Buscar

Todo ato de linguagem é uma aventura em que o jogo entre a significação explícita e a implícita coloca em risco a eficácia do processo comunicativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Todo ato de linguagem é uma aventura em que o jogo entre a significação explícita e a implícita coloca em risco a eficácia do processo comunicativo. Todavia, os riscos dessa aventura e o prazer dela decorrente são maiores quando o receptor se defronta com um texto em que deve não só identificar possibilidades interpretativas, mas também se situar com responsável pela produção de sentidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASSMANN, J.; MÜGGE, E. et al.. Literatura na escola: Propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 29.
Considerando-se a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as relações que se estabelecem entre o professor e o aluno no intercâmbio que permeia a aprendizagem da leitura do texto literário, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) O papel do autor da obra literária também é vislumbrado no processo de aprendizagem do leitor em formação, uma vez que é o autor o responsável pela construção do sentido e da beleza do texto literário, elementos a serem apreendidos pelo leitor.
II. ( ) A presença do autor no processo de aprendizagem é de suma importância, uma vez que a boa leitura está atrelada à capacidade de o leitor interpretar, sem equívocos, o sentido único que o autor construiu em sua obra. 
III. ( ) O papel do leitor no processo de aprendizagem da leitura é recorrer ao seu repertório de experiências com outras leituras como forma de captar novos sentidos na literatura.
IV. ( ) O papel do professor no intercâmbio da aprendizagem é o de se colocar como mediador a partir de sua maturidade e domínio de uma metodologia de ensino entre o leitor em formação e a obra literária, auxiliando o aluno na construção do sentido.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – V
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – F – V – V
	
	E
	F – V – F – F

Outros materiais