Buscar

resumo filme cidade de Deus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SÍNTESE DO FILME “CIDADE DE DEUS”
O filme "Cidade de Deus" tem como foco central o crescimento da violência e da criminalidade, situado nos anos 70 e 80, mostra como o tráfico de drogas nas favelas se iniciou, entre várias práticas marginais, como assaltos e roubos, até se firmar como atividade principal das gangues. Vemos a força e o poder econômico que essas novas quadrilhas atingiram, a ponto de serem hoje um poder paralelo, que desafia o estado, impondo suas próprias exigências.
Relata trabalhadores honestos e bandidos, em áreas bem definidas e discriminadas. Embora ambos compartilham situações miseráveis e de exclusão, nem todos reagem da mesma forma a esses problemas. O que faz com que diante a miséria e suas condições degradantes, alguns optem pelo crime e outros não, 
 	O filme narra três adolescentes e seus irmãos menores, Buscapé e a dupla Bené e Dadinho. No inicio, os adolescentes executam pequenos golpes e assaltos. Não planejam matar ninguém, se ocorreu foi imprevisto. Dadinho se diferençava pela intensidade de sua violência e agressividade. Vemos que Dadinho, depois foi batizado por um pai de Santo de Zé Pequeno e a partir daí, Zé Pequeno se transforma num chefão da droga. Que com sua quadrilha sai ameaçando e matando as pessoas sem dó, impondo suas regras pela violência. Em determinado momento, Bené se apaixona. Planeja abandonar o crime e viver em outro lugar. Faz uma festa de despedida, onde é acidentalmente morto. Essa perda radicaliza a violência de Zé Pequeno.
No filme vemos crianças totalmente abandonadas na rua, entregues à violência mais desenfreada. A ausência de pais, adultos ou famílias, o abandono, a falta de limites e repreensão são umas das maiores causas da violência e criminalidade. A agressão desimpedida sem restrições torna o convívio social impraticável. Devemos lembrar que mesmo os animais têm "regras" ou "leis" de convivência para a vida em comunidade.
O abandono das crianças, com suas graves consequências, por decorrer basicamente do inconsciente dos pais, se dá em qualquer classe social. Porém, nas classes mais pobres os pais podem se ver impedidos de exercerem suas funções pela situação adversa em que vivem, como a miséria, que os priva da possibilidade de darem a seus filhos aqueles cuidados que são indispensáveis. 
Também, o filme mostra que muitas crianças e jovens acabavam se juntando ao trafego de drogas porque convivem com isso desde pequenas, isso se torna natural para eles, essas atitudes de violência e agressividade, ver pessoas sendo executadas o tempo todo. Muitos tinham como sonho, ser um bandido muito respeitado, pois esse era o jeito mais fácil de ganhar dinheiro e respeito na favela. Mesmo assim há alguns, raros, que optaram dizer não a criminalidade, e que acabaram até morrendo por isso.

Outros materiais