Buscar

Quais os benefícios que o perfil empreendedor do secretario executivo pode causar nas organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quais os benefícios que o perfil empreendedor do secretario executivo pode causar nas organizações? 
R: O Secretário Executivo nas perspectivas atuais, das concepções dos cursos de graduação e das referências organizacionais destaca-se como um elemento chave da organização. Este profissional tem o perfil adequado para assessorar a gestão de empresas podendo efetuar projetos e diagnósticos de análise organizacional, fornecendo o suporte necessário para produzir as mudanças exigidas pelo ambiente interno e externo às organizações, tanto no que se referem às estratégias organizacionais, equipes de trabalho, cultura organizacional, gestão de empresas ou mesmo no que diz respeito às práticas de assessoria e promoção de eventos organizacionais, reorganização interna (layout, equipes de trabalho, arquivos, atendimento, etc.) ou ainda o suporte às relações externas com a comunicação evidenciada em negociações tanto nacionais quanto internacionais (BÍSCOLI E CIELO, 2004).
Assim, é perceptível que a comunicação organizacional circunda todas as atribuições do Secretário Executivo, permitindo a ele desenvolver uma visão abrangente do comportamento organizacional no seu ambiente interno e externo. Internamente rotinas se alteram, envolvendo os membros da organização numa situação nova, a partir de novas relações de trabalho, que podem se alternar entre temporárias e definitivas. Com isso mudam costumes, normas de relacionamentos, procedimentos de trabalho, mecanismos de coordenação, hierarquias, relações entre setores e entre empresas, e até mesmo valores, chegando a modificar a cultura da empresa. Externamente, a empresa pode se envolver em mudanças no seu ambiente de atuação, no foco estratégico, levando-a a buscar novos clientes, produtos ou serviços e relações empresariais.
Como a evolução do profissional de secretariado no contexto histórico contribuiu para o alcance de um perfil empreendedor?
R: Desde o início da profissão, que passa pela velha máquina de escrever até a ascensão de novas tecnologias, em especial, a internet, várias e significativas foram às mudanças referentes à função do secretário que culminaram com seu reconhecimento como profissão. 
Em concordância com tais mudanças, os profissionais tiveram que adequar-se a novos métodos, técnicas, competências e habilidades que se incorporaram a sua pratica administrativa, o que lhes permitiu notoriedade, espaço e ascendência. 
Paralelo a isso, houve também a busca constante por aperfeiçoamento, que (re) desenhou o perfil do profissional secretário em um novo molde mais desafiador, que prima pela excelência na execução das tarefas, mas que também participa a nível estratégico da organização. 
De acordo com Oliveira Neves (2007) “as megatendências obrigam um repensar desses profissionais. Desaparece a figura elegante, bem vestida e apenas digitadora e nasce um novo perfil: Gestor, empreendedor e consultor”. Torna-se importante destacar que, para o mercado, “não necessariamente empreender é lançar algo novo. Possivelmente inovar internamente também irá gerar resultados exponenciais” (KISS, 2008). 
Assim, “as empresas buscam profissionais capazes de criar, de se desenvolver, de inovar e ter iniciativa. Em outras palavras, querem profissionais capazes de gerar valor para a companhia” (KELBER, 2009). 
Associando as características ecléticas, multifuncionais e polivalentes do Secretário com o fator empreendedor, teremos um profissional preparado para os desafios próprios da atividade, capaz de gerenciar sua carreira, bem como conhecedor e assimilador de novas informações, competências genéricas, habilidades operacionais, comportamento ético e autárquico, formação e agilidade intelectual destacada.

Outros materiais