Buscar

Apol Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Considere a seguinte passagem de texto: 
“O contexto político e social brasileiro, desde as últimas décadas do século passado, tem sido marcado pelo processo de redefinição do papel do Estado, a partir da universalização dos direitos de cidadania, descentralização e gestão democrática das políticas públicas. Trata-se, assim, de um novo formato institucional, legitimado pela Constituição Federal de 1988, integrante do processo de implementação da gestão descentralizada e participativa, que ocorreu no Brasil nos anos de 1990, nas esferas [de governo]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Roberto. A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil. Revista Pós em Ciências Sociais, v. 1, n. 11. São Luís/MA, 2009. <http://www.ppgcsoc.ufma.br/index.php?option=com_content&view=article&id=318&Itemid=114>. Acesso em 12 set. 2017.
De acordo com os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil, é correto afirmar que a Constituição Federal de 1988 regulamentou a participação da sociedade civil, como um elemento dos processos decisórios, nas esferas de governo...
A	municipal e estadual, apenas	B	municipal, estadual e federal	C	estadual e federal, apenas
	D	municipal e federal, apenas	E	intermunicipais
Questão 2/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Considere a seguinte afirmativa: 
“A partir da Constituição Federal de 1988, os conselhos gestores tornaram-se instituições importantes no âmbito das políticas públicas. Decorrentes, sobretudo, dos princípios constitucionais que prescrevem a participação da sociedade [...], eles se disseminaram pelos municípios e estados brasileiros”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Eduardo Granha Magalhães. Conselhos gestores de políticas públicas: Aspectos teóricos sobre o potencial de controle social democrático e eficiente. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 13, n. 4, p. 894-909, artigo 12, out./dez. 2015. p. 895.
Conforme os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil, assinale a afirmativa que corresponde ao papel dos Conselhos Gestores na formulação das políticas públicas:
A	Constituem-se em uma equipe de trabalho formada por políticos do governo federal
B	São os gestores políticos responsáveis por implementar todas as políticas públicas
C	São grupos sociais, desvinculados do governo, que trabalham em prol da população
D	Constituem-se em um canal de interação entre a sociedade e o governo
E	São grupos sociais, desvinculados do governo, que trabalham em prol da população
Questão 3/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Considere a seguinte passagem de texto:
“A formação de professores tem sido atualmente objeto de estudos e pesquisas de inúmeros autores tanto no campo nacional como internacional, devido à preocupação com uma formação mais consistente em relação ao exercício da docência e com a complexidade da prática educativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PENITENTE, Luciana Aparecida de Araújo. Professores e pesquisa: da formação ao trabalho docente: Uma tessitura possível. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 04, n. 07, p. 19-38, jul./dez. 2012. p. 26.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão sobre a formação docente frente aos desafios da educação que acompanha as mudanças aceleradas da sociedade atual, marque a alternativa que contempla as três etapas necessárias para o desenvolvimento pessoal e profissional do professor contemporâneo:
A	Formação básica, média e superior	B	Formação inicial, intermediária e final
C	Formação básica, estratégica e conclusiva	D	Formação inicial, continuada e em serviço
	E	Formação básica, continuada e final
Questão 4/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Atente para a seguinte afirmativa:
“Voltando à arena nacional, após a edição da Constituição de 1988, diversas políticas sociais previstas na Constituição necessitavam de uma regulamentação através de uma lei federal, entre elas a política de saúde, criança e adolescente, assistência social e política urbana”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CYMBALISTA, Renato; MOREIRA, Tomás. Política habitacional no Brasil: A história e os atores de uma narrativa incompleta. In: ALBUQUERQUE, Maria do Carmo (Org.) Participação popular em políticas públicas: Espaço de construção da democracia brasileira. p. 31-48. São Paulo: Instituto Pólis, 2006. p. 42.
Conforme os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil sobre a agenda da reforma institucional, proposta na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta:
	A	A agenda tinha como eixo periférico a democratização dos processos decisórios
	B	A agenda não pretendia implementar mudanças no regime político
	C	A agenda ocupou-se em manter as características autoritárias do padrão brasileiro
	D	A agenda não tratou da intervenção estatal na área social
	E	A agenda pretendia implementar mudanças na gestão das políticas públicas.
Questão 5/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o trecho de texto a seguir:
Uma identidade profissional se constrói, pois, a partir da significação social da profissão; da revisão constante dos significados sociais da profissão; da revisão das tradições. Mas também da reafirmação de práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed., p. 15-33. São Paulo: Cortez, 2000. p. 19.
Considerando o texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão sobre as concepções metodológicas acerca do trabalho que o professor exerce, relacione corretamente cada uma das concepções listadas a seguir às suas respectivas características:
1. Concepção tradicional da profissão docente.	2. Concepção contemporânea da profissão docente. 
( ) Ideia de trabalho docente como exercício de uma vocação, missão.
( ) Admite o professor como sacerdote do saber.
( ) Ideia de trabalho docente como exercício de um ofício, profissão.
( ) Necessidade de formação acadêmica e continuada do professor.
( ) Profissão de professor como atividade técnica e não de pesquisa.
 Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 1 – 1 – 2 – 2 – 1 	B 1 – 2 – 1 – 1 – 2	C 1 – 1 – 1 – 2 – 1	D 2 – 2 – 1 – 2 – 2	E 1 – 2 – 1 – 2 – 2

Outros materiais