Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL PSICOLOGIA INSTITUCIONA1

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO PARCIAL PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
	 1a Questão (Ref.: 201604330603)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Partindo da conceituação da personalidade como estruturada pela dinâmica entre um ego sincrético e um ego organizado, Bleger considera a existência da comunicação grupal como derivada desta estruturação para, enfim, supor uma intrincável relação entre o sujeito, a organização grupal e a institucional. A personalidade ou a identidade do sujeito se dá, sempre, pelo jogo:
		
	
	de um ego organizado e um superego domesticado
	
	de um ego organizado e nas relações de poder
	
	de um ego sincrético e um superego idolatrado
	 
	de um ego sincrético e um ego organizado
	
	do id, enquanto instância profunda, e um ego sincrético
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604337661)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"O estudo dos fatores psicológicos que se acham em jogo na instituição, pelo mero fato de que nela participam seres humanos e pelo fato da mediação imprescindível do ser humano para que ditas instituições existam". Define, segundo Bleger, o conceito de:
		
	 
	Psicologia das Instituições
	
	Psicologia Clínica
	
	Psico-Higiene
	
	Psicologia Aplicada
	
	Psicoterapia
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604416473)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A metodologia de análise das relações dentro da escola, espaço dinâmico onde se dá a prática do psicólogo escolar, foi a partir dos institucionalistas Bleger e Lapassade, visto que seus conceitos teóricos se aplicam dentro desta realidade. Com base nessas perspectivas, acredita-se que a escola deveria ser um lugar para o pensar, para a reflexão, para o saber. I- Os três níveis que a análise institucional de Lapassade considera como base da realidade social são: o do grupo, o da organização e o da instituição. II- Na conceituação de instituição, Lapassade distingue dois termos, O primeiro significa o que está estabelecido e que tem caráter de cristalização das formas de relação. O segundo refere-se ao movimento de criação e caracteriza-se como a capacidade de inventar novas formas de relação. São eles: instituido - instituinte; III- Na concepção de organização da vida social, criada pelo Estado, Lapassade atribui um lugar fundamental à burocracia, situando-a como uma questão política. Para ele a burocracia é: a organização da separação, e seu traço definidor é a forma de organização do poder, em que há uma alienação da condição de decisão sobre o fazer cotidiano, em favor de grupos que, embora em relação, não alinham seus interesses aos dos grupos ou indivíduos executores. Estão Corretas as afirmativas:
		
	
	somente I
	
	somente I e II
	 
	I, II e III
	
	somente I e III
	
	somente II e III
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604894222)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Das afirmativas a seguir, quais estão corretas?
I-A análise institucional tem como proposta entender o que são as relações instituídas, bem com uma forma de "trabalhá-las" ou agir sobre elas, na busca de compreender as ligações que os indivíduos e grupos mantêm com as instituições.
II-A Análise Institucional, como método de análise, visa a revelar nos grupos, o nível oculto de sua vida e funcionamento.
III-A Análise Institucional vista como um método de análise e como um método de intervenção, tem como objetivo libertar o grupo da determinação institucional.
		
	
	Apenas as afirmativas I e II.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa III.
	
	Apenas a afirmativa I.
	
	Apenas as afirmativas II e III.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604885750)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Podemos considerar nos dias de hoje Instituições. Marque a série correta: 
		
	
	Hospital, casebre, escola.
	
	Escola, empresa, pomar.
	 
	Escola, empresa, hospital.
	
	Empresa, hospital, campo.
	
	Cabana, empresa, Igreja.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201604894929)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Valor ou regra social reproduzida no cotidiano com estatuto de verdade, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas, em geral. Essa frase refere-se:
		
	 
	à instituição.
	
	à organização.
	
	à burocracia.
	
	à ideologia.
	
	ao grupo social.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201604885779)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É muito perigoso quando os professores rotulam um aluno de alguma forma, pois estão contribuindo para:
		
	
	O aluno ir contra os colegas e professores.
	
	 Abolir os desvios escolares.
	
	O aluno ir contra à Direção da escola.
	
	O aluno ir contra as aulas.
	 
	Reforçar que o aluno se conforme com essa nova identidade e atue de acordo com ela.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201604416598)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Lapassade considera a análise institucional como um movimento, esse possuindo dois lados. De um lado constrói teorias para se analisá-las, de outro forma conceitos de práticas e de intervenções institucionais. Pensando assim a análise institucional visa inferir uma possibilidade de recriar e repensar a realidade social instituída. Analise os itens a seguir: I -Para Lapassade existem três níveis de realidade institucional, primeira é em nível de grupo, segundo é o nível de organização e terceiro a própria representação da instituição,o Estado. II- Os grupos consistem em formas mais simples de ajuntamentos, mas mesmos simples carregam marcas institucionais para organizar e regulamentar o aprendizado e a produção, dessa maneira vive-se instituído a todo lugar. III- O institucionalismo vê a sociedade como uma rede, uma teia, um tecido institucional e distingue duas vertentes ou processos: o instituinte - tido como um processo dinâmico capaz de criar, inovar e transformar a instituição e o instituído - visto como cristalizado, como estático sem possibilidades de mudanças. Estão Corretas as afirmativas:
		
	
	somente I e III
	 
	I, II e III
	
	somente I
	
	somente II e III
	
	Somente II
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201604337696)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A escola não só intervém na transmissão do saber científico organizado culturalmente como influi em todos os aspectos relativos aos processos de socialização e individuação da criança. Entre os aspectos transmitidos pela escola que influem no processo de socialização das crianças estão:
 
I. Desenvolvimento das relações afetivas.
II. Habilidade de participar de situações sociais.
III. Aquisição de destrezas relacionadas com a competência comunicativa
IV. Desenvolvimento da identidade sexual e da própria identidade pessoal.
 
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	apenas I, II e III
	
	apenas II, III e IV
	
	apenas I, II e IV
	
	apenas I, III e IV
	 
	I, II, III e IV
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201604798431)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com um estudo de Martín-Baró (1983), ele aponta que as pessoas incorporam psiquicamente a ideologia social dominante, em forma de atitudes, como um conjunto psicológico de crenças sobre o mundo, nas quais três instituições contribuem para fortalecer esses valores: a família, a escola e a moral. Estes elementos contribuem para formar o que o autor denomina de visão de mundo fatalista, que pode ser compreendida como:
		
	
	fenômeno ligado à necessidade de "socializar" e "educar" a massa trabalhadora existente nos grandes centros urbanos, para formá-los como "bons" cidadãos e trabalhadores disciplinados.
	
	movimento da Escola, que se coloca como neutra e tem por finalidade ensinar os valores, hábitos e costumes de uma determinada classe social, colocando-os como naturais e universais.
	
	movimento da Escola que se colocaaberta a todos, que é vista como democrática, e trata a todos da mesma forma, mas não tem responsabilidade pelos fracassos escolares.
	
	produção de uma prática social, que aponte as contradições e conflitos, buscando a todo momento questionar os modelos que nos são impostos como verdadeiros, na busca de outros caminhos.
	 
	fenômeno psicossocial intimamente ligado às estruturas sócio-econômicas. Tal fenômeno se configuraria como uma espécie de "dormência" ou "orpor" dos indivíduos frente à realidade desumana em que estão inseridos, e isso resultaria no desenvolvimento de uma certa passividade frente aos fatos sociais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes