Buscar

PRÁTICA PROFISSIONAL apol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRÁTICA PROFISSIONAL: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO 
Atente para as seguintes citações:
“No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.”
“No fim da picada tinha um traficante
tinha um traficante no fim da picada
tinha um traficante
no fim da picada tinha um traficante”
O primeiro trecho é a estrofe inicial do famoso poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade, de seu primeiro livro Alguma poesia, publicado em 1930. De acordo com os conteúdos do livro-base Práticas de leitura para o letramento no ensino superior, a segunda citação é um caso de:
	A
	paródia.
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Diante da realidade do letramento no contexto acadêmico, a escola deve preocupar-se em viabilizar uma variedade de gêneros textuais [...]".
De acordo com os conteúdos do livro-base Práticas de leitura para o letramento no ensino superior, são tipos específicos de intertextualidade mais presentes nos gêneros acadêmicos:
	D
	citação e referência.
Leia a seguinte passagem de texto:
“Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua. Não é de surpreender que o caráter e os modos dessa utilização sejam tão variados como as próprias esferas da atividade humana [...]. A utilização da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana”. 
Conforme pode ser observado na passagem, falar das diferentes atividades humanas, para Bakhtin, é falar também de formas diferenciadas de interação. Para que uma interação se concretize, faz-se necessário o uso de formas relativamente estabilizadas de enunciados. De acordo com os conteúdos apresentados no livro-base Práticas de leitura para o letramento no ensino superior, qual o nome atribuído por Bakhtin a esses enunciados? Leia as alternativas e assinale aquela que contém a resposta correta:
	E
	Bakhtin chamou-os de gêneros do discurso ou gêneros textuais.
Leia o excerto de texto a seguir:
“A intertextualidade constitui um dos grandes temas a cujo estudo se têm dedicado tanto a Linguística Textual, como uma série de outras disciplinas, particularmente a Teoria Literária, no interior da qual o conceito teve origem”.
Considerando os conteúdos do livro-base Práticas de leitura para o letramento no ensino superior, a intertextualidade pode ser dividida em dois grandes grupos:
	B
	implícita e explícita.
Leia a passagem de texto a seguir:
“Diferentemente de outros teóricos, Bakhtin não faz uma separação drástica entre a cultura oral e a escrita. Ao contrário, o mundo pensado por ele, tanto o da voz quanto o da letra, aparece unificado pela produção dinâmica dos sentidos [...] em um intercâmbio contínuo”.
Conforme pode ser observado na passagem apresentada, há unificação de cultura oral e escrita na obra de Bakhtin. O livro-base Práticas de leitura para o letramento no ensino superior apresenta outra característica essencial da linguagem para Bakhtin. Leia as alternativas e, na sequência, assinale aquela que menciona corretamente essa característica:
	B
	Para Bakhtin, a heterogeneidade é uma característica essencial da linguagem, 
visto que a realidade não é uniforme, quaisquer que sejam os interlocutores.

Outros materiais