Buscar

Estudo de Caso - Sociedade,Família e Instituição Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Primeiramente é importante ressaltar que, independente do método didático adotado pela escola, as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil orientam que a principal atividade na educação infantil é o brincar.
Neste primeiro momento o gestor(a) escolar deve atender com atenção aos questionamentos da mãe. Deixar claro que aprecia o interesse dela em contatar a escola e garantir que tratará do assunto. Para que assim, efetivamente ocorra o controle social.
Também é importante que o gestor(a) conscientize a mãe que, durante todo processo escolar Isabela passará por fases desconfortáveis as quais ela precisa lidar e superar. Ainda que leve tempo para que ela se adapte às mudanças. O gestor(a) também deve perguntar se houve alguma mudança significativa recente no dia a dia de Isabela em casa. Algo que a faça desejar ficar por mais tempo no conforto do lar, pode ser mudança na rotina do sono ou o tempo que gasta com entes queridos.
Depois disso deve-se sondar como está sendo feito o trabalho pedagógico na sala de Isabela. Levar a questão também à professora e juntos procurar por soluções. Propor uma nova organização de horários, para que Isabela não fique observando seus colegas a brincar enquanto ela precisa estar “presa” a uma atividade. Verificar se o nível de dificuldade das atividades está coerente para a faixa etária.
Após as alterações necessárias é importante informar à mãe que providências foram tomadas. Propor que juntos, a escola e a família, verifiquem se houve melhora na atitude de Isabela e acompanhem o caso.

Outros materiais