Buscar

Modelo Reportagem (EaD) 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Telefone: De Alexander Graham Bell à Steven Paul Jobs
	A invenção que mudou a maneira do mundo se comunicar.
Nome Paulo Rogerio Marcondes Schaidt – RU 1776731
Polo: Sitio Cercado
 Se hoje o mundo é o que é, não podemos negar que o telefone é a invenção que mais teve e tem influência nos usos e costumes do homem moderno, e muitas facilidades para o seu cotidiano, se a correspondência teve e tem importância para o desenvolvimento da humanidade e ainda faz isso muito bem por sinal, porém, é obvio que não de forma tão eficiente e rápida quanto o telefone. Com o advento da industrialização, século XV e XVI, as máquinas e inventos começam a exigir do homem outro modelo de sociedade, com a rapidez com que o mundo se desenvolvia, e que com o passar do tempo se intensificou, os negócios já eram abertos e fechados em piscar de olhos e o homem precisava vencer as distâncias e os limites que a comunicação lhe impunha num período de grandes mudanças, e tinha a necessidade de se fazer tudo em menor tempo possível. No entanto isto só começou a despontar em meados dos anos de 1800, muitos inventores disputavam quem chegaria primeiro a este feito, o de trazer ao mundo uma maneira de se comunicar a distância, mas de forma que se pudesse ouvir e falar num só aparelho. Alguns queriam melhorar o telégrafo amplia-lo para uma comunicação simultânea. Em 1876 um visionário inventor de nome Alexander Graham Bell, com a ajuda de um jovem chamado Thomas Watson que era conhecedor de sistemas eléctricos, desenvolveram um aparelho que se comunica a distância. Em seu primeiro teste onde colocariam aparelhos se comunicando com fios eléctricos atravessando de um prédio a outro, conseguiram tal feito, as primeiras palavras do jovem Graham Bell ao telefone foram: "S.r. Watson venha aqui preciso vê-lo", estava inventado o telefone. 
Todavia Graham Bell não chegou a este feito ao acaso, sua mãe era quase completamente surda e tocava piano perfeitamente, seu pai já desenvolvia um sistema de símbolos para comunicação de pessoas surdas, o próprio Graham Bell viajava com o pai fazendo demonstrações do sistema. Alexander Graham Bell era um estudioso da fala e buscava sempre meios de comunicação com surdos, aos 19 anos já trabalhava com crianças surdas as quais despertavam nele grande admiração, o que ele levou para a vida toda demonstrando o respeito e o amor por elas, e sua esposa a quem amaria por toda a vida também era surda, mais tarde eles criariam o instituto para crianças surdas, o qual leva o seu nome até os dias de hoje. Foi com este homem admirável e inventivo que tudo apenas começou, Alexander Graham Bell chegou a ver o homem se comunicar de um continente a outro, viveu para ver sua invenção mudar o mundo, facilitar a vida de pessoas, mas jamais imaginaria aonde ela chegaria.
Alexander Graham Bell,1914-1918
 Durante muitos anos o telefone, não teve uma grande mudança na maneira de se comunicar, uma pessoa fala e outra ouve e vice-versa, mas foi com o passar dos anos aperfeiçoada e melhorada entrando de vez no cotidiano das pessoas, pode-se dizer que atravessou o século cumprindo bem o seu papel de facilitar a vida, diminuir distâncias, desenvolver negócios e muito mais, no entanto o espírito humano sempre quer ir mais longe e o homem colocou satélites em orbita desenvolveu redes inteligentes graças aos computadores e cabos mais duráveis e eficientes e chegou até a fibra ótica. A famosa sétima arte o cinema também teve seu papel importante neste processo, com o seu crescimento e sucesso dos filmes de ficção cientifica, que nos apontava que o homem sonhava para as comunicações, não só falar, mas também interagir. Então em meados dos anos de 1970 um aparelho chegava ao conhecimento de todos, o celular, que tiraria o homem dos fios e das limitações físicas. O telefone celular é sem dúvidas o aparelho mais democrático que chegou às mãos do homem, obviamente os primeiros aparelhos eram caros e enormes comparados com os de hoje em dia, mas sua popularidade e fácil aquisição é inegável. 
 Os Smartfones são sem dúvida o principal aparelho do cotidiano do homem moderno.
Segundo o site: http://www.teleco.com.br/ncel.asp Dados da Anatel indicam que o Brasil terminou Março de 2017 com 242,8 milhões de celulares e densidade de 117,20 cel/100 hab. mês de março/17 apresentou adições líquidas de -129 mil celulares. O pré-pago apresentou adições líquidas negativas de 493 mil. No pós-pago as adições líquidas foram de 364,4 mil. A participação do pré-pago caiu para 66,85%.
 Mas isso tudo só chegou até nós porque muitos acreditaram que seria possível o que alguns nem sonhavam, e sem dúvida quando lembramos de visionários inventivos o nome de Steve Paul Jobs é sempre lembrado. De uma garagem com alguns amigos eles vislumbravam um computador pessoal, algo que fosse prático funcional e bonito, uma fórmula que acompanharia Jobs por toda a sua vida. Seu primeiro Macintosh, um computador fabricado em sua garagem, que mais tarde se tornaria a febre entre os jovens e adultos, e que com a entrada de investidores no negócio que acreditaram no aparelho, tornou-se um sucesso de vendas. No entanto Steve Jobs foi sempre uma mente inovadora, via e acreditava que tudo poderia ser melhorado, que o avanço tinha que ser uma constante, criou os famosos computadores Apple com a icônica marca da maçã com uma mordida, conta-se que deu esse nome para seus computadores na época em que estava fazendo uma dieta frutífera e estava envolvido com a religião budista. Mas foi com outro aparelho que ele mudou a maneira do homem se comunicar, criando o inovador Smartphone, um telefone que não mais usaríamos para tão só falar, mas também interagir - e olha até onde chegamos! Os aparelhos são usados para quase tudo, pagar contas, fazer compras, namorar, jogar games, marcar consultas, ver vídeos, etc... E para alguns, no entanto, o que menos se faz é falar, mas continuamos nos comunicando, apenas de forma diferente, enviando mensagens e vídeos ou gravando mensagens de voz. E aquilo que Graham Bell jamais poderia sonhar, que a partir da sua invenção, se tornaria um facilitar para a comunidade surda também, aquela que ele tanto amava, ajudando milhares delas na interação com o mundo, já não mais se sentindo um excludente da sociedade.
 Não sabemos ao certo até onde iremos chegar quanto a forma de comunicarmos, mas temos certeza que o espírito inventivo sempre vai dominar o homem, e as inovações tecnológicas continuarão a dar o Norte para a humanidade, e jamais podemos esquecer que esses grandes homens buscaram de forma obcecada um objetivo em comum; o de mudar o mundo, e facilitar a vida das pessoas. Assim como o telefone poderíamos citar outras invenções que ocupam também importância de igual ou maior valor, mas a que mais uniu o homem em todos os sentidos sempre foi este invento genial, hoje precisamos entender que não é para isolar pessoas ou excluir pessoas que o telefone teve o seu objetivo primeiro, é de suma importância, portanto o uso racional deste aparelho que nos aproxima ou distância, tudo depende de como nós o utilizamos.

Outros materiais