Buscar

QUESTIONÁRIO SISTEMA NERVOSO COMPARADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 – O que se entende por sistema nervoso difuso? Onde é encontrado?
Resp. É uma rede desordenada de neurônios e, se um pulso nervoso é desencadeado em um deles, é transmitido a todas as células que com ele se comunicam através de sinapses, e destas as outras, resultando em respostas pouco elaboradas. É encontrado nos Cnidários.
2 – Como se apresenta o sistema nervoso dos Platyhelminthes, tomando por base a planária. Por que o sistema nervoso da planária é considerado centralizado.
Resp. O sistema nervoso se apresenta composto por um par de gânglios cerebróides localizados na parte anterior, bem diferenciada, que se ligam a pares de nervos longitudinais. Associados a este sistema nervoso simples podem encontrar-se, nos animais de vida livre, órgãos dos sentidos rudimentares, nomeadamente ocelos, que apenas permitem a percepção da luz/sombra e de movimento. Porque esses dois pares de gânglios cerebróides juntos formam uma centralização nervosa (cérebro).
3 - Como se apresenta o sistema nervoso dos anelídeos, tomando por base a minhoca.
Resp. O sistema nervoso é centralizado, do tipo ganglionar ventral em escada de corda. Há um par de gânglios cerebróides localizados sobre a faringe (supra faríngeos), de cada um dos quais parte um cordão nervoso longitudinal e ventral. Em cada anel há um par de gânglios dos quais partem nervos que se dirigem para os órgãos e para a superfície do corpo.
4 – Estabeleça uma comparação entre os sistemas nervosos dos cnidários, platelmintos e anelídeos.
Resp. 
	Cnidários
	Sistema nervoso difuso formado por rede de células nervosas. Existência de células fotossensíveis e estatocistos.
	Platelmintos
	Primeiros animais dotados de um sistema nervoso central, constituído por um par de gânglios cerebróides e um anel nervoso, ligados a cordões longitudinais.
	Anelídeos
	Sistema nervoso ganglionar ventral. Em cada anel um par de gânglios.
5 – Como se apresenta de modo geral, o sistema nervoso dos moluscos?
Resp. A configuração do sistema nervoso central é muito característica, dois gânglios cerebróides, situados por cima da faringe, parte para trás dois pares de cordões: os cordões pedálicos (ventralmente ) e os cordões pleuroviscerais ( lateralmente ). Quanto aos órgãos do sentido encontram-se com regularidades os olhos, estatócitos para o equilíbrio. Os olhos são habitualmente de estruturas simples, porém atingem um alto grau de diferenciação nos representantes da classe cefalópodes.
6 – Faça comentários gerais sobre o sistema nervoso dos artrópodes.
Resp. Os artrópodes possuem sistema nervoso do tipo ganglionar ventral, com posto de 01 par de gânglios supra-esofágicos dorsais, o anel periesofágico une os gânglios supra-esofágicos aos gânglios subesofágicos, possuindo vários pares de gânglios ao longo de seu corpo.
7 – Por que as aranhas apresentam um sistema nervoso mais aperfeiçoado que os outros artrópodes?
Porque o cérebro é uma massa ganglionar anterior situada acima do esôfago. Contêm os centros ópticos e os destinados às quelíceras. O restante do sistema nervoso consta de nervos e gânglios localizados no abdome e tórax. Os órgãos sensoriais são freqüentemente os pêlos sensoriais, olho e órgãos sensoriais em fenda (detecção de vibrações sonoras)., permitindo assim uma Gam maior de ações coordenadas do que os demais artrópodes.
8 – Faça um desenho do encéfalo humano colocando suas partes.  
	
9 – Cite as funções de cada parte do encéfalo humano.
Resp. Tálamo → Centro de recepção, decodificação e transmissão de impulsos captados de órgãos sensoriais para específicas regiões do cérebro. 
 Hipotálamo → Região responsável pela regulação metabólica de um organismo, atuando, por exemplo, na concentração hídrica, no controle térmico, na produção de suor, na pressão arterial, no estado emocional, na sensação de fome e sede, no comportamento sexual e reações orgânicas, como o ciclo menstrual. . 
 Bulbo → Representa o centro vital de um organismo, pois rege o funcionamento de variados sistemas e órgãos determinantes para a sobrevivência, sedo regulador do sistema respiratório, aparelho cardíaco, aparelho digestório, e colabora com as fisiologias relacionadas à deglutição, salivação, espirro e tosse. . 
 Ponte → Região do cérebro que efetua a inversão dos estímulos nervosos emitidos da coluna espinhal, proporcionando, por exemplo, que o lado direito do cérebro coordene o lado esquerdo do corpo e vice-versa, além de auxiliar em algumas atividades realizadas pelo bulbo, interferindo no mecanismo respiratório. . 
 Cerebelo → Controla os movimentos do corpo (ato de caminhar e correr), bem como proporciona o equilíbrio do organismo. . 
 Mesencéfalo → Centro dos sentidos de um organismo, regendo a coordenação da visão, audição, olfato, de acordo com referenciais de estímulo, ou seja, percepção de características de um objeto (dimensões e cores), a identificação de um som e odores.
10 – Onde fica localizada a medula nervosa e quais suas funções.
Resp. A medula localiza-se no interior do canal vertebral com limite superior no forame magno no crânio e inferior na 2ª vértebra da coluna lombar (L-2). Ela é responsável pela transmissão dos impulsos nervosos entre o cérebro e o restante do corpo. É um elo de ligação. Por esse motivo, quando algum ponto da medula sofre algum dano, a pessoa pode perder os movimentos e a sensibilidade de certas regiões do corpo, pois não há mais a troca de impulsos nervosos, de informações entre eles.
11 – Quais são as funções do sistema nervoso autônomo. A) simpático B) parassimpático.
Resp. a) O sistema nervoso autônomo simpático, de modo geral, estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. O sistema simpático é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial, da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo. Tem ação essencialmente vasoconstritora, mediante a libertação do neurotransmissor norepinefrina (vasoconstritor) pelos seus botões terminais, ao contrário do Parassimpático. 
b) O sistema nervoso autônomo parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial, entre outras, que tem ação vasodilatadora mediante a libertação de acetilcolina. 
12 - O que se entende por nervo? Faça o desenho de um corte transversal do nervo colocando o nome de seus componentes. 
Resp. O nervo é uma estrutura anatômica formada por múltiplos axônios e dendritos neuronais, responsável pela transmissão do impulso elétrico nervoso.
� PAGE \* MERGEFORMAT �3�

Outros materiais