Buscar

Perguntas Prova TCC Alterada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Descreva resumidamente seu referencial teórico explicando o processo de definição de autores, obras e modelos teóricos selecionadas para sua pesquisa. Qualifique estes em termos de qualidade, quantidade e pertinência em relação ao seu tema. É importante que sua resposta contenha os motivos da escolha dos autores e/ou teorias que utilizou para fundamentar suas colocações.
RESPOSTA: O meu artigo fala sobre o tema de “Violência em Desfavor de Policiais Militares em Áreas Pacificadas no Rio de Janeiro”, cuja pesquisa foi feita por meio de materiais extraídos da Internet, de gráficos com índices de violência do ISP, bem como de autores da área de Segurança Pública (Sapori, entre outros), que serviram como fontes confiáveis e de qualidade para elaboração do trabalho. Ademais, segundo Sapori (2011), a proposta da UPP é a recuperação dos territórios ocupados pelos criminosos por meio de uma Polícia Comunitária.
Nova Resposta: O meu artigo fala sobre o tema de “Violência em Desfavor de Policiais Militares em Áreas Pacificadas no Rio de Janeiro”, cuja pesquisa foi feita por meio de materiais extraídos da Internet, de gráficos com índices de violência do ISP, bem como de autores e pesquisadores da área de Segurança Pública (Sapori, entre outros), que serviram como fontes confiáveis e de qualidade para elaboração do trabalho. Importante mencionar que, Sapori (2011) em “A segurança pública no Brasil em debate”, aborda a Segurança Pública, as Unidade de Policia Pacificadoras – UPPs e suas propostas, e através dele iniciei minha pesquisa, pois me ajudou a entender a criação das UPPs e como seria o funcionamento da Polícia naquelas áreas pacificadas. 
 
 Gabarito: O aluno deverá explicar sua escolha de autores e sistemas teóricos.
COMENTÁRIO: Você disse que os autores são confiáveis, mas não deu o motivo de serem eles os escolhidos para o tema, que é a questão da pertinência bibliográfica. 
2) A metodologia de um trabalho pode ser definida quanto aos objetivos como: exploratória, descritiva ou explicativa. Quanto aos procedimentos como: bibliográfica, documental, experimental, estudo de campo ou de caso, pesquisa-ação e de levantamentos. Apresente a metodologia aplicada ao seu trabalho e justifique a adequação da mesma em função de seu objeto de investigação.
RESPOSTA: A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma análise qualitativa de textos acadêmicos acerca do tema, assim como análise quantitativa de dados estatísticos sobre os índices de violência em desfavor de policiais militares em áreas de Unidade de Polícia Pacificadora – UPP no Rio de Janeiro. Ademais, utilizei materiais extraídos da internet, e o que há de mais atual acerca de legislações e doutrina de pesquisadores da área de Segurança Pública, levando em conta todas as considerações, a fim de buscar métodos de tentar minimizar os riscos que esses agentes correm nessas áreas que atuam. 
Nova Resposta: Quanto aos objetivos a pesquisa é exploratória, pois nela se origina hipóteses segundo Antônio Carlos Gil. No tocante aos procedimentos foi realizado um estudo de caso e pesquisas bibliográfica, onde utilizei materiais extraídos da internet, e o que há de mais atual acerca de legislações e doutrina de pesquisadores da área de Segurança Pública, levando em conta todas as considerações, a fim de buscar métodos de minimizar os riscos de violência que os policiais militares sofrem nas áreas de Unidade de Polícia Pacificadora – UPP no Rio de Janeiro. 
Gabarito: O aluno deverá descrever a metodologia aplicada ao seu trabalho correlacionando-a com os objetivos propostos.
COMENTÁRIO: Você disse que, quanto aos procedimentos, a pesquisa é de base essencialmente bibliográfica, porém, quanto aos objetivos, nada foi colocado. 
3) Escreva resumidamente sobre as considerações finais do seu trabalho. Examine suas conclusões, seus resultados obtidos e faça uma análise crítica sobre o quanto você obteve sucesso e coerência entre seus objetivos e seus resultados.
RESPOSTA: No artigo foram verificadas falhas no projeto da Unidade de Polícia Pacificadora – UPP, que acarretou, de acordo com a análise de gráficos do ISP, um crescimento no índice de violência contra policiais militares nessas áreas pacificadas entre os anos de 2014 a 2016. Por outro lado, ocorreu um grande avanço com a Lei 13.142/2015, que transformou o homicídio, a lesão corporal gravíssima e a lesão corporal seguida de morte contra policiais em crimes hediondos. Ademais foi criada uma seção de Comissão de apoio e acompanhamento ao Policial Militar ferido e de auxilio a seus familiares, com intuito de orientá-los e auxiliá-los. 
Nova Resposta: No artigo foram verificadas falhas no projeto da Unidade de Polícia Pacificadora – UPP, que acarretou, de acordo com a análise de gráficos do ISP, um crescimento no índice de violência contra policiais militares nessas áreas pacificadas entre os anos de 2014 a 2016. Por outro lado, ocorreu um grande avanço com a Lei 13.142/2015, que transformou o homicídio, a lesão corporal gravíssima e a lesão corporal seguida de morte contra policiais em crimes hediondos. Ademais foi criada uma seção de Comissão de apoio e acompanhamento ao Policial Militar ferido e de auxilio a seus familiares, com intuito de orientá-los e auxiliá-los. Os resultados obtidos com a pesquisa foram satisfatórios, pois se observou que se faz necessário um estudo para averiguar as deficiências da UPP, na tentativa de criar medidas para melhorar as condições de trabalho dos policiais militares que atuam nessas áreas, a fim de diminuir a violência.
Gabarito: O aluno deverá relatar as considerações finais de seu trabalho correlacionando-as com os objetivos iniciais.
COMENTÁRIO: Faltou abordar a última parte do comando da questão: você obteve sucesso entre os resultados obtidos e o que você previa encontrar como respostas na investigação temática?
4) O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. É uma pergunta da qual se originam as hipóteses. Este problema, naturalmente, precisa estar em harmonia com seus objetivos. Descreva os objetivos de seu trabalho vinculando-os ao seu problema de pesquisa. 
RESPOSTA: O problema da minha pesquisa é a relação entre os ataques às Unidades de Polícia Pacificadora – UPPs e a violência em desfavor de policiais militares em áreas pacificadas no Rio de Janeiro. 
Nova Resposta: O problema da minha pesquisa é: Os ataques às Unidades de Polícia Pacificadora – UPPs estão diretamente ligados à violência em desfavor de policiais militares em áreas pacificadas no Rio de Janeiro? Com isso meu objetivo geral foi realizar estudos para identificar os riscos de violência que os policiais militares sofrem em áreas pacificadas e comparar, por meio de estatísticas e gráficos, a ocorrência e recorrência de violência em desfavor dos policiais nessas éreas.
Gabarito: O aluno deve descrever seu problema de pesquisa e vinculá-lo aos objetivos do trabalho.
COMENTÁRIO: Você disse qual é o problema, mas faltou vinculá-lo ao(s) objetivo(s) a ser(em) alcançado(s) com o levantamento desse problema.

Outros materiais