Buscar

A EMPRESA DE CORPO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A EMPRESA DE CORPO, MENTE E ALMA
Roberto Adami Tranjam
Resenhista: Marcos Alexandre Munaretto
I – INFORMAÇÕES BIBLIOGRAFICAS
Titulo: A empresa de Corpo Mente e Alma
Autor: Roberto Adami Tranjam 
Editora: Gente
Local de publicação: São Paulo
Edição: 6º
Data: 1997
II- PRINCIPAL TESE DO LIVRO
Para administrar uma empresa parece facil, isso dissem algumas pessoas, mais outras acham muito difícil, pois você precisa atender bem os clientes, agradar os funcionários e pessoas que trabalham diretamente com você como os bancos e acionistas. Para você conseguir sucesso na sua empresa, é preciso Ter uma visão dinâmica, e isso é feitos pôr lideres, onde os mesmos não vêem a empresa como um objeto apenas de ganhar dinheiro, e sim um lugar onde poderão expor suas idéias e contar com idéias alheias. E a empresa que não se modifica ficando sempre no mesmo conceito, concerteza ela não ira durar muito no mercado, isso é Ter uma empresa de corpo mente e alma.
III- SOBRE O LIVRO
A. Tipo de Livro:
	È um livro que serve para empresários e pessoas ligadas a área de administração, onde demostra como atuar dentro de uma empresa.
Organização do Livro:
O livro é formado pôr onze capítulos, cada um com um tipo variado de informações, mais um completando o outro, e é composto de um epilogo e dois apencies A e B.
Contexto.
Capitulo 01. O livro descreve que lideres vivem ao redor de problemas no seu dia dentro da empresa, chefes desmotivados, funcionários aborrecidos, todo dia há um problema, e a empresa que consta com esse tipo de problema, concerteza o seu concorrente ira saia na frente. Na empresa objeto onde funcionários constam-se como tarefeiros, disciplinados e compreem seu horário da trabalho, esses são mais valorizados, do que aqueles que querem expor suas idéias, essa é a empresa que não gosta de mudanças.
Nessa empresa o líder é considerando como masoquista, pois pensa somente em sua situação financeira, e para ele a situação de sua empresa nunca vai para frente.
Capitulo 02. Roberto Adami descreve o tipo de empresa que esta mais próxima de viram uma empresa-objeto, os funcionários da empresa não tem opiniões sobre as mudanças, a empresa desnorteada, abre filial e fecha filial, contrata lideres e demite delires, e isso acaba abalando a empresa para o lado ruim. Quando essa empresas fecham, geralmente é porque seus produtos não são aceitos pelos seus clientes, isso demostra o mal uso da mente da empresa, pois quem só pensa em ganhar a vida não consegue desenvolver o lado mente da empresa, consequentemente ela começa a lançar produtos e tirar produtos do mercado sem consultar seus clientes, essa empresa acaba ficando de “costa para o mercado”.
Capitulo 03. O autor demostra que a empresa sensível, é do tipo que o sentimento vem acima de tudo, as pessoas tem que se divertir, os funcionários tem que trabalhar em ambiente agradável. Na empresa sensível os funcionários ganharam recompensas sem se esforçar e com isso ela acaba criando funcionários dependentes e imaturos, que não consegue desenvolver sua autoconfiança, eles acreditam que sua conservação dentro da empresa, vai alem da comunicação, envolvendo a defessa de nossos sentimentos e de maneira honesta.
Capitulo 04. O autor descreve que o maior desinteresse da empresa gera quando você não compreende ela como um organismo vivo. È entendida pôr corpo a parte que é formada pôr recursos e processos, controles e materiais quando são maus usados formam a empresa objeto. Já a mente da empresa é a parte que pensa, a parte das estratégias, e quando a parte mente é mal utilizada torna –se uma empresa desnorteada. A Alma é a parte de onde pensamos que a empresa é uma sociedade formadas pôr pessoas e sentimentos, e assim são mal aproveitado tornando-se uma empresa sensível. A empresa objeto, usa demais o corpo, e a alma deixam para trás, e prensam somente no dinheiro. E as empresas sensível são aquelas que a alma predomina tem qualidade interna e espirito de equipe. E a empresa plena é proveniente de visão dinâmica.
Capitulo 05. O autor descreve que a empresa equilibrada faz que os lideres da empresa estejam empenhados no que estão fazendo e colocando a disposição dos funcionários um pensamento que a empresa também é dele, começando na nessecidade de um cliente e a satisfação do mesmo, pois agora eles sentem que quem pagas as contas da empresa são os próprios clientes, e assim colocam o melhor de si para a satisfação total dos consumidores. A mente ajuda muito na parte de planejamento, mais não é suficiente, já a alma cuida dos sentimentos das pessoas, formando assim grupos de trabalho mais unidos e com maior satisfação. Um dos pontos fortes da empresa é a comunicação. A empresa plena se destacará em qualquer lugar onde ela se instalar.
Capitulo 06. Roberto descreve a parte mente da empresa, que é a parte que garante o seu futuro, ela precisara estar sempre adaptada onde ela esta no momento e no futuro. A mente precisa sempre de projetos, pois ela não atua sem planejamento algum. Na empresa objeto somos sempre os mesmos pensando no presente e deixando o futuro de lado, e a mente já nos da uma serie de competências a mais. O mundo precisa de inovações, e isso a mente saber fazer muito bem, buscando tendências e oportunidade para a melhora da comunidade. Taylor foi um grande cientista de empresas de sua época, revolucionou a economia americana dando uma grande produtividade e eficiência para as empresas de lá.
Capitulo 07. O autor fala das empresa com alma, onde suas maiores característica são atender bem os seus clientes externos. Ele cita que a confiança é a base dos relacionamentos duradouros internos e externos. A missão sempre agrada as competências internas que farão o negocio dar certo e a alma busca informações do ambiente para elaboração dessas missões. A empresa com alma preocupa-se muito com a satisfação das pessoas, e zela pela grande quantidade de relacionamentos duradouros.
Capitulo 08. O corpo da empresa possui impasse entre controle e flexibilidade, que significa a burocracia que a empresa acaba adquirindo e com isso adquire também a grande insatisfação dos clientes. As empresas corpo estão se modificando, dando mais autonomia aos seus funcionários, e isso acaba afetando o trabalho do líder que acada deixando o funcionário mais autônomo. Na empresa corpo gera muita produtividade dos processos, ponto de equilíbrio, capital de giro e qualidade dos produtos.
Capitulo 09. O autor descreve a empresa em seu pelo funcionamento, suas tomadas de decisões com base nos seus pensamentos lineares, suas decisões baseiam-se no LUCRO = RECEITA – DESPESAS. Sua visão permite avistar a tríade que atua de maneira isolada. Todo empresário sabe que a concorrência esta cada vez maior, pois a tecnologia, as informações e os procedimentos estão conseguindo criar os produtos muitos parecidos, e a solução esta sendo os diferencias que estão sendo criados, servindo assim de atração. E para criar um diferencial é preciso lembrar do cinco itens que precisa ser seguido: imagem, inovação, serviços, qualidade e condições comerciais. O melhor produto e a criatividade de inovar e mudar, mais isso é somente papel do líder com alma que é capaz de propor essa criatividade.
Capitulo 10. Nesse capitulo o autor fala que primeiro precisa criar um departamento pleno que poderá compreender seus beneficiários que são: clientes internos e externos, para o que eles desejam e quais são suas necessidades. È necessário que as pessoas que trabalhem nesse departamento se transformem em uma equipe de alto nível. O departamento deve ser constituído de cargos, tarefas e afazeres. Os lideres dos departamentos de plenos são os autores das novas relações de trabalho.
Capitulo 11. Ele descreve que é péssimo para as empresas explicar quais foram os seus fracassos ou seus sucessos, e outras que são bem sucedidas mais seus lideres mal sabem explicar o sucesso realizado. A empresa plena é a empresade aprendizado, mais ela não surge naturalmente pois ela precisa de um gerenciamento, o pensamento sistêmico e a capacidade de diagnosticar a tríade, que os lideres concentrem o tempo e o esforço naquilo que a empresa necessita, o equilíbrio da empresa é a meta que ela deve conquistar, e isso é formado pêlos seus lideres exigentes que não querem somente o lucro da empresa e sim o seu equilíbrio no mercado.
D- QUADRO REFERENCIAL TEORICO E CONCLUSÕES GERAIS:
O autor descreve os variados tipos de empresa e o lado bom e ruim de cada uma delas, que elas necessitam se diferenciar das outras, sempre mostrando o que ela tem de melhor e procurando o sempre atingir o alvo que é a satisfação do cliente.
O livro tenta nos mostrar como um líder deve agir dentro de uma empresa, demostrando principalmente como ser um bom administrador enfrentando sempre seus fracassos e sucessos.
E- PUBLICO ALVO DO LIVRO
Esse livro é recomendado para profissionais e alunos da área de administração.
IV – AVALIAÇÃO
Para o entendimento da organização:
O autor do livro Roberto Adami Tranjan demostra pontos importantes de como Ter sucesso dentro da empresa, que podemos colocar em pratica nossas idéias, que todos dentro da empresa devem gostar do trabalho que estão realizando, resolver problemas sempre em grupos, e contar com as pessoas que estão ao se redor.
Principal contribuição do livro:
O livro contribuiu nos meus estudos demonstrando que existem vários tipos de empresa, e quais fatores precisam estar interligados para boa realização.
Critica pessoal
O livro me ensinou como agir dentro de uma empresa, como superar os desafios que iram aparecer no percorrer da sua existência. E um ponto negativo do livro é que há algumas contradições entre os capítulos.

Outros materiais