentânea ou repetitiva. A partir desta percepção, outras ações podem ser planejadas, porém, durante a atividade em execução, a professora não deve chamar a atenção para o fato e seguir normalmente o planejamento da atividade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701625726)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, escolha uma que complete a frase com o conceito correto para responder sobre a diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento advindo do senso comum. No conhecimento científico observamos a realidade de uma forma ____________ a fim de encontramos explicações para fatos cotidianos.
		
	
	Espontânea
	
	Subjetiva
	 
	Objetiva
	
	Artística
	
	Intuitiva
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701253097)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A discussão sobre o fracasso escolar tem sido objeto de várias análises, pesquisas, proposições nos sistemas de ensino. Trata-se de temática complexa que não se resume a uma única dimensão e não possui um único culpado. Nessa direção, buscar alternativas para a compreensão e superação do fracasso escolar implica em apreender tal processo em seus múltiplos aspectos. Vários estudos destacam a importância das reformas da educação implementadas na região, sobretudo a partir da década de 1990, para o processo de busca de alternativas e melhoria dos indicadores da educação básica. Maria Helena Souza Patto (1990), ao abordar as teorias que buscam explicar o fracasso escolar destaca que estas análises, quase sempre, associam esse processo aos alunos. Buscando compreender a temática a partir dos seus nexos constitutivos, a autora é enfática ao ratificar a complexidade do fracasso escolar na medida em que envolve várias dimensões. (www.oei.es/quipu/brasil/sistema_nacional_formacion_profesores.pdf)‎ A partir dos parágrafos acima qual das dimensões abaixo não está relacionada ao FRACASSO ESCOLAR:
		
	 
	políticas
	 
	hereditárias
	
	ideológicas
	
	sócio-econômicas
	
	históricas
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701638755)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Estamos novamente em meio a um turbilhão de escândalos públicos, o que tem sido uma situação constante desde a época em que éramos uma simples colônia. Como diz o adágio popular vivemos na "casa da mãe Joana". No entanto, a questão da corrupção no Brasil é muito mais profunda. Acredito que apenas uma pequena parte dos casos seja descoberta e venha a público. Imagino que grande parcela fique escondida nas entranhas públicas. Temos a corrupção política, a corrupção de servidores e de cidadãos desonestos."
 (http://www.portaltributario.com.br/artigos/corrupcaonobrasil.htm)
 No artigo acima "A CORRUPÇÃO NO BRASIL TAMBÉM É BANCADA POR NÓS!" de Mauricio Alvarez da Silva, está sendo discutido um grave problema que atinge a todos em nosso país. Das afirmativas abaixo, qual das opções explica esse assunto a partir da concepção ambientalista?
		
	
	O clima quente úmido dos trópicos tem proporcionado o aumento da corrupção no Brasil.
	
	A sociedade brasileira tem sido passiva em relação ao aumento da corrupção.
	 
	No Brasil nas famílias, nas escolas, em diferentes grupos sociais, desde pequenas as crianças crescem assistindo e aprendendo comportamentos corruptivos dos adultos, e assim aprendem a corrupção.
	
	A corrupção brasileira tem uma origem genética, relacionada as questões climáticas.
	
	Na história brasileira sempre existiu modelos corruptivos ocasionados por heranças genéticas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701034720)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes¿. (Oliveira, 1997, p. 60) A afirmação acima se refere ao conceito de:
		
	
	Zona de desenvolvimento efetivo.
	
	Zona de desenvolvimento interpessoal
	
	Zona de desenvolvimento real.
	 
	Zona de desenvolvimento proximal
	
	Zona de desenvolvimento distal.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701804003)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia a seguinte colocação: "Esta teoria dedicou-se ao estudo do comportamento na relação que este mantém com o meio ambiente onde ocorre." A seguir, assinale a alternativa que corresponde a uma das teorias estudadas:
		
	
	Racionalismo
	
	Funcionalismo
	 
	Behaviorismo
	
	Inatismo
	 
	Estruturalismo
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701287281)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A percepção na teoria da Gestalt possui uma grande importância, a medida que permite com que o professor fique mais atento as razões de determinados comportamentos seus em relação à alguns alunos, pois:
		
	
	os limites devem ser estabelecidos para que os alunos percebam quem é a autoridade
	
	a percepção é fundamental no período sensório motor
	
	a aprendizagem está associada a capacidade inata de perceber, sem precisar de mediação
	
	a experiência perceptiva cria zonas de desenvolvimento proximal
	 
	muitas vezesnossas reações estão associadas a relações passadas, e trazemos para o aqui e agora sem percebermos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201701638820)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Por serem importantes instrumentos os mapas conceituais podem ser utilizados para vários objetivos, EXCETO:
		
	
	para apresentação de itens curriculares.
	
	Pesquisas Acadêmicas.
	 
	decorar arbitrariamente os conteúdos
	
	estratégias de estudo.
	
	na Avaliação Escolar.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201701756104)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para Rogers, na educação não diretiva, o professor limita-se a facilitar o autoconhecimento do aluno, para que ele opte por seu caminho. De acordo com esta perspectivam assinale a resposta correta:
		
	
	O professor é um facilitrador, por isso, deve adotar atitudes que beneficiem toda a turma, generalizando suas ações
	
	O professsor é um facilitador, desta forma deve adotar uma atitude centrada em si mesmo
	 
	As ações do professor devem ser centradas no aluno. Ele deverá satisfazer, em cada um, as necessidades de consideração, apreço e compreensão
	
	O professor deve adotar uma postura democrática que nivele a turma pela média das notas ao longo do ano letivo
	
	As ações do professor devem ser centradas na turma para que cada aluno seja capaz de guiar o seu próprio desenvolvimento
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Outros materiais