Buscar

Barragens Trabalho Mec. dos Solos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BARRAGENS
Victor Afonso C. Costa
UNOPAR, Londrina, Brasil, victorafonso12@hotmail.com
As barragens podem ter diversas funções, servindo para geração de energia elétrica, abastecimento de água, controle de enchentes, etc. São construídas de forma natural, ou artificial sobre rios, canais ou córregos. Os diferentes tipos de barragens se dividem em: Barragem de terra, enrocamento e concreto. 
Classificação das barragens e suas características
Barragens de terra são aquelas formadas fundamentalmente de solo. São divididas em duas classes, homogêneas e zonadas. São comumente construídas no Brasil, por ter vales muito largos e ombreiras suaves, necessitando de grandes extensões de crista, ao mesmo tempo em que se dispõe abundantemente de solo. Por não ser uma estrutura rígida estas barragens permitem ser assentes em fundações mais deformáveis, transmitindo esforços baixos para as fundações se comparadas com as barragens citadas anteriormente. Para a construção desse tipo de barragem há a necessidade de grande quantidade de material para a elaboração do núcleo (material argiloso), espaldares, filtros e drenos. Sendo assim, precisa-se analisar a disponibilidade de materiais adequados nas proximidades do local de instalação da barragem. 
As barragens de enrocamento são constituídas por fragmentos de rocha compactados em camadas cujo peso e imbricação cria a estabilidade do corpo submetido ao impulso hidrostático. Usualmente é utilizado 100m^3 de rocha para cada 130m^3 lançados no corpo da barragem. A largura do vale, na cota da crista da barragem, deve ser mais estreita no trecho aproveitável do rio, visando reduzir volume da barragem, as fundações e as ombreiras devem ser resistentes e estanques, deve haver facilidade para construção e acessos.
As barragens de concreto são constituídas essencialmente de materiais granulares, juntamente com a adição de cimentos e aditivos químicos, são divididas em: Barragem de gravidade, contraforte e abóbada. As barragens de gravidade possuem uma peculiaridade em sua forma, pois sua seção transversal é um retângulo com seu vértice no nível de represamento mais alto possível e ao qual se superpõe um coroamento. As barragens de abóbadas caracterizam-se pelo fato da pressão hidrostática ser transmitida as encostas do vale, predominantemente por efeito de arco. Para que este efeito manifeste a rocha da fundação deve resistir as forças e momentos a ela transmitidos e a forma do vale e a disposição dos encontros permitam introduzir um ângulo central suficientemente grande. As barragens de contraforte caracterizam-se por serem constituídas por uma sucessão de contraforte de perfil triangular e sobre os quais apoia-se uma cortina de retenção formada por placas simplesmente apoiadas ou contínuas, ou por abóbadas, ou ainda por um alargamento de face de montante do contraforte. 
Método gráfico de Kozen
A solução Kozeny admite que a rede de fluxo constituída por dois conjuntos de parábolas confocais conjugadas, um deles representando as linhas de fluxo e o outro representando as linhas equipotenciais. A parábola básica de Kozeny foi obtida através das variáveis complexas. A partir da contrução da parábola básica, seguida pelas correções de entrada e saída dessa linha de fluxo no maciço compactado pode-se determinar a linha freática.

Outros materiais