Buscar

TRABALHO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que leva a esta pouca efetividade das propostas de integração das tecnologias e metodologias ativa ao aprendizado? Como preparar o Educador para esta nova realidade?
Resposta:
Os professores, a maioria deles, ainda lecionam dentro da metodologia tradicional onde  são os detentores do saber e transmitem esse conhecimento ao aluno, não levando em consideração seus conhecimentos prévios. Nessa metodologia é impossível adequar o ensino aos estilos de aprendizagem dos alunos , pois, os mesmos não são pensados e compreendidos.
O professor deverá  elaborar atividades sobre a matéria no tablet ou no computador, estimulando  o aluno à  uma aula mais interessante, trazendo-o para uma aprendizagem mais rígida e valorosa , tanto para a vida pessoal , quanto para a profissional; porém, cabe ao professor, perceber qual recurso deve,quando e como usar.      
O computador através da internet nos proporciona o rompimento da barreira do tempo e do espaço nos mais variados segmentos, permitindo a interação global, tranformando-se num aliado perfeito na busca do conhecimento.                                                                                                           
É necessário que o corpo docente das escolas, assim como a equipe de gestão se capacitem para proporem atividades pedagógicas que possibilitem aprendizagens significativas, contribuindo para o processo de desenvolvimento dos alunos de maneira autônoma e participativa, por meio de situações e trabalhos de troca de saberes,  que repensem o seu papel e coloquem em prática as metodologias que fazem uso das mídias apropriadas como caminho para educação de qualidade que se tornam mais produtivas quando associadas a metodologias ativas.
Aproveitem e comentem suas experiências sobre o tema...
PRIMEIRA EXPERIÊNCIA:
Na cidade de dois córregos , há uma escola estadual (e.e.p.s.g.josé alves mira) , que por sinal possui uma ampla estrutura e localiza-se num ponto estratégico no centro da cidade. O governo do estado enviou dez computadores para serem utilizados pelos alunos à essa escola, porém , estes, ficaram parados durante anos sem nenhuma utilidade. 
A diretoria da escola, hora alegava não haver computadores para toda a classe , hora que os profefessores não estavam aptos. Entre uma desculpa e outra , os prejudicados foram os alunos que não puderam usufruir dos benefícios trazidos pela tecnologia .
Segunda experência:
Também na cidade de Dois Córregos, localizada na mesma rua da escola citada acima, há um colégio particular, com sistema de ensino Coc (Colégio Interligado) . Com uma estrutura pequena, possui em tecnologia, duas lousas digitais e três computadores que seriam para aulas de informática que não existem. 
Essa instituição de ensino mantém classes do segundo ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. 
Analisamos, que a falta de integração da tecnologia e sua pouca efetividade , está não somente nas escolas públicas e sim também nas privadas
 Com base na comparação acima, ficou provada a igualdade na falta de recursos tecnológicos nas escolas; estes que poderiam e muito deslanchar o interesse dos alunos por assuntos que estudados conforme a metodologia tradicional, tornam-se desinteressantes e consequentemente pouco absorvidos.

Outros materiais