Buscar

SIGILO ÉTICA 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Discentes: 
		Chyntia Soares
		Djaline Pontes
		Ivo
		Rejane França
		Yasmin
		
Docente: Dra. Caroline Marim
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
GRADUAÇÃO EM SECRETARIADO EXECUTIVO
Sigilo
Recife 
2017.2
Conceitos
Soto, após explicar que a ética é uma ciência que vem da filosofia, acrescenta que “...é o estudo sistemático da natureza dos conceitos axiológicos, como ”bem”, “mal”, “correto”, “equivocado”, e dos princípios gerais que justificam a aplicação deles a alguma ação ou ato” (2008:6). 
“Ética é a pessoa que, livremente, com a consciência bem formada e reta intenção, aplica sua inteligência na procura da verdade e sua vontade na busca do bem em todas as circunstâncias.” (Whitaker, Maria do Carmo)
"O que proponho [...] é muito simples: trata-se apenas de refletir sobre o que estamos fazendo". Arendt (2001, p. 13)
Ceneviva (1996:17), ao considerar o dever de não revelar o segredo, distingue o dever ético do dever jurídico. Este último tanto pode decorrer de imposição legal (para médicos, advogados, consultores, profissionais do secretariado, funcionários públicos da administração direta ou indireta, entre outros) quanto de vínculo contratual (os contratos de “know-how”, o conhecimento adquirido em função da relação contratual de trabalho, e outros). 
Capítulo III - Dos Deveres Fundamentais
Art.5º. - Constituem-se deveres fundamentais das Secretárias e Secretários:
Considerar a profissão como um fim para a realização profissional;
Direcionar seu comportamento profissional, sempre a bem da verdade, da moral e da ética;
Capítulo IV - Do Sigilo Profissional
Art.6º. - A Secretária e o Secretário, no exercício de sua profissão, deve guardar absoluto sigilo sobre assuntos e documentos que lhe são confiados.
Art. 7º - É vedado ao profissional assinar documentos que possam resultar no comprometimento da dignidade profissional da categoria.
Código de Ética do 
Profissional de Secretariado
Não podemos esquecer que antes de um Código 
de Ética Profissional existe um 
Código de Ética Pessoal. 
Ex-secretária da Coca-Cola é condenada a oito anos de prisão;
Conspiração e roubo de segredos comerciais da empresa;
Valor da negociação US$ 1,5 milhão, além de documentos e amostras de produtos que ainda seriam lançados;
 Joya Williams, 41 anos, secretária e assistente do Diretor da marca global da Coca cola.
Estudo de caso
Qual o comportamento esperado do profissional de secretariado quando o sigilo profissional entra em confronto com seus princípios morais?
Hannah Arendt
Uma ética em Hannah Arendt não implica em regras de conduta determinadas, por valores imutáveis, situados fora do sujeito que pratica a ação, pois, é em seu íntimo, através do pensamento, que as relações estabelecidas com os outros ganham significado.
Vita contemplativa
Vita activa
Esfera pública
Banalização 
do mal
Esfera privada
É pelo pensamento que a responsabilidade pessoal do homem diante do mundo e das gerações futuras, aflora de modo a vencer toda apatia, toda futilidade e todo mal que corrompem o espaço público e a liberdade humana
O fato de que o homem é capaz de agir significa que se pode esperar dele o inesperado, que ele é capaz de realizar o infinitamente improvável (ARENDT, 2001, p. 191).
Referências
ARENDT, H. A Condição Humana. Editora Forense, 2007.
SERRA, Maria Olília, SILVA, Cacilda Bonfim, A questão ética em Hannah Arendt, Cad. Pesq., São Luis, v. 14, n. 2, p.09-118, jul./dez. 2003.
WHITAKER, Maria do Carmo e CAVALCANTI, Thais Novaes, Ética e Sigilo nas empresas e os profissionais de secretariado, Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 25-45, jan./jun. 2010. 
PINTO, Francisco Rogério Madeira Pinto, Ética e Política no pensamento de Hannah Arendt, Dissertação (Mestrado em Ciência Política), Programa de Mestrado em Ciência Política, Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília, Brasília, 2006. 
Ex-secretária da Coca-Cola é condenada a oito anos de cadeia por oferecer segredos da empresa. O Globo. Rio de Janeiro, 23 maio 2007. Disponível em: < http://oglobo.globo.com/economia/ex-secretaria-da-coca-cola-condenada >. Acesso em: 13 out. 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais