Buscar

Apol Metodologia do Ensino de História

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apol Metodologia do Ensino de História
“A mesma postura crítica escorregava para a análise dos documentos, que deixavam de representar fontes inoculadas e por si só verdadeiras. ‘Documentos são vestígios’, diz Marc Bloch, contrapondo-se à versão da época, que definia o passado como um dado rígido, que ninguém altera ou modifica”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: SCHWARCZ, L. Apresentação à edição brasileira: Por uma historiografia da reflexão. In: BLOCH, M. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p. 7. 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História com relação aos documentos oficiais e a História, marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. (  ) Durante muito tempo os documentos oficiais foram a fonte mais importante para os historiadores por terem o aval do Estado.
II. (   ) Os documentos oficiais podem ocultar a verdade.
III. (  ) Cabe ao historiador seguir à risca os dados fornecidos pelos documentos oficiais, não cabendo a ele formular hipóteses sobre informações ocultas.
IV. (  ) Certidões de nascimento, cédulas de dinheiro e declarações de Imposto de Renda são exemplos de documentos oficiais.
V. (   ) Cartas pessoais são consideradas como documentos oficiais.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F – V
	
	B
	F – V – F – V – F
	
	C
	V – F – V – V – V
	
	D
	V – F – F – V – V
	
	E
	V – V – F – V – F
Leia a passagem de texto a seguir:
“As pesquisas históricas desenvolvidas a partir da diversidade de documentos e da multiplicidade de linguagens têm aberto portas para o educador explorar diferentes fontes de informação como material didático e desenvolver métodos de ensino que, no tocante ao aluno, favorecem a aprendizagem de procedimentos de pesquisa, análise, confrontação, interpretação e organização de conhecimentos históricos escolares”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998, p. 33. 
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, o uso de documentos históricos é importante para a pesquisa histórica e para o ensino de História. A esse respeito, marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas. 
I. ( ) O texto didático e o documento histórico complementam o ensino da História.
II. ( ) Depoimentos orais, fotografias, desenhos podem ser considerados mais importantes do que um registro oficial, dependendo da situação.
III. ( ) A leitura de documentos históricos produzem uma reconstrução do passado.
IV. ( ) Os documentos históricos são capazes de falar por si mesmos, sendo desnecessária sua interpretação.
V. ( ) O prazer da descoberta pode ser experimentado pelo aluno ao se aproximar de documentos que trazem vestígios do passado.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F – V
	
	B
	V – V – F – F – V
	
	C
	F – V – F – V – F
	
	D
	V – F – V – V – V
	
	E
	V – F – F – V – V
“[Segundo as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, a] proposta de História para o ensino fundamental apresenta reflexões amplas para estimular o debate da área. Objetiva levar os educadores a refletirem sobre a presença da História no currículo e a debaterem a contribuição do estudo da História na formação dos estudantes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_5a8_historia.pdf>. Acesso em 07 jun. 2017. 
Tendo em vista essa passagem de texto e conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História com relação aos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História, é correto afirmar que, ao longo do Ensino Fundamental, os conteúdos relativos à disciplina de História deverão ser conduzidos de modo que, dentre outros aspectos, os alunos venham a:
	
	A
	Estudar o patrimônio sociocultural independentemente da diversidade dos povos.
	
	B
	Utilizar e impor métodos de pesquisa positivista, aprendendo a pesquisar a distância.
	
	C
	Questionar e impor sua realidade, atuando politicamente em instituições e organizações não partidárias.
	
	D
	Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.
	
	E
	Construir teorias históricas originais para explicar questões da modernidade sem levar em consideração outros tempos e espaços.
“Ao longo das décadas e das transformações do Ensino de História no Brasil, percebemos as variantes nos métodos de ensino, que vão de uma história positivista e elitista, a uma que discute os métodos pedagógicos na abordagem de seus conteúdos. [...] [Uma] inovação nos métodos de ensino é fundamental, principalmente no que se refere a uma população estudantil que há tempos rotula o ensino de História como sendo cansativo, decorativo e pouco atraente, dando lugar à preferência por áreas exatas que estimulam o exercício da mente. Nesse aspecto, brincar, se divertir ou espairecer se fazem possíveis na ludopedagogia, que quando usada com fins de avaliação mostra resultados surpreendentes na disciplina de História. [...] Um detalhe importante na utilização dessa metodologia é a exploração das relações entre os estudantes, uma vez os jogos podem ser trabalhados com disputas entre equipes, ou mesmo na formação de um grande grupo com um objetivo em comum: todos os alunos ajudando o para desvendar as interrogações trazidas nas brincadeiras”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: SILVA, Marcelo Márcio da Silva; SOARES, Lígia Mariane Costa; SOUZA, Célia da Silva; LIMA, Jailma Maria de. O lúdico no ensino de História: A utilização de jogos didáticos no Ensino Médio. <http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1371767866_ARQUIVO_artigoanpuh2013LigiaeMarcelo.pdf>. Acesso em 7 de jun. 2017. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História com relação ao uso de jogos e brincadeiras para o ensino de História, analise as seguintes afirmativas:
I. Os jogos de tabuleiro tradicionais podem ser adaptados em atividades para o ensino da História.
II. Na atividade intitulada Comércio intercolonial, o desafio será representar um conteúdo de cunho econômico por meio de uma atividade lúdica.
III. No júri simulado, os alunos desempenharão funções como: juiz, réu, advogado, testemunha, jurados e policiais.
IV. A montagem do quebra-cabeça tem como finalidade estimular o diálogo entre os participantes.
V. Na dinâmica personagem oculto, os alunos deverão adivinhar o nome do personagem escrito em um papel por meio de perguntas em que as respostas serão datas e locais.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e V
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I e IV
	
	D
	II e III
	
	E
	I, II e III
“Émile Durkheim (1858-1917) foi um sociólogo francês. É considerado o pai da Sociologia Moderna e chefe da chamada Escola Sociológica Francesa. É o criador da teoria da coesão social. Junto com Karl Marx e Max Weber, formam um dos pilares dos estudos sociológicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: EBIOGRAFIA. Biografia de Émile Durkheim. <http://www.e-biografias.net/emile_durkheim/>. Acesso em 6 jun. 2017. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História em relação à educação na concepção de Émile Durkheim no início do
século XX, é correto afirmar que, para o referido sociólogo:
	
	A
	A questão da criatividade e da autonomia do pensamento dos educandos eram fatores a serem considerados.
	
	B
	A educação deveria incutir nas crianças, nos adolescentes e nos jovens os conhecimentos e valores necessários para que eles reproduzissem a vida social das gerações maduras.
	
	C
	O aluno deveria ser estimulado a aprender a aprender.
	
	D
	O aluno passa a ser o centro do processo de ensino-aprendizagem, sendo que seus interesses deveriam ser considerados.
	
	E
	O contexto social dos educandos deveria ser prioridade e o planejamento educativo deveria envolver a realidade dos envolvidos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais