Buscar

apol epistemologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Leia a passagem de texto a seguir: 
A partir das definições de cognição, cognição espacial e percepção espacial e também da quantidade de variáveis envoltas nos processos, afirma-se que as pessoas realizam a percepção e a cognição espaciais de maneira individual e singular. 
Fonte: texto elaborado pelo autor da questão. 
De acordo com o texto acima e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre os significados de cognição, cognição espacial e percepção espacial, relacione corretamente cada um desses conceitos com suas respectivas definições:
1. Percepção espacial
2. Cognição
3. Cognição espacial
(   ) É o conjunto de processos mentais do sujeito no reconhecimento dos objetos e de suas organizações simbólicas, com o envolvimento da razão.
(   ) É um processo de desenvolvimento de alto nível mental de representação do ambiente, ao qual a percepção está subordinada.
(   ) É o ato pelo qual se organizam as sensações humanas no reconhecimento de um objeto ou ambiente exterior. 
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	2 – 3 – 1
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	1 – 3 – 2
	
	E
	3 – 2 – 1
Atente para a seguinte citação: 
"Estudos a respeito da constituição da geografia como disciplina escolar e da história de sua institucionalização como área do conhecimento, a partir do século XIX, são raros no Brasil. São também escassos trabalhos de caráter epistemológico a respeito da geografia produzida no país.
E no que se refere especificamente ao ensino da geografia, o problema aumenta. Há uma confusão generalizada a respeito da relação entre a produção da universidade, ou seja, das pesquisas realizadas no campo da geografia, e o trabalho dos professores de geografia do Ensino Básico. São pouquíssimos os centros que desenvolvem pesquisas no campo do ensino da geografia". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, T. T. De. PEZZATO, J. P. A Geografia escolar no Brasil de 1549 até a década de 1960. In: GODOY, P. R. T. (Org.). História do pensamento geográfico e epistemologia em Geografia. p. 72-89, São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 72. 
Conforme a citação acima e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço, há três períodos distintos na evolução da escola tradicional da geografia no sistema educacional brasileiro. Relacione, na ordem sequencial, cada um desses períodos às suas respectivas descrições:
1. 1549 – 1920
2. 1920 – 1960
3. 1960 – atualidade
(   ) Iniciou-se com os impactos da Primeira Guerra Mundial, as migrações e a primeira etapa da industrialização e culminou na implantação da geografia teorética nos currículos.
(   ) Remonta à chegada dos jesuítas ao Brasil com a missão de promover a educação dos colonos e índios.
(   ) Remonta às mudanças promovidas pela LDB, inicialmente associadas ao Estado militarizado e aos interesses das elites industriais e agrárias do país, abarcando também o período da redemocratização. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	2 – 1 – 3
	
	C
	3 – 2 – 1
	
	D
	2 – 3 – 1
	
	E
	1 – 3 – 2
"Desde que se escreveram as primeiras filosofias, a noção de espaço e a noção de tempo constituíram uma preocupação dominante [...]. Mas a geografia deve ser pensada de dentro, isto é, a partir do espaço. Por isso, a aplicação de conceitos filosóficos exteriores ao fato que se quer pensar não pode ajudar-nos [...] A teoria geográfica tem de ser buscada nó seu domínio próprio: o espaço". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Milton. O espaço geográfico como categoria filosófica. <http://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/viewFile/67/67>. Acesso em 06 de set. 2017. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre a evolução do conceito de espaço, leia as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
(  ) O conceito de espaço foi objeto de estudo de muitos pensadores ao longo da história do pensamento geográfico.
(  ) Na concepção clássica, tanto o espaço quanto o tempo estavam compreendidos em um mundo esférico rodeado de águas, com um céu sobre si, determinado pelas forças de deuses mitológicos, eventualmente afrontados por heróis que desafiavam a ordem das coisas.
(  ) No mundo medieval, o espaço aparecia ordenado e criado por forças divinas e antropomorfizadas. Nesse mundo antropoteocêntrico, a criação e a destruição, a vida e a morte e a transformação dos seres da natureza estão predestinadas.
( ) Entre os séculos XX e a atualidade, o conceito de espaço foi retomado, e isso aconteceu sob a égide do positivismo e do cientificismo. Assim, do ponto de vista epistemológico, somente a partir da Segunda Guerra Mundial é que os métodos e conceitos são sistematizados, elevando a geografia ao status de ciência.
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – V
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – F – V – V
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F – V – V – F
Leia o seguinte fragmento de texto: 
"Esta denominação [geografia crítica] advém de uma postura crítica radical frente à Geografia existente (seja a Tradicional ou a Pragmática), a qual será levada ao nível de ruptura com o pensamento anterior. Porém, o designativo de crítica diz respeito, principalmente, a uma postura frente à realidade, frente à ordem constituída. São os autores que se posicionam por uma transformação da realidade social, pensando o seu saber como uma arma desse processo. São, assim, os que assumem o conteúdo político de conhecimento científico, propondo uma Geografia militante, que lute por uma sociedade mais justa. São os que pensam a análise geográfica como um instrumento de libertação do homem". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Hucitec, 1987. p. 42. 
Conforme os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre o desenvolvimento da geografia crítica no Brasil, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F) para as afirmativas falsas:
(  ) A preocupação com as questões sociais no estudo da geografia brasileira teve suas primeiras abordagens na década de 1940, com destaque para os trabalhos de Caio Prado Júnior e para os estudos de Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Orlando Valverde.
(  ) Uma das primeiras propostas de renovação da geografia no país, conforme reconhecem vários epistemólogos, foi a obra Por uma Geografia Nova, de Milton Santos, em 1978.
(  ) A criação do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – foi fundamental para a consolidação da geografia crítica no Brasil, pois suas publicações se fundamentam, majoritariamente, em pressupostos marxistas.
(  ) O imenso esforço de Milton Santos para renovar a ciência geográfica em território brasileiro foi em vão, por isso suas ideias não influenciaram nem subsidiaram trabalhos posteriores. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – F – F – V
Leia o fragmento de texto a seguir: 
De acordo com Augusto Comte (1798 – 1857), todo cientista, ao buscar a explicação do Universo, passa paulatinamente por três estados: teológico, metafísico e positivo. Assim, o positivismo desenvolvido por ele considera como base singular de conhecimento e parâmetro de verdade a experiência, os fatos positivos e os dados sensíveis, rejeitando a metafísica como critério de interpretação. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Como se lêno texto acima os positivistas explicam o Universo por meio de um processo gradual entre os estados teológico, metafísico e positivo. A partir do fragmento de texto e conforme os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço, relacione cada um dos três estados da busca de explicação do Universo com a definição correspondente:
1. O estado teológico
2. O estado metafísico
3. O estado positivo
(   ) Esse estado substitui os deuses por princípios abstratos como "horror ao vazio", por longo tempo atribuído à natureza. Nele, o homem projeta espontaneamente sua própria psicologia sobre a natureza.
(   ) É aquele em que o espírito renuncia a procurar os fins últimos e responder aos últimos "porquês", substituindo a noção de causa pela de lei, descrevendo como os fatos se dão.
(   ) É também chamado de fictício e explica os fatos por meio de vontades análogas à nossa. Esse estado evolui do fetichismo ao politeísmo e monoteísmo. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	2 – 3 – 1
	
	B
	1 – 3 – 2
	
	C
	3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 3
	
	E
	2 – 1 - 3

Outros materiais