Buscar

CAP 2 Exercícios evolução do pensamento em administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios Evolução do Pensamento em Administração
Exercícios do Capítulo 2
Discente: Ivo Matos
Turma: SA
1- Por que é importante estudar as teorias administrativas e organizacionais? 
R: É importante, pois as teorias influenciam a prática, servindo como guia para as decisões da administração. Elas também influenciam a forma como nos enxergamos as pessoas, organizações e o meio em que elas estão inseridas. 
2- Como o contexto histórico influencia o surgimento de cada uma das escolas de pensamento apresentadas neste capítulo? Dê exemplos.
R: Cada teoria é influenciada por momento histórico e/ou pensamento predominante na época para sua elaboração. Foi no período em que o capitalismo organizava novas fases de gestão de trabalho, nas quais se destacam as contribuições da escola clássica. Já a Teoria de transição foi elaborada tendo forte influencia das publicações de Darwin, principalmente pelo declínio do individualismo utilitáristico. Já a escola das relações humanas teve como influencia a crise de 1929 e o desenvolvimento nas disciplinas de sociologia e psicologia. Abordagem quantitativa teve a grande influencia da segunda guerra mundial, período de desenvolvimento em conjunto de diversas áreas, como teoria da informação, física e matemática. A teoria dos sistemas teve como influencia o fim da segunda guerra mundial, onde ficou demonstrada a relação de interdependência dos países, o pensamento sistêmico como reposta a excessiva especialização e concepção que as organizações são sistemas abertos. Nas tendências contemporâneas a influencia do pós-modernismo e o pluralismo paradigmático desta escola. 
3- Quais as principais diferenças entre as contribuições que compõem a escola clássica de administração? Por que a administração cientifica e a gestão administrativa é estudada no âmbito da mesma escola? 
R: Existem diferenças desde quanto à visão da organização até em que a contribuição se baseia. Na teoria da burocracia, a exemplo é tratado um modelo ideal que simplifica e torna igualitários todos os estágios e componentes de uma organização. A administração cientifica e gestão administrativa está junta em tal âmbito, pois de certa forma, tem objetivos semelhantes e que se completam, sendo a primeira focada na melhoria da produtividade no nível operacional, enquanto a segunda na organização e sua efetividade.
4- Por que a burocracia é considerada um modelo ideal? Quais as suas principais disfunções? Encontre exemplos. 
R: A Burocracia é considerada um modelo ideal descritivo, pois é impossível de ser encontrado na prática em sua forma pura. Como disfunções têm a incapacidade de resposta e adaptação organizacional. Perda de visão do conjunto dos objetivos organizacionais, processo decisório lento, limites de formalização e manutenção do status quo. Ex.: a criação do D.A.S.P não foi suficiente para a que pessoas fossem funcionarias publicas através de concurso e do treinamento. O coronelismo deu lugar ao clientelismo e ao fisiologismo. 
5- Quais os princípios defendidos por Fayol ainda são válidos na atualidade? A contribuição de Taylor pode ser considerada ultrapassada? Justifique.
R: Como princípios de Fayol validos até hoje podemos citar a remuneração pessoal, principalmente pelo uso de participação de lucros que funcionários recebem na empresa. A equidade onde os funcionários devem ser respeitados e tratados de forma justa. A iniciativa, onde colaboradores podem opinar e se sentirem envolvidos nas decisões da empresa e por ultimo o espírito de equipe, com uso do trabalho em grupo e de equipes de profissionais de diversas áreas. As contribuições de Taylor não podem ser consideras ultrapassadas, pois são usadas até hoje. Como exemplo a divisão do trabalho e padronização de seus produtos pela rede mundial Mc Donalds. Este exemplo mostra que mesmo grandes empresas ainda usam elementos da administração cientifica. 
6- Quais são as principais ideias defendidas pelos autores representantes das teorias de transição? Quais são as escolas posteriores que se inspiram nas ideias desses autores?
R: Entre as principais ideias temos a de Follet onde ninguém poderia se realizar como pessoa se não fizesse parte de um grupo. Outra ideia defendida é que uma pessoa não deve dar ordens à outra, mas ambas devem concordar e obedecer aos requisitos da situação. As escolas posteriores que se inspiraram nas ideias desses autores foram: Relações Humanas e a Teoria dos Sistemas. 
7- Como experimentos de Hauthorne contribuíram para a consolidação da escola de relações humanas? Quais são as principais conclusões dessa escola? 
