Buscar

A Importância da Motivação no Ambiente de Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Buscar uma motivação, compreender quais seriam os melhores estímulos, buscando diferentes efeitos para trabalhar pessoas, é fundamental entender o processo em que os seres humanos vivem. Expor motivos ou causas, animação ou entusiasmo, tudo esta relacionado à motivação.
Criatividade, bagagem, as pessoas levam consigo para dentro das empresas, onde encontram várias pessoas que também possuem sua bagagem.
Todas as pessoas possuem um histórico-social, e é baseado nesse histórico que as empresas traçam um perfil do seu interesse. 
É necessário perceber que cada pessoa tem suas experiências, sonhos, visão do mundo e como reagem aos estímulos e motivos pelos quais interferem diretamente no local de trabalho em que se encontram.
É também importante entender as diferenças individuais.
Vale ressaltar que cada um percebe os estímulos motivacionais de maneira diferenciada das que lhes são apresentadas. A motivação é interna ao que o funcionário esta relacionada ao que necessita, prioriza e valoriza. 	
Por exemplo, meu trabalho, na entrevista foi informado: O salário, periculosidade, transporte, PL e dependendo da minha produtividade teria 50 a 100% da faculdade ou da pós-graduação. Os benefícios que mais me chamou a atenção foram à comodidade de ter condução própria, a localização e a possibilidade de crescimento, se esta não me fosse apresentada eu não teria aceitado a proposta, não é e nunca foi meu perfil ficar estagnada numa mesa fazendo sempre os mesmos relatórios sem nunca poder aprender algo novo. 
As companhias devem buscar alternativas, criar programas motivacionais, tendo em vista que nem sempre alcançaram os resultados esperados. 
Há estudos que comprovam que nem sempre oferecer um salário atraente é suficiente para obter ou reter um talento. Pode-se dizer que antigamente o enfoque motivacional era baseado na remuneração do funcionário, hoje a visão é outra. 
O que antes o funcionário tinha como “recompensa” a remuneração, hoje, a preocupação maior é como manter o emprego e uma vida moderada e ordenada. Por exemplo, atualmente não são poucos os profissionais que procuram uma nova colocação ou aceitam o convite da concorrência, porque desejam manter em equilíbrio, harmonia a vida pessoal e profissional. Prêmios muito pequenos, ao invés de terem o efeito de motivar o indivíduo, podem deixá-lo insatisfeitos a tal ponto que tenham efeito contrário, por exemplo, uma gerente da empresa recebeu um bônus, o valor não foi grande o suficiente para ela entender como prêmio, provavelmente além de não obter como retorno o maior empenho desta pessoa, o resultado será a queda na produtividade dela por considerar inadequada sua premiação.
Por outro lado, também as punições devem ser bem calculadas. Um funcionário que mereça ser demitido não deve receber somente uma advertência. A má aplicação da penalidade tanto não serve como punição como também sinaliza ao restante do grupo que os comportamentos inadequados serão tolerados, a exemplo disso: Na empresa que trabalhei anterior a atual, 3 a 5 funcionários que fraudavam resultados (constatados) receberam apenas uma advertência, um deles inclusive “por raiva” colocou um atestado de 10 dias consecutivos, 3 meses depois foram promovidos. 
Seguindo um outro exemplo, dado até mesmo pelo texto: Trabalhei num setor em que toda a equipe tinha determinado número de chamados e prazo para tratamento, a maioria atrasava e não conseguia atingir a meta exigida pela empresa. 
Eu consegui entregar em tempo hábil todos os meus chamados. Devido a isso acumulei todos os chamados não tratados da equipe, ou seja, mesmo que dentro do prazo devido a minha agilidade, os outros funcionários deixavam de fazer o seu trabalho sabendo que este seria “empurrado” para que eu o fizesse. Acumulei trabalhos, não recebi qualquer elogio, sequer uma bonificação pelo êxito, apenas punição por ser ágil e atender as expectativas da empresa, e ainda acabei sendo mais cobrada que o restante quando não consegui mais atingir o êxito devido ao acumulo de serviço.

Outros materiais