Buscar

Conteúdos, Tendências e Metodologias

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
“[...] a criança não foi reconhecida historicamente como um sujeito capaz, racional e que tivesse condições de estabelecer seus próprios fins. Que essa caracterização do infante foi uma escolha baseada em condições históricas e econômicas que, à medida que a sociedade se modifica, novos condicionantes vão surgindo no contexto social e revelam condições de perceber as crianças sob novas perspectivas”. 
Considerando os conteúdos do texto-base Considerações sobre qualidade na Educação Infantil sobre a infância e valores e conceitos que giram ao seu redor, assinale a altiva correta:
	A	Ao longo da história, as crianças sempre foram o principal objeto de atenção do mercado de consumo, o qual, sem pensar em lucros, sempre se preocupou em respeitar os limites, as necessidades e o pleno desenvolvimento do infante.
	B	A história mostra que os infantes sempre tiveram os mesmos sentimentos e sempre foram alvos das mesmas preocupações.
	C	Não há e não houve uma única forma de se compreender e de se relacionar com a infância, já que os sentimentos e os valores se alteram historicamente.
	D	Uma mesma sociedade terá uma mesma constituição econômica, cultural e social, não alterando as relações que envolvem a infância.
	E	Uma mesma sociedade, em seu tempo, comportará, a partir de sua constituição socioeconômica e cultural, um único modelo de infância, pois a criança é universal, com características comuns independente de qualquer outra variável.
Questão 2/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
“[Segundo Steinberg, as] mídias sabem que construir uma Kindercultura pode render não apenas o consumo do presente – festas de aniversário, Natal, como estabelecer uma prática devida, um modo de viver integrado ao consumo como um hábito ou estilo de vida. A cultura massificada da mídia faz parte das culturas socializadoras das crianças e compartilha com as culturas infantis do universo imaginário da infância”. 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Infância nas vozes das crianças: Culturas infantis, trabalhos e resistências sobre culturas produzidas para crianças, assinale a alternativa que apresenta o conceito correto de kindercultura:
	A	Esse conceito se refere a criar um estilo de vida infantil totalmente ligado à natureza.
	B	Kindercultura é uma cultura que idealiza o aprender sem regras ou normas para o desenvolvimento integral da criança.
	C	O conceito de kindercultura diz respeito a uma cultura que é passada para as crianças por meio de materiais didáticos criados exclusivamente para se trabalhar em sala de aula, tendo em vista o desenvolvimento integral e o bem-estar social do infante.
	D	O termo kindercultura se refere a uma cultura que transmite às crianças informações de valores morais.
	E	Kindercultura é uma cultura que anuncia uma nova ideia de infância a partir, basicamente, do consumismo.
Questão 3/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
 “A discussão acerca da qualidade da educação remete à definição do que se entende por educação. Para alguns, ela se restringe às diferentes etapas de escolarização que se apresentam de modo sistemático por meio do sistema escolar. Para outros, a educação deve ser entendida como espaço múltiplo, que compreende diferentes atores, espaços e dinâmicas formativas, efetivado por meio de processos sistemáticos e assistemáticos”. 
Considerando os conteúdos do texto-base Considerações sobre qualidade na Educação Infantil sobre a questão da qualidade da educação no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. O termo qualidade não se traduz em um conceito único, universal e absoluto, já que diferentes setores da sociedade e diferentes políticas educacionais podem compreendê-lo de modo distinto.
II. O termo qualidade é único e absoluto, assim sendo, não depende de como os diferentes setores da sociedade e diferentes políticas educacionais o compreendem.
III. Uma boa educação tem um custo e ele não é baixo; portanto, falar em qualidade na educação implica necessariamente discutir recursos para o seu financiamento. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	A	I e III
	B	I e II
	C	II e III
	D	II
	E	 I
Questão 4/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
“[...] podemos reivindicar três funções indissociáveis para as creches e pré-escolas. Primeiramente uma função social, que consiste em acolher, para educar e cuidar, crianças entre 0 e 6 anos e 11 meses, compartilhando com as famílias o processo de formação e constituição da criança pequena em sua integralidade”. 
Considerando os conteúdos do texto-base Considerações sobre qualidade na Educação Infantil sobre educação e cuidado e a superação da dicotomia entre assistência e educação, é correto afirmar que:
	A	É consenso que a ideia de “cuidado” não tem como ser incluída no conceito de “educar”, pois “cuidar” e “educar” são tarefas que até hoje são consideradas opostas entre si.
	B	Atualmente, as creches precisam direcionar seu trabalho somente para o “educar”, isto é, para o fazer pedagógico, enquanto que as pré-escolas precisam se preocupar apenas com o “cuidar”, entendido apenas como “assistencialismo”.
	C	O conceito de educar envolve somente as creches e as pré-escolas, tendo em vista que as crianças de 0 a 6 anos precisam de maior cuidado para garantir sua educação.
	D	Estudiosos da área da educação salientam que a ideia de “cuidado” deve ser concebida de forma mais abrangente do que uma mera assistência à criança; é preciso incluí-la no conceito de “educar”, ou seja, algo que compreenda todas as atividades ligadas à proteção e ao apoio necessário ao cotidiano de qualquer criança.
	E	Os trabalhos nas creches e nas pré-escolas precisam ser direcionados exclusivamente para o “cuidar”, entendido apenas como “assistencialismo”, e não para o pedagógico, visto que são crianças de 0 a 6 anos que necessitam somente desse cuidar que envolve amor e carinho por parte dos educadores.
Questão 5/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
“A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior). Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61). A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios”. 
Considerando os conteúdos do texto-base Considerações sobre qualidade na Educação Infantil a respeito da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, assinale a alternativa correta:
	A	A LDB/96 define como finalidade da Educação Infantil o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
	B	A LDB/96 prevê como finalidade da Educação Infantil a oferta de um espaço para a criança passar o tempo, ampliando a possibilidade de trabalho para a família e seu sustento.
	C	
A avaliação contemplada pela LDB/96 é de caráter classificatório, com o objetivo exclusivo de promover a criança ao Ensino Fundamental.
	D	A LDB/96 não se propõe a discutir sobre a qualidade e o desenvolvimento integral da criança na fase da infância, somente no Ensino Fundamental e seus consequentes.
	E	A LDB/96 entende que o desenvolvimento integral da criança não contempla os aspectos físicos e psicológicos, somente o intelectual, social e a ação da família e da comunidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes