Buscar

Apresentação sobre Inovação e estratégias das universidades.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

IFRS NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DE VALUE RELEVANCE UTILIZANDO DEA.
Discente: Janderson Martins Vaz
Orientador: Dr. Gideon Carvalho de Benedicto
Coorientador: Dr. Francisval de Melo Carvalho
International Financial Reporting Standards 
O IFRS (International Financial Reporting Standards) pode ser considerado um dos fatos mais relevantes para os usuários da informação contábil financeira nas últimas décadas.
No Brasil o marco determinante da harmonização das normas contábeis nacionais com as normas internacionais é a promulgação da Lei 11.638/07 (SANTOS E CALIXTO, 2010).
Dadas as dificuldades de adequações de algumas normas internacionais a regulamentações da CVM e do Ibracon, foi criado em 2005 o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). 
O CPC teria como uma de suas funções a emissão de pronunciamentos técnicos que auxiliassem na condução da total convergência para as normas internacionais de contabilidade.
Para Daske e Gebhardt (2006) a adoção voluntária do IFRS por diversos países e obrigatoriamente por mais de 7.000 empresas listadas nas bolsas de valores da União Européia e ao redor do mundo, foi claramente fundamentada pela necessidade de comparabilidade e transparência dos relatórios contábeis.
Relevância da informação Contábil-Financeira
Iudicíbus et al (2013) salienta que a informação contábil-financeira possui características qualitativas fundamentais:
Relevância 
Representação fidedigna
Relevância:
Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. 
A informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.
Teoria de Value Relevance 
Value Relevance. 
Tem como foco estimar se as alterações nos padrões contábeis geram informações que influenciam de alguma forma nos valores das ações das firmas.
Corrente teórica que se dedica a estudar se as alterações nos padrões e normas contábeis são significativamente perceptíveis pelo mercado.
A teoria do value relevance não objetiva a estimação do valor das firmas, sendo este o objetivo de outra corrente teórica, a Análise Fundamentalista (BARTH, BEAVER E LANDSMAN, 2001).
Definições
Value Relevance. 
Barth, Beaver e Landsman (2001) relatam que na literatura ligada à controladoria e finanças determinado valor, ou informação, pode ser considerada realmente relevante se possuir uma relação ou associação antecipada com valores do mercado de capitais.
Assim, value relevance é definido por Hung (2000) como a capacidade intrínseca das medidas e informações contábeis de capturarem, ou dimensionarem, as informações que influenciam positiva ou negativamente o valor das empresas
Problema de pesquisa
A adoção do IFRS para as demonstrações contábeis das empresas brasileiras proporcionaram melhora de value relevance?
Objetivo geral
Objetiva-se verificar, por meio da metodologia de análise envoltória de dados (DEA), como as informações contábeis passaram a influenciar o mercado de capitais no Brasil após a adoção do IFRS.
Objetivos específicos
Elencar quais as principais alterações nas normas brasileiras de contabilidade e nas demonstrações contábeis após a adoção do IFRS
Delimitar quais as novas informações incluídas nos demonstrativos contábeis após a adoção do IFRS.
Examinar quais informações foram suprimidas dos demonstrativos contábeis após a adoção do IFRS.
Investigar quais as consequências da adoção do IFRS no value relevance das empresas brasileiras de capital aberto com ações negociadas na BM&FBOVESPA. 
Verificar quais as contribuições do método DEA para os estudos em value relevance.
Aspectos Metodológicos
DEA 
DEA
Rhodes (1970)
Dissertação de Ph.D
Método para comparar a eficiência de escolas públicas dentro do programa educacional para alunos carentes (Program Follow Through)
(FERREIRA; GOMES, 2012)
Escolas participantes x Escolas não participantes
Como produtos:
Valores aritméticos;
Melhoria da autoestima em testes psicológicos; e
Habilidade psicomotora.
Como insumos:
Números de professores-hora; e 
Tempo gasto pela mãe com leituras para o filho
A busca de uma conceituação precisa e de medidas da eficiência econômica levou à DEA, cujo objetivo é avaliar a eficiência relativa, ou seja, em termos comparativos aos melhores padrões de excelência (benchmarks), de uma amostra de organizações produtivas.
Análise Envoltória de Dados
Data Envelopment Analysis (DEA)
Baseia-se em modelos matemáticos não paramétricos;
Não exige a determinação de relações funcionais entre os insumos e os produtos;
Não se restringe a medidas únicas dos insumos e produtos;
Permite utilizar variáveis discricionárias, instrumentais, variáveis não discricionárias ou exógenas (fixas), e categóricas (tipo dummies)
DEA
Aplicação dos modelos DEA
Para a aplicação dos modelos DEA deve-se fazer uma opção: 
Usar um modelo orientado a outputs (produtos) 
Se obtém o máximo nível de outputs mantendo os inputs fixos
Usar um modelo orientado a inputs (insumos)
Visa a obter um menor uso de inputs dado o nível de outputs
Modelos básicos
Modelo CCR (Charnes, Cooper e Rhodes)
Trabalha com retorno constante de escala (CRS), isto é, qualquer variação nas entradas (inputs) produz variação nas saídas (outputs)
Insumo orientado
Produto orientado
BCC (Banker, Charnes e Cooper)
Utiliza o retorno variável de escala (VRS) 
Insumo orientado
Produto orientado
Modelos básicos
CCR vs BCC
Aplicação do DEA na pesquisa
Pretende-se utilizar a metodologia DEA para averiguar quais as consequências, em termos de value relevance, a partir da adoção do IFRS na publicação das informações contábeis das empresas brasileiras de capital aberto com ações negociadas na BM&FBovespa. 
Espera-se que a metodologia DEA possa ranquear aquelas empresas que obtiveram melhores resultados a partir da adoção do IFRS. 
Intenciona-se analisar quais seriam os resultados desse ranking das empresas sem a adoção do IFRS na publicação de seus demonstrativos contábeis. 
Por fim, pretende-se realizar uma comparação desses resultados para inferir e obter conclusões a respeito de value relevance a partir da adoção do IFRS no Brasil.
Exemplos
Companhias Listadas – DMU’s
Exemplos
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais