Buscar

PIM IV Gestão Pública e Políticas Públicas no Brasil

Prévia do material em texto

UNIP INTERATIVA – UNIVERSIDADE PAULISTA
PROJETO DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR - PIM IV
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
MARA MARTA EHRHARDT KARSBURG PEREIRA - RA 1742211
GESTÃO PÚBLICA E POLÍTICAS PÚBLICAS 
NO BRASIL
BAGÉ/RS
2017
MARA MARTA EHRHARDT KARSBURG PEREIRA -RA 1742211
GESTÃO PÚBLICA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL
BAGÉ/RS
2017
RESUMO
Esse projeto visa o aprendizado tanto na teoria quanto na prática, para a formação de profissionais na área de Gestão Pública, aplicando a tecnologia adquirida no decorrer do curso e recorrendo os meios de informação como livros, CF/1988, pesquisas em web sites, visitas técnicas, entrevistas e questionário respondido por funcionários e colaboradores de uma entidade do setor público denominada, Previdência Social (INSS). A mesma disponibilizou-se a atender aos critérios de informações necessárias para o desenvolvimento deste PIM IV, tendo como projetos de análise as disciplinas, Gestão Pública e Políticas Pública no Brasil, contendo tópicos relacionados com a administração pública e assuntos que dizem respeito às políticas públicas, conceitos fundamentais relacionados com as características da gestão pública, nos quais serão discutidos os modelos de administração pública, evolução histórica da CF/1988 com a entidade, governança e responsabilidade social. Ressaltamos a metodologia que está migrando da administração privada para a pública, políticas públicas voltadas a atendimento de natureza social, como educação, saúde etc. Além da importância de estabilização e crescimento econômico. Em análise a disciplina Introdução à Teoria do Estado é considerada a Teoria Geral do Estado-TGE, seu papel no ambiente de livres mercados, seu relacionamento com a intervenção estatal na economia, de que forma são oferecidos seus produtos e serviços para a sociedade, observar como a empresa reage diante das Políticas econômicas, se vem passando por privatização ou concessão, se atua nas parcerias públicas e privadas, além de como é feito o recolhimento de seus tributos, concluindo então este PIM IV com a disciplina, Dinâmica das Relações Interpessoais que vem nos apresentar a atuação dos líderes apontando se atuam de forma democrática ou não democrática, enfatizando a relação interpessoal da entidade, e como é feita a administração de conflitos, para garantir um alto nível de compreensão do leitor, este projeto apresenta termos técnicos e conceitos bem elaborados. 
Palavras-Chave: Constituição Federal, Políticas Públicas, Administração, Economia, Estado.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO....................................................................................................... 5 
2. GESTÃO PUBLICA E POLITICAS PÚBLICAS NO BRASIL.................................. 8 
2.1 ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIALISTA, BUROCRÁTICA OU GERENCIAL...... 8 
2.2 CONCEITO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL............................................................ 10 
2.3 GOVERNABILIDADE, GOVERNANÇA E ACCOUNTABILITY.......................... 11 
2.4 BUSCA PELA EXCELÊNCIA............................................................................. 12 
2.5 EMPREENDEDORISMO GOVERNAMENTAL.................................................. 12 
2.6 PLANEJAMENTO X POLÍTICAS PÚBLICAS..................................................... 13 
3.INTRODUÇÃO À TEORIA DO ESTADO .............................................................. 14 
3.1 ORIGEM E EVOLUÇÃO DO LEGISLATIVO NO BRASIL.................................. 15 
3.2 PRODUTOS E SERVIÇOS................................................................................. 16 
3.3 POLÍTICAS MACROECONÔMICAS.................................................................. 16 
3.4 POLÍTICAS FISCAIS CONCEITO...................................................................... 17 
3.5 POLÍTICA CAMBIAL CONCEITO....................................................................... 17 
3.6 POLÍTICA MONETÁRIA CONCEITO................................................................. 18 
3.7 POLÍTICA COMERCIAL CONCEITO................................................................. 18 
3.8 PRIVATIZAÇÕES X CONCESSÃO................................................................... 19 
4.DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ..................................................19 
4.1 ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS X ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.....20 
4.2 RELAÇÕES INTERPESSOAIS X ÉTICA PROFISSIONAL................................ 20 
4.3 HIERARQUIA...................................................................................................... 22 
5.CONCLUSÃO ........................................................................................................ 22 
REFERÊNCIAS..........................................................................................................24 
�
1. INTRODUÇÃO 
O Objetivo deste Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM IV, é conhecer e analisar a empresa Previdência Social (INSS). O sistema previdenciário brasileiro está inserido em um contexto maior que é a seguridade social e encontra sua matriz constitucional no capítulo II do título VIII da Constituição Federal de 1988, que trata da Ordem Social. Sendo assim, para maior veracidade das informações, este projeto foi elaborado com a coleta de dados sobre a empresa na Superintendência regional, localizada na Rua Gomes Carneiro, nº 1240 - centro, CEP: 96.400-000 na cidade de Bagé/RS. Atualmente apresenta dados estatísticos conforme relacionados a seguir: Segundo Gran Cursos (2015). 
Números – O instituto conta atualmente com aproximadamente 40 mil servidores que prestam atendimento presencial aos quase quatro milhões de cidadãos que procuram as agências mensalmente. Além do atendimento presencial, o INSS atende, ainda, uma demanda de mais de seis milhões de ligações telefônicas mensais – quase 68 milhões por ano – por meio das centrais de tele atendimento. 
Uma Instituição Pública, que atua na área de serviço social e atendimento ao público. O Regime Geral da Previdência Social (INSS) contrata pelo regime estatutário com estabilidade, por meio de realização de concursos públicos. O profissional aprovado pelo concurso que assumir o cargo também pode atuar no âmbito das unidades administrativas com as gerências executivas, e estará amparado pelo RGPS, conforme dispõe CF/1988. 
Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. 
Possuindo uma área ampla de atuação, o Instituto Nacional do Seguro Social, no qual o indivíduo que assumir o cargo de Técnico do Seguro Social é responsável, em regra, pelo atendimento ao público por desenvolver a função de orientar e prestar informações aos usuários e segurados da Previdência Social, deve atualizar constantemente as questões que envolvem a rotina de trabalho para auxiliar da melhor maneira o cidadão. A Previdência Social tem por objetivo proteger e amparar os indivíduos da sociedade conforme dispõem a CF/1988 no Art. 194. 
“A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”. 
Tem como objetivo o referido PIM IV, apresentar ao leitor, pesquisas qualitativas junto a Previdência Social (INSS), pesquisas estas realizadas através de visitas técnicas, entrevista, materiais de estudo oferecido pela entidade, entre outras fontes, como livros, Constituição Federal epesquisas em sites, buscando ampliar a tecnologia dos alunos em formação, assim entrelaçando com as disciplinas, de Gestão Pública e Políticas Pública no Brasil sendo analisados, conhecimentos produzidos na área de políticas públicas que no decorrer dos anos vêm sendo largamente utilizado por pesquisadores políticos e administradores que lidam com problemas públicos e privados em diversos setores de intervenção e nas mais diferentes áreas de atuação do governo.
 “As políticas públicas repercutem na economia e nas sociedades, daí por que qualquer teoria da política pública precisa também explicar as inter-relações entre Estado, política, economia e sociedade”. (SOUZA, 2006, p 25). 
Considerado a Teoria Geral do Estado - TGE será analisado a empresa em estudo e comparado o conhecimento adquirido com os estudos desta disciplina em questão. 
Para termos noções básicas de TGE, devemos conhecer as instituições porque, como cidadãos, temos que saber a organização da sociedade em que vivemos e também sua representação perante outras sociedades, pois se estivermos alheios a isso, não estaremos sendo, efetivamente, cidadãos. Demonstraremos nossa alienação sobre o mundo social em que vivemos. Faz-se também necessário saber como e através de que métodos os problemas sociais tornar-se-ão conhecidos e se as soluções elaboradas para tais problemas serão benéficas ou maléficas ao meio social. Esses podem ser considerados como objetos da TGE (MARTINS, 2010).
Finalizando então este PIM IV com a disciplina Dinâmica das Relações Interpessoais, é com a luz dos conceitos discutidos nesta disciplina que será observado se a empresa atua de forma democrática ou não democrática como é dado o feedback em relação aos colaboradores diante de administração de conflitos. 
Para entender o conceito de relações interpessoais é necessário definir o termo personalidade. 
“Personalidade é o conjunto total de características que torna o indivíduo único e diferente dos outros. Revela-se através da conduta de uma pessoa e das relações dos demais perante essa conduta. Os fatores que determinam a personalidade são: herança biológica, o ambiente e a idade. A base para a melhoria das relações interpessoais é a compreensão de que cada pessoa tem uma personalidade própria, que precisa ser respeitada e que cada um traz consigo necessidades sociais, materiais e psicológicas que precisam ser satisfeitas, e que influenciam o seu comportamento. Assim, podemos conceituar relações interpessoais como uma disposição interior, uma aceitação do outro que transparece no modo de falar, de olhar, na postura e, sobretudo, na forma de agir adequadamente” (VAZ, 2016). 
�
2. GESTÃO PÚBLICA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL 
O modelo adotado na empresa estudada a Previdência Social (INSS), é o modelo gerencial seguido do modelo burocrático, analisado isso dentre os modelos de Administração de empresas, abordados na disciplina, Gestão Pública e Políticas Públicas no Brasil, dos padrões patrimonialistas, democráticos e gerenciais. 
“O modelo patrimonialista foi sucedido pelo burocrático, idealizado por Max Weber, fundamentado no racionalismo e representado pelo caráter legal das normas e procedimentos” (DITTICIO, 2014 a, p. 18). 
2.1 Administração Patrimonialista, Burocrática ou Gerencial 
Com o resultado de novas crenças religiosas surgida com a chamada ética protestante, nasce o modelo burocrático. Evidencia-se nesta fase a necessidade de diferenciação do patrimônio público daquele privado, a fim de proteger os interesses coletivos e o patrimônio público contra a corrupção e interesses particulares. Adota-se então a iniciativa de uso do controle dos procedimentos e dos atos administrativos. Por muitos pensadores esse modelo é considerado um grande avanço comparado com o modelo patrimonialista, mas não ficou imune às criticas, levando ao surgimento de um novo modelo de administração: o modelo gerencial. 
A Constituição de 1988 foi também influenciada pelo modelo burocrático. Como neste modelo o Estado é intervencionista, atuou na redução das desigualdades sociais, desenvolvendo diversas tarefas como a de fiscalizar os particulares por meio do poder de polícia, além de prestar os serviços públicos à defensoria pública e um ponto importante para o nosso estudo, o incentivo social à previdência e à assistência social etc. Dispõe na CF/1988 Art. 18. 
“A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição”. 
Segundo Barbosa (2016), os órgãos que são supervisionados pelo Ministério de Previdência Social (MPS) são os que estão ligados diretamente com a população. Vindo a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) de caráter não obrigatório, Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência (DATAPREV), onde ficam armazenados todos os dados da Previdência Social, dos indivíduos contribuintes, dependentes... Em seguida o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que recebe a documentação da população que dela necessita, realiza análises e perícias médicas, concede aos segurados ou dependentes a autorização para o recebimento dos benefícios e etc. (informação pessoal)
Os principais processos administrativos do Ministério da Previdência Social – MPS estão publicados na Constituição Federal de 1988 Art. 37. 
“A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”. 
No Brasil as entidades públicas são classificadas conforme o Regime Federativo, explica Ditticio, (2014a, p. 11 e 12). O Brasil é uma República Federativa constituída pela União, Estados e Municípios. A soberania é atributo apenas da União, mas há autonomia de atuação dos dois últimos. As atividades desenvolvidas pela Administração Pública, devem se pautar pela observância das normas legais, bem como o setor público brasileiro é dividido, em cada nível da Federação, em administrações: 
• direta: com as funções tradicionais de governo, tendo como base os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. 
