Buscar

Sistema reprodutor masculino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

sistema reprodutor masculino 
tem função de produzir e transportar os espermatozoides, produção de hormônios androgênios (testosterona) e facilitar a fecundação. 
composição: 
testiculos. 
ductos excretores genitais. (ducto eferente, ducto do epidídimo, ducto deferente e uretra peniana).
glândulas acessórias 
glândulas ampolares, vesiculares, próstata e bulbo-uretrais. 
testículos
glândula tubular composta enovelada. glândula mista: exócrina (produz espermatozoides de forma holocrina) e endócrina (hormônios. testosterona e estrógeno)
localizados no escroto, que abriga os testículos com o objetivo de manter a temperatura abaixo da temperatura corporal. 
a alta temperatura no escroto pode causar uma degeneração testicular, subfertilidade ou uma infertilidade e até aumenta a chance de neoplasia testicular.
envolto externamente por uma capsula de tecido conjuntivo denso, a túnica albugínea. ela emite septos que vão dividir o testículo em lóbulos, dentro desses lóbulos estão os túbulos seminíferos, aonde os espermatozoides são produzidos. mais externamente envolto pela túnica vaginal. 
parênquima testicular 
constituído pelas células testiculares dos túbulos seminíferos, células de Sertoli, células da linhagem germinativa e células intersticiais de Leydig.
túbulos seminíferos 
são tubulares enovelados, unidades secretoras da glândula.
contem epitélio estratificado, subdividido em zona basal, zona intermediaria e zona superficial, que está em contato com a luz.
epitélio constituído por todas as células da linhagem espermatogenica. 
células de Leydig 
poliédricas, núcleo grande, citoplasma cheio de furinhos, entre os túbulos seminíferos, em meio ao tecido conjuntivo, responsáveis pela síntese da testosterona.
produzem testosterona, quando estimuladas pelo LH. 
células de Sertoli 
são triangulares, dão sustentação e produzem o estrógeno. também faz parte da sua função perceber se existe algum espermatozoide defeituoso, fazem fagocitose e digerem esse espermatozoide.
produzem estrógeno quando estimuladas pelo FSH.
existem neoplasias testiculares que são tumores de células de Sertoli, chamado de Sertolioma. quando as neoplasias são produtivas, ou seja, as células continuam produzindo hormônios, pode ter complicações clinicas pro animal, um macho produzindo estrógeno em excesso, pode ter síndrome femininizante, pode ter comportamento de fêmea ou começar a ser atraído por outros machos, como se fosse uma fêmea no cio, fazer xixi com perna abaixada, aumento de volume das mamas, etc. 
túbulos retos e rede testicular
os espermatozoides são produzidos nos túbulos seminíferos e logo vão para os túbulos retos (ep pavimentoso, cubico ou cilindrico), depende da espécie e região do túbulo, e a rede testicular, aonde serão nutridos e maturados para fecundação. (capacitação). 
depois os espermatozoides vão para os ductos genitais. 
ductos eferentes (ep cilíndrico ciliado) – cílios: auxiliam na movimentação do espermatozoide. 
ducto do epidídimo – cabeça, corpo e cauda. (ep pseudoestratificado cilíndrico com estereocilios) - estereocilios: aumentam a superfície de contato, para secretar nutrientes pra luz, que vão ser utilizados pelo espermatozoide. 
ducto deferente (ep pseudoestratificado cilíndrico), possui glândulas na lamina própria submucosa, e túnica muscular espessa. 
túbulo seminífero – túbulos retos – rede testicular – ducto eferente – ducto do epidídimo – ducto deferente. 
do ducto deferente o sptz vai para a uretra...
espermatogênese 
a produção dos espermatozoides acontece nos túbulos seminiferos, e o termino do seu processo de capacitação acontece no ducto do epidídimo. produção: ts, maturação: epidídimo. 
o processo inclui 3 fases: mitose, meiose e metamorfose.
mitose: proliferação das espermatogonias.
meiose: espermatócitos se dividem.
metamorfose: transformar a espermatide em espermatozoide, sem divisão. nessa fase, vai ser sintetizado o flagelo, o acrossomo (cabeça do espermatozoide), onde se encontram enzimas digestivas, que vão conseguir digerir as membranas que envolvem o ovócito, para que haja o processo de fecundação. 
espermatogonias - espermatócitos I e II - espermatides – espermatozoides.
eixo endócrino 
o controle das secreções das células que estão localizadas no testículo: hipófise.
a hipófise é estimulada por fatores liberados pelo endotalamo, o hipotálamo libera fatores estimuladores da hipófise e a hipófise libera hormônios que vão estimular outras glândulas inclusive o testículo. 
o hipotálamo produz fator liberador do hormônio luteinizante e esse vai estimular a hipófise a produzir o LH e o FSH. esses vão participar do processo de espermatogênese e liberação dos hormônios produzidos pelo testículo. células de Sertoli vão dar sustentação e produzir estrógeno quando estimuladas pelo FSH e as células intersticiais de Leydig vão produzir testosterona, quando estimuladas pelo LH. 
os machos também sofrem efeito da prolactina, a prolactina potencializa o efeito do LH. tanto a prolactina quanto a testosterona aumentam a atividade secretora da próstata e das glândulas vesiculares.
ação da testosterona 
a testosterona influencia as gônadas na síntese de espermatozoide, as glândulas acessórias, e ainda permite que as características sexuais secundarias sejam manifestadas, tem o efeito anabólico, participa do metabolismo basal, faz parte do equilíbrio eletrolítico, participa da produção de hemácias, retém nitrogênio, formação da massa muscular esquelética, etc.
o desenvolvimento dos túbulos seminíferos, para espermatogênese, depende do LH e do FSH. o FSH vai estimular modificações nas células que constituem o epitélio do túbulo seminífero e a testosterona participa do processo de maturação.
feedback negativo: no caso da síntese de testosterona, o FSH não tem retroalimentação negativa. vai haver a liberação de um outro hormônio, chamado inibina, que vai diminuir a secreção do FSH, pra diminuir a produção de testosterona.
porque os homens ganham massa mais fácil?
por causa da testosterona, ela e um hormônio que tem efeito anabólico, retém nitrogênio pra síntese de proteína. dessa forma, ela faz com que o corpo queime tecido adiposo mais rápido e ganhe massa muscular mais rápido também. 
glândulas acessórias 
as glândulas acessórias vão produzir o liquido que vai constituir o sêmen. 
liquido seminal: nutre (glicose) e fornece energia pro espermatozoide. 
algumas das substancias produzidas pelas glândulas são mais viscosas (mucosas), funcionam como um tampão, que vai permitir que os espermatozoides permaneçam por um tempo maior no aparelho reprodutor feminino, aumentando a chance de fecundação.
algumas substancias servem pra limpar o aparelho reprodutor feminino, estabilizar o pH do aparelho reprodutor feminino, no intuito de dar condições para que o espermatozoide permaneça viável por um período maior, pra que ele consiga fertilizar. 
outras secreções são mais fluidas (serosas). 
glândulas ampolares 
ampola: dilatação do ducto deferente.
glândula tubular ramificada com dilatações saculares. 
epitélio simples cilíndrico.
responsável pela produção de um liquido branco seroso (fluido), cuja função não e conhecida. faz parte do fluido seminal mas não sabemos a função nem os constituintes. 
não tem em gatos e nos suínos são pouco desenvolvidas. 
glândulas vesiculares (vesícula seminal) 
epitélio simples cilíndrico, que vai se tornar estratificado nos ductos principais.
responsável pela produção de uma secreção viscosa (mucosa), gelatinosa, que funciona como tampão vaginal, nos roedores principalmente, tem mais essa função de tampão vaginal.
 contem alto teor de frutose, que serve como fonte de energia pro espermatozoide.
próstata 
glândula tuboalveolar ramificada, revestida por epitélio simples cubico ou prismático, e possui projeções em direção a luz.
se parece com a glândula mamaria. a secreção produzida por essa glândula e liberada pela forma apócrina. 
secreção serosa (fluida), varia de acordo com as espécies. também contribui paraa formação do tampão vaginal. quando ela e mais mucosa, contem nutrientes que vão elevar a mobilidade dos espermatozoides. muito comum a presença de frutose e ácido cítrico, principalmente em touros, que vão servir de nutrientes pra produção de energia necessária pra sobrevivência e mobilidade do espermatozoide. 
sofre influência além da testosterona, da prolactina. 
obs: os espermatozoides podem sobreviver de 3 a 4 dias, variando entre as espécies, condições do macho, e de pH do trato genital feminino. 
glândulas bulbouretrais 
pares, dorsalmente a uretra pélvica. 
glândulas túbuloalveolares compostas. epitélio cilíndrico. citoplasma das celulas acidófilo, núcleo basal. 
secreção mucosa, constitui o liquido pre-ejaculatorio, que tem a função de limpar e lubrificar, além de servir como fonte de energia para os espermatozoides. 
possuem ductos revestidos por epitélio pseudoestratificado ou epitélio de transição. 
uretra
longa e fina, menos chance de infecção urinaria. 
transporta urina e sêmen. subdividida em uretra pélvica e uretra peniana. desemboca no colículo seminal. pra que o fluido seminal seja avançado pro meio externo. abaixo do epitélio tem glândulas mucosas (gl de Littre), que servem pra lubrificar a uretra. 
uretra pélvica: epitélio de transição, lamina própria/submucosa, não tem muscular da mucosa, TCF, elementos glandulares, tecido erétil, túnica muscular (m. estriado esquelético) e túnica adventícia.
uretra peniana: epitélio de transição ou epitélio estratificado ou simples pavimentoso. depende da região da uretra peniana. lamina própria/submucosa com glândulas mucosas e tecido erétil, tecido cavernoso e túnica muscular (m. liso). 
pênis – órgão copulador
sistema urinário e reprodutor. 
dividido em raiz, corpo e glande.
glande revestida por uma capsula, possui tecido erétil (corpo cavernoso), musculo liso que constitui o m. retrator do pênis, musculo esquelético (bulbocavernoso), que contem a uretra peniana.

Outros materiais