R: Pois através deste experimento foi possível provar o efeito do grupo na produtividade. Como principais conclusões desta teoria: Integração social do individuo é fator determinante de seu nível de produtividade e o aumento do interesse e preocupação com a melhoria de suas condições de trabalho. As organizações são compostas por diferentes grupos que não coincidem com a estrutura formal. 
8- Qual é a contribuição dos estudos sobre a motivação e liderança para a administração? 
R: A não aceitação do conceito homo economicus e a utilização da psicologia foram inicio para elaboração de diversas teorias sobre motivação e lideranças usadas até hoje na administração e essencial para qualquer organização. Como exemplo pode citar os estudos de Maslow e Herzberg.
 9- Qual é a relação existente entre a Segunda Guerra Mundial e o desenvolvimento da abordagem quantitativa em administração? O que é pesquisa operacional? 
R: O período da segunda guerra mundial foi de grande desenvolvimento das ciências exatas, usadas principalmente para mensuração e coletas de informação pelos militares. Esse conhecimento no pós-guerra foi incorporado às organizações e usado principalmente na quantificação de dados que auxiliassem na tomada de decisões. Pesquisa operacional é o uso de técnicas matemáticas e quantitativas, que possam facilitar a solução de problemas de administração. 
10- Quais são as principais contribuições da teoria dos sistemas para o pensamento administrativo? Em quais essas contribuições diferem das contribuições clássicas da administração? 
R: A teoria dos sistemas fornece um meio para interpretar as organizações e vai contribuir para uma abertura das visões interna e externa. Essa abordagem vê a organização como um sistema unificado e direcionado de partes inter-relacionadas. Assim, os administradores podem perceber a organização como um todo, composto por partes cuja atividade afeta, de forma inter-relacionada, a atividade de toda empresa e, paralelamente, como parte de um sistema maior que é o ambiente externo. Essas contribuições diferem principalmente, pois demonstram a organização como um sistema aberto que influenciam e é influenciado pelo meio. �
demonstravam as organizações como sistemas fechados, e cada uma estudando um subsistema da organização, mas sem relacioná-lo com o todo. 
11- O que é enfoque contingencial? Quais são as principais contingências identificadas pelas pesquisas nessa área?
R: O enfoque contingencial consolida-se a partir dos principais conceitos da teoria de sistemas. Baseados na concepção da organização como um sistema aberto, em continua interação com o ambiente onde está inserida, refutam os princípios universais de administração e defendem que uma variedade de fatores, tanto internos quanto externos à empresa, podem influenciar seus resultados. Como principais contingências têm a incerteza e a complexidade do ambiente externo, o tamanho da organização, tecnologia, tarefa e características do ambiente interno. 
12- Em que contexto se insere as tendências contemporâneas em administração? Quais são as principais diferenças existentes entre a teoria de ecologia populacional e a teoria institucional?
R: As tendências contemporâneas estão inseridas num contexto de pós-modernismo, como o fim da guerra fria, a globalização, o amplo uso das tecnologias de informação e a crescente importância do setor de serviços. A teoria ecologiapopulacional é determinista e simplista, não abordando o processo gerencial. Esta teoria ignora o processo de adaptação das organizações. Já a teoria institucional é voltada para o estudo de “campos organizacionais” e tem uma tendência de incorporar todos os fenômenos organizacionais sob a denominação “institucional”. 
13- O que é movimento de estudos críticos em administração? Qual a contribuição teórica de Alberto Guerreiro Ramos? 
R: Movimento que tem contribuído para uma maior abertura da administração a outras disciplinas. Os estudos críticos surgem como objetivo de conferir a palavra aos sujeitos historicamente das preocupações teóricas da administração. O Autor explica que as atividades humanas associadas não são necessariamente formais e explícitas. A alternativa teórica proposta pelo autor baseia-se no conceito de fato administrativo.
14- Quais das abordagens analisadas neste capítulo fazem mais sentido para você? Justifique. 
R: Teoria da contingência, pois a empresa e a sua administração são variáveis dependentes do que ocorre no ambiente externo, conforme a medida que o meio ambiente muda, também ocorre mudanças na empresa e na sua administração como consequência. Isto significa que na administração tudo é relativo e nada é absoluto. Para a teoria da contingência tudo o que ocorre na empresa depende da situação e do ambiente externo.

Outros materiais

Perguntas Recentes