Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
simulados

Pré-visualização | Página 3 de 7

a mirar nos atletas e esportistas ávidos por uma performance melhor (além dos baladeiros que misturam a bebida com álcool) e muita gente tem ADERIDO AO MODISMO. O resultado é UM FATURAMENTO DE NOVE BILHÕES DE DOLÁRES, apenas em 2011, pelas cerca de 500 marcas em todo o mundo.
(Adaptado de http://jblog.jb.com.br/asuasaude/2012/01/13/energeticos-e-malhacao-uma-mistura-arriscada, 17/07/2012, 16h30min)
Os elementos destacados na reportagem acima desempenham, respectivamente, quais funções sintáticas?
	
	
	
	
	
	Sujeito, adjunto adnominal, predicativo do sujeito, adjunto adverbial.
	
	
	Predicativo do sujeito, sujeito, objeto direto, predicativo do sujeito.
	
	
	Sujeito, objeto direto, objeto direto, predicativo do sujeito
	
	 
	Sujeito, predicativo do sujeito, objeto direto, predicativo do sujeito.
	
	
	Sujeito, sujeito, objeto direto, agente da passiva.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Leia o período a seguir:
"A alimentação viva é UM MODO DE OLHAR OS ALIMENTOS. Vai para além da culinária e inclui o modo de viver, a escolha dos alimentos, atenção com a produção que sustenta a vida como um todo." (Maria Luiza Branco, Modo de viver, Jornal do Brasil, 24/05/2009, p. A30).
 Qual  a função sintática do sintagma destacado no parágrafo acima?
	
	
	
	
	 
	Predicativo do sujeito
	
	
	Agente da passiva.
	
	
	Objeto direto.
	
	
	Objeto indireto.
	
	
	Adjunto adnominal.
Prova 4
	 Gabarito Comentado
	Aluno: OSIEL VIRGÍNIO DOS SANTOS
	Matrícula: 201605052681
	Disciplina: CEL0583 - SINTAXE DO PORTUG. 
	Período Acad.: 2017.2 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Leia o parágrafo a seguir:
 Um telescópio minúsculo, DO TAMANHO DE UMA ERVILHA, foi implantado com sucesso nos olhos de pessoas com retinas severamente prejudicadas, ajudando-as a ler, assistir à televisão e ver melhor OS ROSTOS DE PARENTES. (Anne Eisenberg, Jornal do Brasil, 12/08/2009, p. A24).
 No parágrafo acima, há dois sintagmas nominais destacados: DO TAMANHO DE UMA ERVILHA e OS ROSTOS DE PARENTES.
 Esses sintagmas exercem, respectivamente, as funções de:
		
	
	
	
	
	aposto e vocativo.
	
	
	objeto direto e objeto direto.
	
	 
	aposto e objeto direto.
	
	
	aposto e objeto indireto.
	
	
	vocativo e objeto direto.
	
	
	
		2.
		Leia o texto a seguir.
Demolição do Velódromo esconde UMA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA, diz César Maia Área onde está equipamento esportivo pode ser incorporada pela iniciativa privada
 A CRESCENTE ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA NA REGIÃO DA BARRA DA TIJUCA, na Zona Oeste do Rio, seria a causa da opção pela demolição do Velódromo do Rio de Janeiro, anunciada semana passada. A declaração do ex-prefeito Cesar Maia (DEM), feita em seu ex-blog, sobre o destino DO ESPAÇO, cuja construção custou R$ 14 milhões, traz MAIS POLÊMICA AO ASSUNTO.
(Adaptado de http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/07/16/demolicao-do-velodromo-esconde-uma-especulacao-imobiliaria-diz-cesar-maia/, 15/07/2012, 13h26min)
Que função sintática desempenham, respectivamente, os termos destacados na manchete acima?
		
	
	
	
	
	Objeto direto, objeto direto, complemento nominal, objeto direto.
	
	
	Sujeito, sujeito, adjunto adnominal, objeto direto.
	
	
	Sujeito, objeto direto, adjunto adnominal, objeto direto.
	
	
	Objeto direto, sujeito, complemento nominal, objeto indireto.
	
	 
	Objeto direto, sujeito, complemento nominal, objeto direto.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		"Cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte, depois morreremos de medo e sobre os nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas." (Carlos Drummond de Andrade) O sintagma preposicionado "da morte" em "Cantaremos o medo da morte..." exerce a função de
		
	
	
	
	
	objeto indireto.
	
	
	agente da passiva.
	
	
	adjunto adverbial.
	
	 
	complemento nominal.
	
	
	adjunto adnominal.
	
	
	
		4.
		Leia o texto a seguir.
Veja 10 atitudes SIMPLES para relaxar no final de semana
 Você passou a semana inteira sentado EM SUA MESA, evitando AS FOFOCAS DO ESCRITÓRIO, almoçando no restaurante da esquina, acordado até tarde para terminar aquele projeto e se sentindo estressado e ansioso pela proximidade de sua próxima avaliação de desempenho. Quando chega a sexta-feira, você está exausto, corcunda e cheio de dores no corpo e isso tudo antes da bebedeira da happy hour. O ambiente do escritório, de fato, pode trazer DANOS À SUA SAÚDE, mas não é nada que um fim de semana não possa resolver. Então, confira as sugestões listadas pelo jornal Huffington Post, que vão ajudá-lo a relaxar e recarregar suas baterias.
(http://saude.terra.com.br/bem-estar/veja-10-atitudes-simples-para-relaxar-no-fim-de-semana,ce5ec3ee5da88310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html)
Os elementos destacados na reportagem acima desempenham, respectivamente, quais funções sintáticas?
		
	
	
	
	
	Adjunto adnominal, objeto direto, objeto indireto.
	
	
	Adjunto adverbial, objeto indireto, predicativo do sujeito
	
	
	Adjunto adnominal, objeto direto, objeto indireto.
	
	
	Adjunto adverbial, objeto direto, predicativo do sujeito.
	
	 
	Adjunto adverbial, objeto direto, objeto direto.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Leia o parágrafo a seguir:
O Media News Group, QUARTO MAIOR GRUPO DE JORNAIS NOS ESTADOS UNIDOS, planeja cobrar pelo conteúdo on-line como parte de uma estratégia que inclui pacote de serviços e foco em um público mais jovem. (Adaptado de Andy Young, Estratégia do quarto maior grupo de jornais americanos, Jornal do Brasil, 24/05/2009, p. A29).
Qual  a função sintática do sintagma destacado no parágrafo acima?
		
	
	
	
	
	Objeto direto.
	
	 
	Aposto.
	
	
	Vocativo.
	
	
	Complemento nominal.
	
	
	Adjunto adverbial.
	
	
	
		6.
		No período "A mulher ia às vezes à praia com o menino, em frente à minha esquina, mas só no verão." (Rubem Braga), os sintagmas preposicionados "à praia" e "com o menino" exercem, respectivamente, as seguintes funções:
		
	
	
	
	
	adjunto adverbial e objeto indireto.
	
	
	objeto indireto e complemento nominal.
	
	
	adjunto adnominal e adjunto adverbial.
	
	 
	adjunto adverbial e adjunto adverbial.
	
	
	adjunto adverbial e agente da passiva.
	
	
	
		7.
		Há simultaneamente aposto e vocativo na seguinte frase:
		
	
	
	
	
	Talvez aquela mulher seja, de fato, uma página virada na vida do seu irmão, coitado.
	
	
	Entenda, querida, que não sei mais o que posso fazer para ser perdoado, paixão.
	
	
	Dois advogados, um gordo e outro magro, visitaram, de surpresa, nossa casa ontem.
	
	
	Ainda ontem,  no meio da manhã, vi uma carroça recolhendo cães, aqui, pertinho. 
	
	 
	Frituras, gorduras, doces, tudo isso deve ser evitado, meu rapaz, a partir de hoje.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Leia a manchete a seguir:
 Atirador de elite mata assaltante com refém. In.: www.globo.com
O termo DE ELITE apresenta-se como:
		
	
	
	
	
	Sujeito.
	
	
	Adjunto adverbial.
	
	
	Objeto direto.
	
	 
	Complemento Nominal.
	
	 
	Adjunto Adnominal.
	 Gabarito Comentado
	Aluno: OSIEL VIRGÍNIO DOS SANTOS
	Matrícula: 201605052681
Página1234567