Buscar

Prova 4 - Gabarito (Heriberto) 2017.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UFRRJ. IB. DEPTO GENÉTICA
ALUNO : 								MATR.:
Considere um caso de interação gênica. Forneça as gerações: parental, F1 e F2 com as devidas relações genotípica e fenotípica e o mecanismo de ação dos genes envolvidos.
 Resposta: Qualquer exemplo visto em aula (ex. forma da crista da galinha)
Da autofecundação de uma planta de flores brancas foram obtidas 400 plantas, tendo algumas flores vermelhas e, outras, flores brancas. Sobre a proporção observada nessa descendência aplicou-se o teste do Qui-Quadrado, concluindo-se pela não significância do valor calculado. Que conclusões genéticas podem ser tiradas?
Resposta: Se uma planta de flores brancas foi autofecundada, podemos formular a hipótese de que o alelo de flores brancas domina o de flores vermelhas (B>b).
A planta autofecundada que tem fenótipo de flores brancas tem o alelo B, mas como teve na descendência planas com flores vermelhas, tem também o alelo para flores vermelhas b, sendo portanto, por hipótese heterozigota Bb.
Logo se é Bb, a hipótese a ser testada é que na descendência foi obtida uma relação fenotípica de ¾ de plantas o flores brancas para ¼ de plantas com flores vermelhas. Se o valor do qui-quadrado foi considerado não significativo, logo a hipótese foi aceita. Concluindo-se que a planta autofecundada foi heterozigota e que o alelo para flores brancas é dominante em relação ao alelo para flores vermelhas.
Em Drosophila sp. onde o sexo heterogamético é o masculino, o par de genes w+/w é ligado ao sexo, determinando, o alelo dominante olho vermelho e o alelo recessivo, olho branco. Qual a relação fenotípica da descendência do cruzamento entre uma fêmea heterozigota e um macho de olho branco, considerando ao mesmo tempo os caracteres sexo e cor do olho?
Resposta:
	Fêmea heterozigota Xw+Xw x Macho olho branco XwY
 Descendência: ¼ fêmea olho vermelho Xw+Xw 
 ¼ fêmea olho branco Xw Xw
 ¼ macho olho vermelho Xw+Y
 ¼ macho olho bbranco XwY
Ao se estudar o mecanismo genético de determinação do caráter largura da folha obteve-se uma geração F2 com plantas que apresentavam folhas de 4 cm de largura, plantas com folhas de 2 cm e plantas com folhas de 8 cm, na relação de 1:2:1, respectivamente. Com base nesses resultados, determinar o tipo de ação gênica entre alelos, justificando sua resposta.
 Resposta: F2: ¼ com o fenótipo 4cm genótipo AA
 2/4 com o fenótipo 2cm genótipo Aa
 ¼ com o fenótipo 8cm genótipo aa
Logo o heterozigoto tem fenótipo de 2cm menor do que o menor dos homozigotos, caracterizando portanto sobredominância do pai menor. 
Em certa espécie de aves, verificou-se que sempre que se cruza animal de plumagem esverdeada com outro de plumagem avermelhada ocorre segregação na descendência na proporção de 50% esverdeada: 50% avermelhada. Sabendo-se que o controle do caráter cor da plumagem é feito por um par de genes e que o gene que determina a plumagem esverdeada é dominante sobre seu alelo para plumagem avermelhada, explique os resultados acima e identifique o cruzamento realizado para determinar o alelo dominante desse par.
Resposta: O enunciado do problema noos informa que SEMPRE que se cruza animal esverdeado com animal avermelhado ocorre segregação com os dois fenótipos na descendência. Se que o alelo que determina plumage esverdeada é o dominante, logo não existe animal esverdeado HOMOZIGOTO, posto que este deve ser uma combinação LETAL.
O cruzamento que evidencia a dominância da forma esverdeada, é o cruzamento entre dois animais de plumagem esverdeada (Vv x Vv), segregando na descendência animal de plumagem avermelhada, assim:
2/3 esverdeada (Vv) : 1/3 avermelhada (vv) => o genótipo VV é letal, não ocorrendo na descendência.
Foram realizados em camundongos os seguintes cruzamentos, cujas descendências foram: a) amarelo x amarelo = 2/3 amarelo:1/3 preto; b) amarelo x aguti = 1/2 amarelo : 1/2 aguti; c) amarelo x preto = 1/2 amarelo : 1/2 aguti; d) preto x preto = 100% preto; e) aguti x aguti = 100% aguti. Que possíveis mecanismos genéticos podem estar envolvidos no problema, considerando-se que estes mecanismos explicam todos os resultados? Justifique realizando os cruzamentos.
Resposta: Aqui parece ocorrer um caso de ALELISMO MÚLTIPLO, com um dos alelos sendo LETAL em homozigose (o amarelo).
Podemos representar dessa forma: Ay = amarelo; A = aguti; a = preto sendo que Ay > A > a
a) amarelo x amarelo = 2/3 amarelo : 1/3 preto 
 Aya Aya Aya aa (Ay Ay morre)
b) Amarelo x aguti = 1/2 amarelo : 1//2 aguti 
 Aya AA AyA Aa
Ou
 AyA x AA ou Aa aqui também a descendência será 1/2 amarelo : 1//2 aguti 
c) amarelo x preto = ½ amarelo : ½ aguti
 AyA aa Aya Aa 
d) preto x preto = 100% preto
 AA aa AA
e) aguti x aguti = 100% aguti 
 AA AA AA 
ou 
 AA Aa ½ AA: ½ Aa
Conceitue:
Penetrância; b) Pleiotropia; c) Interação gênica; d) alelismo múltiplo.
Respostas; no caderno
Qui-quadrado: 1GL = 3,84; 2GL= 5,99; 3GL = 7,82
Escolha seis questões.

Outros materiais