Buscar

ARTES DISCURSIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ARTES DISCURSIVAS 
1-ESTAMOS EXPOSTOS... Pag 22 
Sobre…Qual é a primeira matéria necessária para que música exista? Justifique sua resposta. 
R: A musica é formada basicamente por sons que possuem características e formas de expressões que valem a pena ser analisados. Os sons articulados entre si e com inúmeras variações que podem ser produzidas, geram os mais diferentes tipos de música. 
2-OS PCNS EM ARTES...Pág 243/244 
Sobre a abordagem triangular de Ana mãe Barbosa, responda: quais os pilares da abordagem triangular? explique cada um deles 
R: Os pilares são: a leitura de imagem, história da arte e fazer artístico. 
A leitura de imagem no ensino de arte desenvolve habilidades de ver, julgar e interpretar as qualidades das obras, compreendendo os elementos e as relações estabelecidas no todo. 
A história da arte sem inclinação á linearidade, privilegiava a aproximação com a história pessoal do aluno, com seu cotidiano, estabelecendo relações entre manifestações culturais. 
Fazer artististico com base no processo criativo, na interpretação e representação pessoal, o fazer artístico constituía um reforço, um estimulo a construção o conhecimento na leitura e na história. 
3- FUNDAMENTANDO-SE NOS PRINCIPIOS... Pag 158 
Sobre a inserção de meios tecnológicos na educação responda: qual a influência das tecnologias sobre o processo de criação artística? apresente argumentos sobre sua resposta e Cite dois exemplos de manifestações artísticas atrelados e Tecnologia. 
R: 
4- A ULTILIZAÇÃO DA COMPOSIÇÃO... Pag 23 a 26 
Em relação à qualidade do som...apresente quais os parâmetros básicos da música e suas funções 
R: A altura do som é um dos principais parâmetros da musica, pois ela define se um som é mais grave ou mais agudo. Normalmente as alturas são expressas pelas notas musicais, pela distribuição de sons de alturas diferentes que surgem as melodias. 
A intensidade é a qualidade que define se um som é mais forte ou fraco. É comum dizermos toque mais alto ou toque mais baixo quando nos referimos ao volume da musica sendo que o correto seria falarmos toque mais forte ou toque mais fraco. 
A duração de um som pode ser mais longa ou mais curta, devemos saber que sons de diferentes comprimentos podem resultar em um ritmo sendo que ele é um importante componente da música. 
O timbre é resultado sonoro percebido por nós quando ouvimos um instrumento ou voz. É pelo timbre que conseguimos distinguir a fonte de um som, quem ou qual instrumento o emitiu. Através do timbre podemos identificar a voz ou o instrumento que esta emitindo o som. 
5- O ELEMENTO CENTRAL DA DANÇA... Pág 177 
Sobre o movimento corporal a... Explique os quatro fatores que compõem o esforço manifestado através do movimento R: O peso se refere as mudanças de força utilizadas pelo corpo para se mover. É a intenção ou sensação de realizar o movimento. Podendo ainda ser classificado em ativo e passivo. 
Tempo as qualidades podem ser lento ou rápido, apresentando variações na velocidade, podendo o movimento se tornar mais rápido ou mais lento. 
Espaço as qualidades podem ser direto ou indireto, este fator se refere a localização e a atenção do onde o movimento espacialmente ocorre. 
Fluência as qualidades podem ser livre e controlada. O fator fluxo se relaciona a fluidez, a progressão ao como do movimento.

Outros materiais