Buscar

Portifolio energia solar (reportagem)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ENERGIA SOLAR
DO SURGIMENTO Á CONCRETIZAÇÃO
 
Nome – 
Solange Ap. dos Santos RU
Daiane Cristina da Silva RU 1401499
Luana Gonçalves RU
Polo: UNINTER / COLORADO-PR
Todos nos sabemos que o surgimento da energia solar foi descoberta pelo Físico Francês Edmund Becquerel, no século XIX. Desde então, a energia solar foi vista como uma grande tecnologia do futuro, onde esta possivelmente chegaria a e ser utilizada por toda população. Devido a todos os avanços, a consolidação da energia solar como uma real possibilidade de gerar uma energia limpa para toda população. Diante disso consideramos que se faz necessário para nós essa concretização, pois sabemos que à uma grande necessidade de energia seja ela elétrica ou solar, em lugares onde ainda não existe nenhum tipo de luz.
Poste de luz feito com garrafa PET, gerada por energia solar. 
Energia solar é a energia natural da luz e do calor do sol que é aproveitada e utilizada por meio de diferente tecnologia principalmente como o aquecimento solar, energia solar fotovoltaica, energia heliotérmica e arquitetura solar.
A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e sustentável. Citaremos alguns exemplos de energia solar: A busca por novos recursos energéticos é constante no atual cenário brasileiro, como o estado de Minas Gerais conhecido por ser um dos Estados que utilizam a “Energia Solar”. 
Usina em Pirapora, no Norte de Minas Gerais, a maior investidora em energia solar do país.
Empresas, casas e escolas optaram por utilizar placas fotovoltaicas, afim de gerar economia e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente. A energia é considerada uma fonte limpa e inesgotável. Temos também um bom exemplo dos ribeirinhos da Amazônia brasileira, um grande projeto que foi promovido para ajudar famílias carentes num ambiente totalmente desprovida de energia elétrica. 
Foram soluções ecológicas e economicamente sustentáveis para obter luz através do uso de garrafas pet, além de energia solar para iluminar as casas. Essa tecnologia que foi desenvolvida em 2002 pelo brasileiro Alfredo Moser, que usou garrafas plásticas com água e alvejante para solucionar o problema de falta de luz dentro das casas e fora delas também. 
Comunidades ribeirinhas da região contarão com soluções ecológicas e economicamente sustentáveis para obter luz, através do uso de garrafas pet, além de energia solar para iluminar as casas.
Instalados das seguintes formas em pequenos buracos nos telhados, as garrafas recebem luz solar na parte superior e por meio de efeito de refração, os raios se espalham e iluminam a parte do ambiente, equivalendo à claridade de uma lâmpada de 60 watts.
Projeto esse que ganhou grande proporção após nove anos. As lâmpadas ajudaram a iluminar o dia-a-dia de milhares de pessoas, o que resultou na criação da ONG Liter of Light, em 2011, ganhando o prêmio Nobel de energia sustentável.
A iluminação por meio de garrafa pet, água e alvejante tornou a vida dos moradores mais simples e segura, a socialização entre moradores.
Além da lâmpada diurna, também tem o modelo de lâmpada noturna que é feita com matérias bem acessíveis como o cano de PVC e vem acoplada com uma pequena placa solar para iluminar principalmente os postes de luz. A energia solar traz diversos benefícios ambientais para o Brasil e algumas vantagens da energia solar são:
A energia solar é totalmente renovável.
A energia solar é infinita.
Não faz barulho.
Não polui.
Manutenção mínima.
Baixo custo considerando a vida útil de um sistema fotovoltaico
Fácil de instalar.
Pode ser usado em áreas remotas onde não existe energia. 
“A tendência no futuro é que a energia solar se torne a principal fonte no mundo inteiro.”
Lanternas feitas com garrafas PET gerada por energia solar. 
Nesta reportagem abordamos o assunto Energia Solar, e após a concretização do mesmo podemos concluir que o homem esta buscando a cada dia melhor comodidade, conforto, e eficiência no que faz e no que envolve tecnologia. Sendo essencial e mudando o bem estar das pessoas. A energia solar é definida como a capacidade do ser humano estar interatuando com o mundo preservando o meio ambiente para não afetar os recursos naturais das gerações futuras. O que antes era um problema para muitos, pode passar a ser uma solução. Sendo elas colocadas em pratica, e buscando melhorar cada dia mais o bem estar da população.
 Recebendo luz solar na parte superior, equivalendo à claridade de uma lâmpada de 60 watts, em média.
REFERÊNCIAS 
www.hypeness.com.br › Vida e Estilo
 RIBEIRINHOS da Amazônia com garrafas PET e ENERGIA SOLAR. 
www.ambienteenergia.com.br
 Minas Gerais já tem á maior planta de energia solar do continente. Minas esta se tornando um polo de energia sola r.
A energia solar trazendo diversos benefícios para os ribeirinhos na Amazônia.

Outros materiais