Instrumentos Legais
9 pág.

Instrumentos Legais


DisciplinaAdministração Pedagogica:instrumentos Legais102 materiais241 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o excerto a seguir: 
\u201cA gestão democrática não é só um princípio pedagógico. É também um preceito constitucional. O parágrafo único do artigo primeiro da Constituição Federal de 1988 estabelece como cláusula pétrea que \u2018todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente\u2019\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://institutogate.com.br/download/artigos/Luciana%20Machado.pdf> Acesso em 16 set. 2016.
De acordo com o texto-base Projeto político-pedagógico e gestão democrática, a gestão democrática exige uma ruptura na prática administrativa da escola com o enfrentamento das questões da exclusão e reprovação e da não permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares. Esse compromisso implica:
Nota: 10.0
	
	A
	a transferência da responsabilidade de construção do projeto político-pedagógico aos pais.
	
	B
	a necessidade de abordagens behavioristas, como forma de estimular o bom comportamento.
	
	C
	a construção coletiva de um projeto político-pedagógico ligado aos interesses e necessidades da população.
Você acertou!
A gestão democrática é um princípio consagrado no artigo 206, inciso I, da Constituição Federal, e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira. A LDB (Lei nº 9.394, de 1996) define também normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios estabelecidos pelo artigo 14: I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalentes. A gestão democrática exige uma ruptura na prática administrativa da escola com o enfrentamento das questões da exclusão e reprovação e da não permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares. Esse compromisso implica a construção coletiva de um projeto político-pedagógico ligado aos interesses e necessidades da população (texto-base Projeto político-pedagógico e gestão democrática, p. 166)
	
	D
	a valorização da meritocracia, pois os alunos que permanecem no ambiente escolar sem dificuldades devem ser premiados.
	
	E
	o controle total do ambiente escolar, requerendo dos profissionais da educação planejamento e previsão impecáveis.
Questão 2/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o extrato de texto a seguir:
\u201cNos últimos anos, várias pesquisas evidenciaram que os processos de formação continuada não têm produzido resultados satisfatórios no que se refere à mudança da prática docente [...]. O modelo predominante de formação continuada tem sido amplamente questionado, entre outras razões, pelo fato de desconsiderar o contexto de trabalho do professor, bem como as suas experiências e práticas\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT08-3699--Int.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.
De acordo com o texto-base A escola como lócus de formação docente, a escola é o lugar no qual o profissionalismo do professor é construído. Com relação à construção da identidade do professor, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A formação do professor deve ser constantemente repensada, visando superar a cultura estabelecida.
	
	B
	A formação continuada deve ser um processo organizado e acompanhado pela comunidade, tendo como objetivo a avaliação constante dos professores.
	
	C
	A construção da identidade do professor é um processo que se completa na graduação, pois as licenciaturas são construídas de modo a proporcionar ao profissional da educação todo conhecimento e experiência necessários para a rotina profissional.
	
	D
	A identidade do professor é construída desde o berço, já que a docência é um dom natural que deve ser apenas desenvolvido durante a graduação e rotina educacional.
	
	E
	A identidade do professor é construída no interior da escola, mediante formação contínua, que envolve a prática, os saberes, as experiências e suas necessidades em busca de melhorias.
Você acertou!
Segundo Canário (1998), a escola é o lugar que mais colabora para aprendizagem do professor, pois ela constitui o espaço real de construção da sua identidade profissional. Para o autor, é preciso repensar a formação profissional do professor, visando a superar deficiências históricas dos modelos de formação. Defende a formação contínua, não sob a perspectiva da reciclagem, entendida como complementação/atualização da formação inicial, mas numa visão contextualizada do processo de formação profissional e da construção da identidade docente, em um processo inacabado e permanente de elaboração e reelaboração. Analisa a questão da capacitação individual versus capacitação coletiva, lembrando que é impossível dissociar a mudança dos modos individuais de pensar e agir dos processos coletivos que se dão no contexto das mudanças organizacionais. Finalmente, destaca o grande debate em torno da formação de professores e da construção da sua identidade profissional. Argumenta que a identidade profissional do professor se constrói no local de trabalho \u2013 a escola \u2013 mediante formação contínua que contemple a prática docente, seus saberes, suas experiências, seus fazeres e suas necessidades, com vistas à elaboração de \u201cestratégias de mudança\u201d (texto-base A escola como lócus de formação docente, p. 240).
Questão 3/10 - Gestão Escolar
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cO conselho escolar é um campo de construção comunitária porque nele é construído o nosso. Ele é um espaço de todos, e, ao mesmo tempo, para todos, por constituir \u2013se pelo voto e depois pela voz de representantes da comunidade\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WERLE, F. O. Conselhos escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 58.
Segundo o livro-base Gestão Educacional, as competências do conselho escolar podem ser divididas em três grupos: administrativos, pedagógicos e financeiros. Quais são as competências administrativas do conselho escolar? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(   ) Propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino.
(   ) Avaliar e aprovar o projeto pedagógico da unidade de ensino.
(  ) Aprovar o programa de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação.
(  ) Analisar os resultados de avaliação do desempenho do pessoal quanto ao mérito e resultados. 
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	B
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	
	C
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
Você acertou!
Competências administrativas do conselho escolar: propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino. Aprovar o programa de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação. Analisar os resultados de avaliação do desempenho do pessoal quanto ao mérito e resultados. Avaliar e aprovar o projeto pedagógico do conselho de ensino é considerado uma competência pedagógica (p. 137).
	
	D
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	E
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
Questão 4/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA implementação de processos e práticas de participação coletiva, bem como a avaliação destas, é fundamental para romper com a lógica autoritária em que se estruturam as concepções e práticas dominantes de organização e gestão escolares\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad5.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.
Conforme o texto-base A escola como lócus de formação docente, a gestão escolar é mediadora da formação contínua dos professores.