Buscar

teoria pedagógica

Prévia do material em texto

DITATICA OBJETIVA
QUETAO 1
“ NAo pode existir uma teoria pedagógica, que implica em fins e meios da ação educativa, que esteja isenta de um conceito de homem e de mundo. Não há, nesse sentido, uma educação neutra. Se para uns, o homem é um ser da adaptação ao mundo (tomando-se o mundo não apenas em sentido natural, mas estrutural, histórico-cultural), sua ação educativa, seus métodos, seus objetivos, adequar-se-ão a essa concepção”.
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro Didática, relacione as diferentes abordagens do processo didático à suas concepções de homem. 
Aprender a aprender
Transmissão-assimilação
Aprender a fazer
Sistematização coletiva do conhecimento 
Marque agora a sequência correta:
	
	X
	 A 4 – 1 – 3 – 1 – 2
Questão 2/5 - Didática
Considere o trecho do texto a seguir:  
“O Elemento principal da abordagem tecnicista não é o professor, nem o aluno, mas a organização racional dos meios. O planejamento e o controle asseguram a produtividade do processo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4. ed. Curitiba: Champagnat, 2010, p.48. seguir sobre a abordagem didática do aprender a aprender:
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro Didática, leia as afirmativas a seguir sobre a abordagem didática do aprender a aprender:
São corretas as afirmativas:
	
	E
	I e II, apenas.
Questão 3/5 - Didática
 “BenjAmim Bloom foi quem, em 1968, complementou os estudos de aprendizagem para o domínio. Para ele, o uso destas ‘estratégias de aprendizagem para o domínio’ está diretamente relacionado à sua capacidade de reconhecer como o aluno alcançou esse domínio. Essa aptidão, por outo lado, está diretamente relacionada à capacidade de especificação dos objetivos de ensino em termos de comportamentos observáveis, sejam eles cognitivos, afetivos ou psicomotores”.
Bloom traçou uma estratégia de aprendizagem para o domínio, que expõe o método de ensino do aprender a fazer. Sua proposta percorre um caminho, conforme exposto no livro-base Didática. Relacione, numerando corretamente, cada etapa deste caminho a suas características: 
Caracterização da população e do contexto.
Ensino socioindividualizado.
Pós-teste.
Especificação dos objetivos e das atividades.
Validação do programa. 
Assinale a sequência correta:
	
	A
	1 – 4 – 2 – 3 – 5
Questão 4/5 - Didática
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Métodos de ensino são também meios de dinamização das aulas; assim, Conhecê-los, em suas diversas opções, e praticá-los, com fundamentação e segurança teórico-práticas, são valores expressivos da competência docente. [...] a diversificação dos métodos é importante não só porque pode ampliar as Transmissão-assimilação
Aprender a aprender
Aprender a fazer
Sistematização coletiva do conhecimento 
Agora selecione a sequência correta:
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3
Questão 5/5 - Didática
Leia o trecho do texto a seguir:
“Dependendo das Circunstâncias e do momento histórico, a didática pode ser considerada como a ciência do ensino, a arte do ensino, uma teoria da instrução, uma teoria da formação ou mesmo uma tecnologia para dar suporte metodológico às disciplinas curriculares. De alguma forma, esteve sempre ligada 
Com base nas aulas e no livro Didática, leia as afirmativas a seguir sobre as diferenças entre o ensino de didática tradicional e o ensino de didática atualmente.
importância de sua formação didática, pensar em como organizar os conhecimentos e como levar os alunos a organizarem-se em sala de aula.
São corretas as afirmativas:
	
	C
	II e IV, apenas.
QUESTAO 2
A Didática, de acordo com a pedagogia tradicional leiga, está voltada para o intelecto, para a essência, concedendo um caráter dogmático aos conteúdos, sendo seus métodos principais universais e lógicos. O professor se torna o centro do processo de aprendizagem, sendo o aluno um ser receptivo e passivo. Mestres e alunos estão separados na sala de aula, e não há necessidade de comunicação entre os alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RUIZ, Marcelo. Transferência de Paradigma de Ensino: História da Didática no Brasil.  Disponível em: http://www.avm.edu.br/monopdf/8/MARCELO%20RUIZ.pdf . Acesso em: 20 maio  2016.
Com base nos conteúdos abordados no livro-base Didática e nas aulas sobre a abordagem de ensino transmissão-assimilação, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
Agora, marque a sequência correta:
	
	D
	V – F – V – F
Questão 2/2 - Didática
Leia a citação a seguir: 
“Assim, a conDição para que a escola sirva aos interesses populares é garantir a todos um bom ensino, isto é, a apropriação dos conteúdos escolares básicos, que tenham ressonância na vida dos alunos. Entendida nesse sentido, a educação é 'uma atividade mediadora no seio da prática social global', ou seja, uma das mediações pela qual o aluno, pela intervenção do professor e por sua própria participação ativa, passa de uma experiência inicialmente confusa e fragmentada (sincrética) a uma visão sintética, mais organizada e unificada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 13 Ed. São Paulo: Cortez, 1994, p.69
Considerando o livro-base Didática e os conteúdos abordados nas aulas, relacione corretamente cada proposta pedagógica à sua característica: 
Pedagogia crítico-social dos conteúdos
Pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento 
Agora selecione a sequência correta:
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2 – 2
Questão 1/2
Considere o trecho de texto a seguir: 
“O debate que se desenvolve em torno da natureza do Campo da didática, sob um prisma epistemológico, no cerne das divergências de posições, enfatiza, com frequência, a legitimidade do caráter mais amplo da Didática geral, em relação ao caráter específico do ensino de cada matéria curricular [...]”.
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Didática, o movimento desencadeado em meados dos anos 1980 produziu alterações na organização das escolas, nos cursos de formações de professores, nas produções acadêmicas dos estudos da área e, fundamentalmente, na prática pedagógica dos professores. Esse percurso histórico da didática apresenta quatro momentos fundamentais. Com base nisso, relacione as explicações associadas a cada um dos momentos históricos a seguir:
1. Primeiro momento de 1985 a 1988.
2. Segundo momento de 1989 a 1993.
3. Terceiro momento de 1994 a 2000.
4. Quarto momento de 2001 até os dias atuais.
	
	C	1, 4, 2, 3
	
Questão 1/2
Considere a seguinte citação:
“A perspectiva fundamental da Didática assume a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem e coloca a articulação das três dimensões, técnica, humana e política, no centro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CANDAU, Vera Maria. A Didática em Questão. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 23
Com base na citação acima, nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Didática, leia as afirmativas a seguir sobre a mudança da Didática Instrumental para a Didática Fundamental a partir da década de 1980, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
Agora, marque a sequência correta 
D V - F – V - F

Outros materiais

Perguntas Recentes