Buscar

Discursiva de Avaliação, Educação e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

segue alguma perguntas avaliação, Educação e sociedade
 1 - Descreva os princípios da avaliação institucional que orienta a efetivação dos SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior : Caiu na prova
 Resposta Correta: Responsabilidade social com a qualidade da educação superior; - Reconhecimento da diversidade do sistema; - Respeito à identidade, à missão e à história das instituições; - Continuidade do processo avaliativo; - Globalidade, isto é, compreensão de que a instituição deve ser avaliada a partir de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, visto em sua forma orgânica e não de forma isolada. 
2 - As perspectivas de uma avaliação Institucional. Caiu na prova
Resposta correta: Hoje não se discute se a avaliação institucional deve ser ou não realizada, sua implementação deve ser para o desenvolvimento institucional. Outros aspectos que são discutidos atualmente, são filosofia, objetivos e metodologias. Por esse motivo a instituição deve encara-la com competência, seriedade, rigor, e paciência, pois envolve questões plurais. Pois a realidade que se pretende avaliar é dinâmica, contraditória e multifacetada.
3 - A função dos instrumentos de avaliação no processo de aprendizagem. Caiu na prova
Resposta correta: Como processo, a avaliação requer observação e percepção voltadas ao nível de desempenho e de contribuição do aluno em sua ação formativa, no entanto, instrumentos podem ser utilizados no processo avaliativo, para que o estudante possa revelar de forma explicita expressões de sua aprendizagem. A concepção de avaliação como processo e a adoção de instrumentos auxiliares de avaliação do desempenho estudantil não se contrapõem, na medida em que os resultados quantitativos não se sobreponham aos qualitativos.
4 - Diferença entre processos de avaliação e verificação. Caiu na prova
Resposta correta: As diferentes formas de obtenção de resultados se resumem a duas: avaliação e verificação. A qualidade do processo avaliativo deve prevalecer sobre o aspecto quantitativo de verificação. Observa-se que o ato de avaliar envolve busca de valores e sabe-se que, para as ciências humanas, o vocábulo avaliação tem uma aceitabilidade bem maior por causa de seu caráter pedagógico. A verificação, pode estar ligada ao ato de um concurso público, vestibular, visto um processo mais rápido, quantitativo de constatação de valor numérico, já na Avaliação pontuamos o desempenho do estudante ou de qualquer outro profissional, um diagnóstico da realidade, ou seja, aluno x aprendizagem, ao longo do processo de ensino –aprendizagem para tomadas de decisão.
5 - Sobre a relação entre e o ensinar o e avaliar. Caiu na prova
Resposta correta: A aprendizagem ocorre significativamente quanto maio for a interação entre o ato de ensinar e o de avaliar. Avaliar a aprendizagem do aluno significa avaliar o ensino oferecido. Não havendo a aprendizagem esperada, o ensino não terá cumprido sua finalidade de fazer aprender. Não se avalia o aluno para saber se ele aprendeu a informação que lhe foi repassada pelo professor e, sim, para saber se ele, além dos conhecimentos construídos a partir das informações transmitidas pelo professor ou buscadas por ele próprio, adquiriu as competências, capacidades e habilidades essenciais para sua participação efetiva na sociedade, que deveriam ser desenvolvidas pela escola, diante de sua responsabilidade de formar integralmente os alunos, para que eles possam viver o hoje e preparar-se para o amanhã. 
6 - Descreva um texto justificando o conceito de avaliação. caiu
Resposta correta: A avaliação precisa ser entendida, principalmente por docentes, como elemento importante e fundamental para a tomada de decisões a respeito de questões do cotidiano escolar, mas sobretudo, quem avalia precisa ter pleno domínio sobre as concepções de caráter contínuo e cumulativo, bem como do caráter formativo e somativo em qualquer área do conhecimento, além de reconhecer que a avaliação visa redirecionar, realimentar e valorizar o papel do ensino em função da aprendizagem. O objetivo maior da avaliação, não é identificar o quanto o aluno sabe e com que profundidade aprendeu os conteúdos, mas verificar os caminhos que o levaram a esse conhecimento.
7 - A finalidade da avaliação no processo educativo
Resposta correta: A avaliação da aprendizagem passa a ser um instrumento que auxiliará o educador a atingir seus objetivos propostos em sua prática educativa. ... Sabe-se que no atual processo educacional a avaliação é usada simplesmente para classificar os alunos, o que não tem contribuído para melhorar a aprendizagem.

Outros materiais