Buscar

Normas Básicas da ABNT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Normas da ABNT
Formatação
Papel: A4 – cor branca
Fonte: Times New Roman ou Arial- tamanho 12 – cor: preta. Nas citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, legendas e tabelas a fonte deve ter o tamanho 10.
Itálico: Deve ser usado nas palavras de outros idiomas. Esta orientação não se aplica às expressões latinas apud e et al.
Margens: Direita e inferior: 2cm / Esquerda e superior: 3cm
Parágrafos / Espaçamento: 1,5 entre linhas;
Numeração de páginas
A capa não é contada, conta-se a partir da contra - capa (folha de rosto), porém a numeração só aparece a partir da introdução.
Numerar na parte inferior a direita. 
Estrutura do trabalho
Pré-textuais:
Capa
Folha de rosto
Índice
Textuais:
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Pós-textuais
Bibliografia 
Anexos 
Capa
Folha A4, letra tamanho 12, com nome da escola na parte superior da folha, centralizado, caixa alta e em negrito; 
nome do aluno no caso de mais colocar em ordem alfabética um espaço abaixo no nome da escola, também centralizado, caixa alta e em negrito; 
título do trabalho centralizado e no meio da folha, caixa alta e em negrito;
cidade em caixa alta e, logo abaixo, o ano.
Folha de rosto
Nome do aluno na parte superior da folha, centralizado, caixa alta e em negrito 
Título do trabalho centralizado e no meio da folha, caixa alta e em negrito
Acrescenta-se uma nota em tamanho de letra 10, um espaço abaixo do título, alinhado a direita, justificado, espaçamento simples entre linhas, consiste na explicação de que se trata o trabalho, mencionado a escolaridade. Ex: Trabalho apresentado à disciplina História – da Profª. Ana Lucia; para obtenção de nota relativa ao 2º trimestre/2015
cidade em caixa alta e, logo abaixo, o ano.
 
Nome do Aluno
Titulo do Trabalho
 
 
 
Pesquisa apresentado à disciplina de História referente a abordagem de temas que tratam atualidade mundial para obtenção de nota referente ao 2º trimestre/2017 . Ana Lucia Martins 
 
 
  
 
 
 
 
 São Paulo
2017
Sumário
Consiste na enumeração dos capítulos do trabalho, na ordem em que aparecem no texto, com a página inicial de cada capítulo. 
INTRODUÇÃO
Iniciar em folha distinta apresentando o indicativo numérico (1), alinhado A parte introdutória abre o trabalho propriamente dito, anunciando o assunto a ser abordado.
Na sequência é necessário delimitá-lo, isto é, indicar o ponto de vista sob o qual será tratado; situá-lo no tempo e espaço; mostrar a sua importância e apontar a metodologia empregada (pesquisa bibliográfica, pesquisa de laboratório, etc).
DESENVOLVIMENTO
Iniciar em folha distinta apresentando um indicativo numérico, também chamado corpo do trabalho, deve apresentar o detalhamento da pesquisa realizada e comunicar seus resultados. O conteúdo pode ser subdividido em capítulos, dentro de uma estrutura lógica com que o tema foi desenvolvido.
Deve-se iniciar pelos títulos mais importantes do plano e subdividir cada um segundo o material disponível, em itens e subitens, adotando uma numeração progressiva até o final do trabalho. Esta divisão servirá de base para a realização do sumário.
CONCLUSÃO
Iniciar em folha distinta apresentando um indicativo numérico, alinhado à esquerda.
Constitui o ponto de chegada, isto é, deve apresentar a resposta ao tema anunciado na introdução. Não é apropriado iniciar afirmando que vai concluir. A conclusão é uma
síntese interpretativa dos elementos dispersos pelo trabalho, ponto de chegada das deduções lógicas, baseadas no desenvolvimento.
Referências Bibliográficas 
Deverão estar dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor e ou sites
Exemplos:
MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. 
www.google.com.br
Anexos
Legenda na imagem ABNT -  Associação Brasileira de Normas Técnicas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais