Buscar

deontologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
DEONTOLOGIA
ENCONTRO III
ATIVIDADE II
REFERENTE AO ENCONTRO DO DIA 20 DE AGOSTO DE 2016
1 – Qual a relação entre ética e liberdade?
nossa sociedade pode ser melhor do que ela é, há ética porque há liberdade, a liberdade é também fonte de sentimentos desagradáveis, como a angustia, você é livre, a vida depende de sua escolha, e isso não é fácil. preciso atribuir valor às possibilidades de escolha, a vida não tem uma só resposta certa, você é livre para criar uma hierarquia de valores.” Conclui-se então que os dilemas éticos eles agem diretamente com a liberdade...se sou livre posso fazer tudo o que queira?
2 – É possível negar a liberdade? É possível negar a ação por culpa de uma força externa (sistema, por exemplo)? Porque o ser humano, muitas vezes, faz isso, age de modo malévolo e justifica colocando a culpa no sistema? Somos tão livres que podemos nos negar a liberdade. Sim, todavia entra na questão ética de não assumir ou, passar a outrem a responsabilidade. Pode se dizer que a essência do ato está diretamente vinculada à questão da responsabilidade,o comportamento é moral quando o sujeito que o pratica é responsável pelos seus atos. Isso quer dizer que o indivíduo pode fazer o que queria fazer ou, escolher duas ou mais alternativas e agir de acordo com a decisão tomada.
Conclui se daí que a responsabilidade é inseparável da liberdade da vontade, ou melhor, a liberdade traz consigo a responsabilidade. 
3 – Qual a relação entre valores e liberdade de escolha? Porque se fala em complexidade de valores? Valores e princípios levam a uma escolha, que resulta de uma ação. O caráter original da liberdade nos leva a entender que ela não é algo que o homem tenha, mas algo que o homem é. Sendo liberdade, ele não é nada além da possibilidade de ser. Ele é levado a assumir um projeto de existência, que tentará realizar-se como modo de ser no mundo, no vídeo Cortela sita o Kant: tudo o que não puder contar como fez, não faça! Creio que são os valores de casa e da sociedade que fazem a ética. O comportamento ético autêntico é antes de tudo atitudinal, manifestando se a partir dos valores que o indivíduo possui e cuja incorporação se dê ao longo da sua existência, predominantemente nos períodos da infância e adolescência. É, pois, uma manifestação de crença. 
Essa crença, no entanto, se não for socialmente compartilhada, em especial pelo grupo de referência, poderá enfraquecê la, levando o indivíduo a conviver com o conflito da contradição, num primeiro momento e, após, com a incorporação de valores antiéticos 
4 – Qual a diferença entre relatividade e relativismo em relação à ética? Relatividade é acreditar que não existe verdades, valores, normas absolutas e relativismo é achar que vale qualquer coisa, isso porque, a ética é um conceito que se aplica apenas ao grupo: “não existe ética individual”, cada um tem um preço aceitar que paguem é uma escolha. 
5 – Há ética individual? Explique: Não existe, Ética é sempre de um grupo, de uma coletividade. Ética é o conjunto de valores e princípios que você e eu utilizamos em nossa conduta. Por isso, a ética é sempre de um grupo, de uma coletividade, e nosso sonho é uma ética universal, que todos os homens e mulheres do planeta a tenham partilhada - não existe ainda, a não ser como horizonte. 
6 – Todo homem tem seu preço? A ocasião faz o ladrão? Explique: O Cortela fala no vídeo sobre a épica carta do Prefeito de São Borja, quando da questão de que estavam chegando no preço dele. Partindo da premissa do professor a resposta é não, o homem conhecedor de suas limitações e possuidor de um conjunto de normas, não se deixa corromper. Reconhece a fraqueza, se afasta mas, não perde a dignidade moral.
7 – O que é uma sociedade eticamente desenvolvida? Há comunidades que tem como referência a honestidade, a integridade, a humildade, outras nem sempre. Há comunidades em que o valor mais importante é a arrogância, é a capacidade de egoísmo, isso variará de acordo com a comunidade. Não existe ética individual, mas também ainda não existe uma ética universal que tenha qualidade para as pessoas o tempo todo, o que existe é a moral individual, ética individual, não.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais