Buscar

2-Discursiva Metodologia do ensino de Artes.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discursivas Artes
	1- Qual a contribuição das politicas de incentivo ao ensino da Arte no Brasil? Explique:
	A passos lentos, o ensino de arte no Brasil vem galgando aqui e acolá, novos entendimentos no universo escolar, no qual encontramos experiências significativas, trabalhos estruturados, projetos coletivos, realizados por professores envolvidos com seu próprio desenvolvimento ou com o do outro. (pag. 221).
	2- Discorra sobre o principio da historia da dança:
	Foi por meio do corpo e, consequentemente, da dança que ocorreram as primeiras manifestações de comunicação do homem. Mesmo não tendo clareza de quando nem por quais razões o ser humano dançou pela primeira vez, há indícios de que dançamos desde os tempos mais antigos. Podemos concluir que a utilização do corpo em movimento para se comunicar com o sobrenatural fez com que a dança nesse período, fosse transmitida pelo viés da reprodução, ou seja, pela ação imitativa, era também de caráter divino um meio de representação de sentimentos que não dissociava o sagrado do profano nem o espírito da matéria. (Pag. 151, 152).
	3- Em relação a qualidade de som e seus parâmetros básicos, de acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Artes. Apresente quais os parâmetros básicos da musica e suas funções:
	Altura (melodia): Um dos principais parâmetros da musica, pois ela define se um som é mais grave ou mais agudo do que o outro.
Intensidade (forte ou fraco): A intensidade é a qualidade que define se um som é mais forte ou mais fraco que o outro.
Duração (ritmo): A duração de um som pode ser longa ou mais curta.
Timbre (instrumentos, voz, aparelhos eletrônicos): O timbre é o resultado sonoro percebido por nós quando ouvimos um instrumento ou a voz de alguém. (pag. 23, 24, 25 e 26).
	4- Sobre o movimento corporal a partir dos ensinamentos de Rudolf Laban, indique e explique os quatro fatores que compõem o esforço manifestado através do movimento.
	O esforço se manifesta em movimento e este é composto por quatro fatores: peso, tempo, espaço e fluência.
Peso; As qualidades podem ser leve ou firme (forte ou pesado).
Tempo: As qualidades podem ser sustentado ou súbito (lento ou rápido).
Espaço: As qualidades podem ser direto ou indireto (flexível).
Fluência: As qualidades podem ser livre ou controlada (liberada ou limitada). (pag. 178, 180).
	5-A montagem teatral requer a organização de algumas funções ; sendo assim explique qual a função do autor e do diretor de uma peça teatral.
	Para a montagem de uma peça teatral são necessárias varias funções como o autor que é quem faz a criação do texto, e a direção da peça fica a cargo do diretor ou encenador.
	6-sobre a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, responda: quais os pilares da abordagem triangular? Explique cada um deles
	São eles; LEITURA DAIMAGEM: desenvolve as habilidades de ver, julgar e interpretar as qualidades das obras, compreendendo os elementos e as relações estabelecidas no todo do trabalho
HISTORIA DA ARTE: é o entendimento sobre a historia da arte, sem inclinação a linearidade, privilegiava a aproximação com a historia pessoal do aluno, com o seu cotidiano, estabelecendo relações entre manifestações culturais, contextualizando o artista e a sua obra ao meio sócio cultural.
FAZER ARTISTICO: com base no processo criativo, na interpretação e representação pessoal, o fazer artístico constituía um reforço, um estimulo a construção do conhecimento na leitura e na historia da arte. (Pág. 243/244)
	7-Analisando as questões relacionadas ao ensino de artes visuais na escola. Presentes no livro base. Quais saberes contribuem na constituição da disciplina de artes visuais como área do conhecimento?
	Para o ensino da disciplina são tecidas por saberes de cunho filosófico, estético, histórico sociológico, semiótico, gestalgico, iconográfico, antropológico, etnográfico, entre outros , que com o tempo e o estudo serão aprofundados a escola é um dos principais espaços para se construir esses saberes. Pag222
	8- Qual a influencia das tecnologias sobre o processo de criação artística? Apresente argumentos sobre sua resposta e cite dois exemplos de manifestações artísticas atreladas á tecnologia. 
	A dança contemporânea, não se baseia em técnicas especificas, mas busca a interação com outras linguagens artísticas, assim a implantação de tecnologias ajudam nas pesquisas, tudo está atrelado no universo artístico e uma manifestação complementa a outra Dv8, grupo Corpo.(Pag158)
	9-Qual é a primeira matéria necessária para que a música exista? Justifique sua resposta;
	Para que exista a musica é necessária uma primeira matéria que é o som, pois somente com o som é que sera possível o estudo e o desenvolvimento da musica, ainda é preciso que quem ouve não tenha deficiência auditiva. (Pag22)
	10-Como podem ser divididas as atividades musicais segundo o musico e pedagogo em inglês Keith swanwck? Justifique a sua resposta:
	As atividades podem ser divididas em composição, execução e apreciação. Incluindo ainda a literatura e a técnica onde as três primeiras requerem o envolvimento direto do individuo com a musica enquanto as duas ultimas são o conhecimento sobre ela. (Pag27 e 28)
	11-Sobre a linguagem do teatro... Quais são as características do teatro justifique citando 3 atividades
	O teatro trata-se de uma arte que engloba atividades de expressão, de comunicação e de reflexão. Envolve o prazer lúdico de construção de um imaginário, envolve sempre nossas sensações, percepções e sentimentos, além da fantasia de cada um. 
Ainda pode ser vivenciado por artistas profissionais e também por amadores, (Pag83)
	12-qual o principal objetivo do jogo dramático e o papel do professor diante dessa proposta teatral
	O seu principal objetivo é fazer com que os componentes, do grupo tratado não sejam conduzidos a qualquer coisa e sim que eles inventem e fiquem livres para criar o jogo dramático se trata de um jogo, e não um teatro com ensaios enfim, o papel do orientador neste caso é de fazer om que o grupo trabalhe com conforto e em um espaço livre, fazer com que o grupo se sinta a vontade para criar e reinventar.(Pg 84/85/87)
	13-Qual a importância dos pcns no ensino de artes 
	Os pcns se caracterizam por ser o norte para a práxis escolar, o ensino de artes esta atrelado a pluralidade cultural que tras questões como pintura corporal, vestuários receitas etc...em seu programa de artes visuais o professor pode trabalhar visando socializar os direitos humanos, aprende e garantir igualdade de oportunidades.(pag 241)

Outros materiais