• indireta: regulada por normas do direito público e do privado, podendo assumir a forma de autarquia, fundação e fundo. Nesse conjunto são também englobadas as empresas controladas pelo poder público (podem ser por ele totalmente controladas ou aquelas em que ele detém a maior parte das ações). (DITTICIO, 2014a, p.38) 
2.2 Conceito da Previdência Social 
Antigamente se falava em saúde, previdência e assistência separadas, com a CF/1988, surgem à seguridade social e estas políticas passam a ser um conjunto de políticas integradas. Seu conceito da seguridade social é um conjunto integrado de ações destinadas a assegurar direitos à saúde, à previdência e à assistência social. 
Nessa linha conceitual, no âmbito da proteção social interna, pode-se afirmar que a Previdência social fornece benefícios (pagamento em dinheiro, em regra) aos que contribuem para o custeio; à Saúde fornecer serviços, destinados a todos, independentemente de contribuição; e à Assistência Social fornece benefícios e serviços, também independentemente de contribuição para o custeio, porém somente aos necessitados. E, todos juntos, formam a Seguridade Social (proteção de toda a sociedade, de diversas formas). (RAMOS, 2014) 
A Previdência social está inserida em um conceito mais amplo no dizer de Barbosa (2016) 
“A seguridade social é uma política da seguridade social, a seguridade é previdência contributiva, já a assistência social não é contributiva e a saúde também não é contributiva”. 
Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado, com a participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico. Aspolíticas públicas correspondem a direitos assegurados constitucionalmente ou que se afirmam graças ao reconhecimento por parte da sociedade e/ou pelos poderes públicos enquanto novos direitos das pessoas, comunidades, coisas ou outros bens materiais ou imateriais. (POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL, 2013). 
Está homologado na CF/1988 Art.6° o seguinte: 
Art. 6° São direitos sociais à educação, à saúde, à alimentação, o trabalho, à moradia, o transporte, o lazer, à segurança, à previdência social, a proteção à maternidade e à infância, à assistência aos desamparados, na forma desta constituição. 
Infelizmente as políticas públicas são problemas sociais que afetam um grande número de indivíduos na sociedade e é necessária, uma mobilização do governo para tentar resolver estes conflitos, visando que o Estado por sua vez detém o monopólio da força. 
Naturalmente, essas políticas devem contemplar todas as ações de governo, que sobressai em relação aos demais agentes sociais no estabelecimento e implantação dessas políticas. Uma primeira e bem simples definição de uma política pública pode ser expressa como uma diretriz elaborada para enfrentar um problema público. (CLAUDIO DITTICIO, 2014a, p.95). 
2.3 Governabilidade, Governança e Accountability 
Os conceitos de governança, Governabilidade e Accountability, estão correlacionados uns aos outros, visam estes conceitos o atendimento das necessidades da coletividade, entenda: 
Segundo Ditticio (2014a, p. 62) “Entre os conceitos e idéias germinados a partir de 1970 e 1980 voltou, com força, a questão da accountability (responsabilização dos governantes)”. 
Com isso, procura-se o fortalecimento dos controles e o aumento da conscientização dos indivíduos visando à correta utilização de recursos e observando a necessidade de, constantemente, prestar contas de seus atos. Afinal, o que cada vez fica mais claro é que o titular da coisa pública é o cidadão, e não os políticos ou governantes no poder. (DITTICIO, 2014a, p. 62). 
Na prática, a Previdência Social não se enquadra no dizer de Barbosa (2016):
 [...] Governabilidade diz respeito às condições de legalidade de um determinado governo para atentar às transformações necessárias, enquanto que governança está relacionada à capacidade de colocar as condições da governabilidade em ação. [...] 
