Buscar

CAP 1 Exercícios de Introdução e Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões para discussão.
Defina os termos ‘’ organização’’ e ‘’ administração’’ Por que os administradores são tão importantes para o sucesso das organizações?
Contraste os conceitos de eficácia e eficiência. Qual é mais importante para o desempenho de uma organização? 
Quais são as funções básicas do processo de administração? Como elas se Inter- relacionam?
Qual a relação entre as funções da administração e o nível organizacional de um administrador? 
Quais são as áreas funcionais da organização? Descreva cada uma delas. 
Que papéis um administrador desempenha em uma organização? Como esses papéis variam de acordo com o nível organizacional do administrador? 
Quais são as habilidades necessárias para ser um administrador? 
Quais são os principais traços culturais do estilo brasileiro de administrar? Quais são as principais características dos administradores brasileiros?
Quais são os fatores que condicionam o sucesso e o insucesso das organizações brasileiras? 
Qual é a importância da administração como campo de estudo científico? 
Quais são os principais desafios e recompensas de ser administrador? 
Quais são as principais tendências contemporâneas que influenciam a administração? 
RESPOSTAS
Organização são um grupo de duas o mais pessoas que se juntam para alcançar objetivos em comum. Por que são os administradores que estabelecem objetivos e guiam uma organização de forma a alcança-las, procurando adapta-la a um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível. 
A eficiência é a capacidade de desempenhar corretamente as tarefas. A eficácia é a capacidade de realizar atividades da organização de modo a alcançar os objetivos estabelecidos se preocupando com os fins. O sucesso de uma administração consiste em obter simultaneamente os dois processos na utilização de recursos organizacionais. 
As funções básicas do processo de administração é o planejamento, organização, direção e controle. Apesar de serem distintas, elas estão relacionadas e são interdependentes, e é esta sintonia que permite a organização e o alcance dos objetivos. 
 Um faz o outro. O administrador avalia os objetivos organizacionais e desenvolve as estratégias necessárias para alcançá-los. No entanto, não tem apenas esta função teórica, ele é responsável pela implantação de tudo que planejou e, portanto, vai ser aquele que define os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores e procedimentos que estiverem com problemas. Esta é a relação entre ambos.
Áreas de produção ou operações é o sistema de operações com conjunto de atividades e operações de bens ou prestação de serviços de uma organização, representando o modo como esta transforma os insumos em produtos ou serviços, agregando valor de forma a alcançar os objetivos organizacionais. Área comercial e de marketing tem o objetivo manter os clientes nas organizações, cujo foco é a satisfação do cliente, procurando influenciar seu comportamento e, assim, alcançar o propósito da organização. Área financeira é o sangue que lida com todos os aspectos que envolvem recursos financeiros, consiste em captar e utilizar de maneira eficaz, os recursos financeiros. Área de recursos humanos um dos recursos mais importantes em todas as organizações são as pessoas, administra comportamentos individuais em função dos objetivos coletivos.
Os papéis do administrador podem ser: interpessoais, de informacionais e de decisão. O trabalho dos administradores varia de acordo com o nível hierárquico, especialidade, tamanho da empresa, conjuntura econômica e outros fatores. Provavelmente, a personalidade e os valores do administrador influenciam a maneira como ele trabalha.
Para desempenhar os diferentes papéis os administradores devem possuir certas habilidades conceituais, humanas e técnicas. Para o nível estratégico as habilidades conceituais são mais preponderantes, uma vez que os papéis que desempenham dependem da sua capacidade de formular planos e tomar decisões para organização como um todo, em contrata partida as habilidades técnicas são importantes nos níveis hierárquicos mais baixos, pois os administradores estão envolvidos com os processos e atividades específicas. Por sua vez, as habilidades humanas são igualmente importantes em todos os níveis hierárquicos, já que trabalho do administrador envolve invariavelmente outras pessoas, o grau de importância de cada uma das habilidades é de acordo com o nível organizacional. 
Os traços que definem o estilo brasileiro de administrar são concentração de poder, personalismo, postura de expectador, aversão ao conflito, formalismo, lealdade às pessoas, paternalismo, flexibilidade, impunidade. As principais características dos administradores brasileiros são identificadas como visão imediata, com priorização de curto prazo; desvalorização do planejamento, em geral, e do planejamento estratégico, em particular e etc. 
Os fatores condicionantes do sucesso das empresas brasileiras podem ser agrupados em três categorias a habilidade gerencial que reflete a preparação do empresário e sua competência para conduzir o negócio, capacidade empreendedora de reunir grupos que destaca criatividades, perseverança e a coragem de assumir risco no negócio e logística. Já o insucesso, se dá ao fracasso das falhas gerenciais na conduta dos negócios, as causas econômicas conjunturais com a falta de clientes, dividas e recessão da economia do país; a logística operacional coma falta de mão- de- obra qualificada dentre outros motivos.
A importância da administração como campo de conhecimento teórico está relacionada com a relevância das organizações para a sociedade contemporânea; dessa forma o estudo da administração é valioso instrumento para a melhor compreensão dos processos administrativos e para o desenvolvimento das habilidades gerenciais.
A dinâmica e a complexidade do ambiente organizacional colocam inúmeros desafios aos administradores é um trabalho difícil e exigente, lidar com pessoas de diferentes personalidades, experiências, conhecimentos e ambições, que precisam ser agregadas em torno de um objetivo comum. O trabalho de um administrador pode ser muito estimulante e recompensador, os bons administradores são uma ‘mercadoria rara’, e os pacotes de remuneração refletem o valor que o mercado lhes contribui. Eles que criam as condições para os subordinados desempenham funções e, dessa forma, para que os objetivos da organização possam ser alcançados, ajudam os membros da organização a encontrar um sentido no trabalho. Inova e encontrar formas criativas de aproveitar oportunidades ou resolver problemas. Igualmente, têm a oportunidade de lidar com umas diversidades de pessoas e experiência, enriquecendo assim sua visão do mundo.
São os novos métodos e processos de produção, a fim de possibilitar melhorias de produtividades. O treinamento dos recursos humanos, a satisfação passou a ser uma condição necessária para sobrevivência da organização. Os ciclos de vida dos produtos são cada vez mais curtos, obrigando as organizações a uma maior integração de suas áreas funcionais; essas tendências vão se acentuar, não existindo duvidas que influenciem os métodos de administração das organizações.

Outros materiais