Buscar

Gabarito do curso de Gestão Qualidade EAD

Prévia do material em texto

O que é EaD (Educação a Distância)?
Educação a Distância é um processo puramente online, que utiliza plataformas computacionais e comunicação via internet, para veicular cursos a alunos que os acessam de maneira remota.
 
Qual a diferença entre EaD e Educação Online?
A educação on-line pode ser definida como uma abordagem à educação que utiliza a Internet, incorporando tecnologias para se comunicar e colaborar em um contexto educacional. Isso inclui a educação à distância e  a tecnologia que complementa o treinamento tradicional presencial com componentes baseados na web e ambientes de aprendizagem onde o processo educacional é experimentado on-line. 
 
 O que é um LMS? Quais os tipos existentes?
Em português, é comum utilizar-se a expressão AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) para designar os LMS’s (Learning Management System).  É um ambiente virtual, um espaço online de aprendizagem, onde estudantes estudam, acessando conteúdos, realizando suas provas e demais atividades e interagindo com colegas e professores. Além disso, esse sistema permite que se faça a gestão do processo educacional, tanto no formato online puro (educação a distância), quanto no formato híbrido, com aulas presenciais apoiadas por serviços online.
 
O que um LMS oferece para uma escola?
Um LMS oferece um caminho mais rápido e controlado na adoção de educação online. Num LMS os processos educacionais apoiados em tecnologia já estão construídos de maneira profissionalmente aceitável. O LMS encurta o caminho para educação apoiada em processos digitais.
 
 Quais os fatores que qualificam um LMS?
Existem centenas de sistemas no mercado. Cada um foca em certos (ou muitos) tipos de sistemas educacionais, e faca em um determinado tipo de uso. Então, escolher o LMS apropriado é importante. E será apropriado quando fornece a funcionalidade definida pela escola. Além da funcionalidade existem aspectos técnicos (de computação e comunicação) a serem avaliados. A tendência atual são LMS que funcionam no formato como assinatura operando na nuvem (internet).
 
 Qual a principal razão para uma escola adotar um LMS?
Uma escola deve considerar a adoção de um LMS no primeiro instante em que começa a planejar a incorporação de processos de educação apoiados em tecnologia. As razões para uma escola incorporar processos de educação online são várias: (1) redução de custos; (2) melhoria da qualidade do ensino; (3) acesso a alunos de maneira remota; (4) utilizar a linguagem familiar aos alunos.
 
 Quais as dificuldades a serem enfrentadas na incorporação de educação online?
As maiores dificuldades ocorrem no início do processo, quando cursos precisam ser migrados para a plataforma online, professores precisam ser treinados e processos e políticas da escola precisam ser adequadamente revistos.
 
 
 Quais os custos envolvidos na adoção de um LMS?
Os principais custos são: (1) contratação do LMS; (2) treinamento da equipe que cuidará dos processos online; (3) treinamento dos professores; (4) realização do  projeto instrucional da escola e de cada curso (disciplina); (5) produção e editoração do conteúdo e das atividades de cada curso (disciplina). Para maiores detalhes, acessar: Artigo 3 - A tecnologia pode reduzir custos e melhorar a qualidade da educação
 
Como organizar as mudanças para a adoção de um LMS?
A recomendação, para quem começa, é óbvia. Inicie com processos mais simples e enriqueça na medida em que você ganhar experiência e confiança no uso das técnicas mais poderosas. Para mais detalhes, acessar: Artigo 10 – Entenda o que são os LMS – Learning Management Systems [2]
 
Quais os formatos de cursos online?
Três são os processos típicos que podem ser incorporados num programa de aprendizagem.
a. Aprendizado em cursos
Cursos são os formatos mais utilizados pelas escolas e empresas de treinamento. São processos que têm início e fim, e percorre conteúdos e atividades numa sequência previamente planejada.
b. Aprendizado em comunidades de aprendizagem
Uma comunidade de aprendizagem online é um espaço na web que trata de um particular assunto, onde pessoas interessadas nesse assunto a frequentam para compartilhar experiências, trocar ideias e participar de discussões. O conteúdo é trazido pelos próprios participantes e, o foco sendo tratado na comunidade, é também definido por eles
c. Aprendizado no trabalho com orientação de tutor
Esse modelo é utilizado principalmente nos processos de aprender enquanto se faz (onthejob training). Um tutor, ou mentor, ou coach, ou mestre, orienta o aprendiz enquanto este realiza o trabalho, tirando suas dúvidas, corrigindo-o e propondo desafios. Com uso de recursos online, o processos de comunicação síncrono (onde mestre e aprendiz se comunicam ao vivo) pode-se dar por mecanismos tipo “chat” ou de videoconferência.
 
 
 Cursos online são mais eficientes que os presenciais?
A educação on-line pode parecer relativamente nova, mas anos de pesquisa sugerem que pode ser tão eficaz como cursos tradicionais e, muitas vezes, até mais eficaz. De acordo com uma análise do departamento norte-americano de educação e de estudos com mais de 1.000 experimentos, os alunos on-line tendem a superar a maioria dos estudantes em sala de aula independentemente das disciplinas e da demografia. Outra grande revisão publicada no mesmo ano descobriu que os estudantes on-line tinham a vantagens de 70 por cento do tempo.
 
 Cursos online não afastam professores de alunos?
Temos, aqui que separar o tipo de curso, se online puro (EaD) ou se híbrido (presencial com apoio online). No caso de EaD, sequer professores existem. Existem autores e facilitadores. O estudante interage com o software, seu conteúdo e com os facilitadores (tira-dúvida).  Nos cursos híbridos o que acontece é que o relacionamento professor aluno se estreiam, se aprofundam. Nesse caso o professor está ao lado dos alunos tanto em sala de aula como interagindo com eles fora do horário de aulas, nos fóruns, sala s de chat e outros meios de interação professor-aluno.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes