Buscar

AV 2017 FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702944724)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Max Weber, em sua teoria da dominação, identifica três tipos puros: dominação legal-racional ou burocrática, dominação tradicional ou patrimonial e dominação carismática. Explique dominação legal-racional ou burocrática de acordo com a classificação de weber.
		
	
Resposta: Um exemplo da teoria da dominação legal-racional seria a do Estado sobre o povo.Dominação embazada por leis e direitos.
	
Gabarito:
Dominação racional-legal ou burocrática é aquela baseada em constituições, leis e normas de modo geral.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702836871)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir do pensamento de Durkheim identifique no texto abaixo: I - como a consciência coletiva se manifesta. II - como a coerção social se manifesta. "Um jovem que havia ingressado recentemente na universidade foi convidado para uma festa de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal, compareceu vestido com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento" (UEL/2009).
		
	
Resposta: De acordo com o texto como o jovem estava de vestimentas diferentes daquele grupo,a conciência colitiva se manifestou que ele estava erradoem visão daquele grupo e logo se manisfestou uma coerção social,sobre esse fato social.Que fez o próprio jovem se sentir mal por estar diferente.
	
Gabarito: I - a consciência coletiva está expressa no conhecimento, do grupo dos veteranos, acerca do traje adequado para a festa. II - a coerção social está nos risos, cochichos, comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702691652)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conhecimento de senso comum surge da necessidade de o homem enfrentar os desafios cotidianos. Esse foi um dos primeiros tipos de conhecimento produzidos pelos indivíduos com a finalidade de compreender a natureza e transformá-la em benefício próprio. Sobre este tipo de conhecimento é CORRETO afirmar que: I. Resulta de uma saber acrítico. II. Compreende a sistematização e coleta de dados. III.Apresenta um caráter espontâneo. IV Depende de valores pessoais.
		
	
	I, II, III e IV estão corretas
	
	II e III estão corretas. .
	 
	I, III e IV estão corretas.
	
	III e IV estão corretas.
	
	I e IV estão corretas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702948215)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos afirmar que as ciências sociais se constituíram como um campo de conhecimento envolvendo saberes relativos às disciplinas:
		
	
	Sociologia, antropologia e filosofia.
	
	Antropologia, biologia e filosofia.
	 
	Antropologia, ciência política e sociologia.
	
	Antropologia, filosofia e biologia.
	
	Ciências naturais, ciência política e psicologia
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702684831)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A questão fundamental da antropologia foi sempre, desde o seu surgimento, estabelecer as bases científicas do conhecimento da relação entre o eu "o pesquisador" e o "outro" o pesquisado, encarados, por princípio, como entidades diferentes e autônomas". (Cristina Costa. Sociologia: uma introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2000). O fragmento de texto acima expressa a necessidade, por parte do antropólogo, do exercício da alteridade, que pressupõe a valorização do(a):
		
	
	Etnocentrismo
	
	Preconceito
	 
	Diversidade cultural
	
	Senso comum
	
	Padronização cultural
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702302541)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	John Locke, representante do pensamento liberal, indica como ponto principal para a criação da sociedade civil:
		
	
	O poder da nobreza;
	
	O trabalho proletário;
	
	Os ricos e a acumulação de bens.
	
	O poder da burguesia;
	 
	O contrato social;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702140514)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O surgimento da Sociologia foi decorrente da necessidade de:
		
	
	Manter a interpretação dogmática da realidade como patrimônio de um restrito círculo sacerdotal.
	 
	Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever os fenômenos sociais.
	
	Condicionar o indivíduo, através de valores simbólicos, a agir e pensar conforme os ensinamentos prescritos pelos deuses.
	
	Considerar os fenômenos sociais como propriedade exclusiva da forças mitológicas.
	
	Manter uma estrutura de pensamento mítica para a explicar as origens da hmanidade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702653332)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Durkheim, ao estudarmos o comportamento do individuo, as maneiras de fazer algo, de sentir, como se portar ou pensar e que se localizam no exterior das consciências individuais, ainda que nelas opere alguma repercussão, sendo sempre movidos por energias sociais de origem coletiva, nunca individual, estamos nos referindo:
		
	
	às relações sociais
	
	às dominações sociais
	 
	aos fatos sociais
	
	às reações sociais
	
	às ações sociais
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702733755)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A luta de classes cumpre uma função importante: é ela que faz as mudanças sociais acontecerem. É portanto, o motor da história. Esta afirmação se refere ao pensamento de que autor?
		
	 
	Émile Durkheim.
	
	Charles Darwin.
	
	Max Weber.
	 
	Karl Marx.
	
	Auguste Comte.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702771467)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(ENEM 2011) Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática. (SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em: http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado) Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque
		
	
	determinam o papel do Estado nas transformações socioeconômicas.
	
	aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.
	
	privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.
	 
	pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.
	
	propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.

Outros materiais

Perguntas Recentes