Buscar

ED responsabilidade social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ED- Responsabilidade Social Atividade discursiva 2.
Questão 1
A cada dia que passa, surgem novas tendências, tecnologias inovadoras, produtos basicamente iguais que de uma "geração" para outra só encarecem e se diferem em pequenas configurações, há a cultura de acompanhar o que se lança, para ser aceito socialmente. Indivíduos alienados acompanham essa doutrina, até inconscientemente, educados pela mídia capitalista, e o mercado consumidor.
A sociedade vigente extremamente ligada à publicidade exacerbada engole centenas de comerciais, anúncios, propagandas em qualquer lugar que procuram algum tipo de distração sejam nas redes sociais, nos aplicativos de música, nos jogos, nos canais de TV, em revistas, em tudo, não há como se livrar deles. Um indivíduo que teve uma formação educacional acelerada e não suficiente recebendo essa enxurrada midiática todos os dias não tem a capacidade de se desalienar dessa cultura consumista, lhe é passado que para "ser" é preciso "ter". O que acarreta em diversos problemas.
Que o planeta está sofrendo com isso é mais que evidente, porém o homem atual na ideia fixa de produzir acredita que "não tem tempo" para às questões ambientais. O que falta é uma conscientização eficaz na mídia, de que esses consumismos trazem diversos males à sociedade. Mas é difícil esperar isso de uma mídia capitalista que só pensa em lucrar, e não educar.
Questão 2
Mudando a forma de pensar dos indivíduos que são influenciados pela mídia, não se veem como seres humanos iguais, que devem se respeitar e se ajudar, mas como competidores de quem tem mais para se satisfazer. Crianças são expostas a essa ideologia desde quando começam a entender e falar existe comerciais abusivos até em desenhos infantis, e conforme vão crescendo isso só aumenta. Para mudar isso é necessária uma nova forma de educação, que passe outros valores, que forme um ser crítico e pensante.
Questão 3
As culturas da reutilização e da reciclagem são poucos disseminados no país. O governo deveria impulsionar mais a população a ter práticas sustentáveis, divulgando mais essa ideia, através de comerciais televisivos, ou de internet, já que é o que a maioria da população tem acesso. Pois muitos não têm esse conhecimento e não praticam por esse motivo.
As indústrias deveriam adotar mais práticas de embalagens retornáveis, como por exemplo, a Coca-cola, que faz isso, e ainda barateia o custo do produto, cabe também à população se habituar mais a comprar produtos de marcas que tenham essa linha de pensamento. E também as indústrias deveriam em suas próprias embalagens incentivar a reciclagem, já que seu produto é diretamente o que vai ser descartado de forma consciente ou não. Outro fator interessante seria o governo dar algum tipo de incentivo as indústrias que trabalham a reciclagem.
O que falta também é divulgação das cooperativas de reciclagem, muitas pessoas até tem o ideal de reciclar, porém não há quem recolha esses resíduos, nem um local para serem encaminhados. O trabalho dos funcionários dessas cooperativas também precisa ser mais valorizado. Cabe ao governo como provedor do bem estar social subsidiar essas ações.
Mas não adianta tudo isso se a população não colaborar, pois está nas mãos do consumidor final o que fazer ou não com os resíduos. Muitos até sabem disso, porém não praticam por preguiça. Cabe a cada indivíduo fazer sua parte pelo bem do planeta, e os que já praticam incentivar os outros tendo um movimento em cadeia.

Outros materiais