A capacidade de governabilidade resulta da afinidade de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, enquanto que governança é a capacidade abrangente financeira e administrativa de uma organização e praticar políticas sem governabilidade é impossível governança. (Informação pessoal) 
2.4 Busca pela excelência 
Na busca pela excelência, a Previdência Social segundo Silva, (2016) cabe ao Governo reerguer a economia Brasileira, e como a Previdência Social é de caráter democrático e descentralizado da administração, pela gestão quadripartite, com a participação dos trabalhadores, empregadores, aposentados e governo nos órgãos colegiados. Com isso, toda a sociedade é representada e ajuda a formular as políticas públicas sobre a matéria em questão. E pela gestão tríplice na forma de custeio, a sociedade e a seguridade social são financiadas pelas empresas, pelos trabalhadores e pelo próprio governo. Existe a idéia, de que o governo cobrirá eventuais déficits apurados para o pagamento dos benefícios, com a prévia fonte de custeio para evitar que ocorram criações de benefícios e serviços que ponham em risco a sustentabilidade do regime, o constituinte previu a necessidade da indicação da fonte do custeio que garantirá a existência destes novos benefícios e serviços. O benefício ou serviço poderá ser criado, desde que seja indicada qual será a sua fonte de custeio, de onde serão retirados os recursos para sua manutenção. (Informação pessoal) 
Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: 
De forma direta ou indireta a Previdência Social de ordem Federativa, presta seus serviços com sustentabilidade e excelência. 
2.5 Empreendedorismo Governamental 
A incapacidade e a falta de adequação das instituições governamentais em solucionar novos problemas sociais visíveis na sociedade, nos diferentes tipos de políticas sociais, vêm sofrendo uma estimulação do desenvolvimento, nas iniciativas da sociedade civil na procura de práticas alternativas que respondam às necessidades sociais não atendidas nem pelo Estado, nem pelo mercado. 
O processo e as práticas de empreendedorismo social vêm sendo construído teoricamente com fundamento nas coisas que as pessoas aprendem vivendo na atualidade. Nesta dinâmica procura-se incorporar neste setor conceitos e idéias de negócio como veículo de inovação a fim de superar os desafios sociais.
 “Pode ser uma iniciativa com ou sem fins lucrativos, porém difere do empreendedorismo tradicional, pois tenta maximizar retornos sociais ao invés de maximizar o lucro”. (O QUE É EMPREENDEDORISMO SOCIAL? 2016). 
“O sentido do governo catalisador é reformular as relações Estado/mercado e governo/sociedade. Neste sentido, o governo empreendedor, catalisador, se aproxima das idéias de Pollitt, que conceitua a relação pública entre cidadãos e governo como uma parceria e não como uma dependência”. (CARLOS 2010) 
Barbosa (2016): Afirma que na Previdência Social há incentivo e prática de empreendedorismo, existe uma clara correlação entre o empreendedorismo e o crescimento econômico. 
A riqueza gerada pelos empreendedores contribui para a melhoria da qualidade de vida da população isso faz com que a Administração Pública esteja atenta ao surgimento de novos empreendedores nos órgãos públicos. A inovação trazida pelo empreendedorismo permite ao sistema econômico renovar-se e progredir constantemente. (informação pessoal)
2.6 Planejamento x Políticas Públicas 
O planejamento e as formas de elaboração dos trabalhos realizados pela Previdência Social se dão a um Estado caracterizado por uma administração gerencial, sendo aquele que possui como finalidade principal, atender as exigências da democracia contemporânea e a revisão das reformas de atuação do Estado. Nesta forma de Governo e administração há uma descentralização política e administrativa, com poucos níveis hierárquicos e possui um formato organizacional com uma confiança limitada em relação aos funcionários e dirigentes, foca em uma administração voltada ao atendimento do cidadão e aberta ao controle social. 
O que podemos sugerir de mudança nesta administração, por exemplo: aumentar os níveis hierárquicos de funcionários ou dirigentes já que facilitaria nos processos administrativos que muitas vezes sofrem uma demora até que seja analisado e devido à “fila” que estes processos ficam. E enquanto esperam por liberação ou retenção das causas, aqui fora há um grande número de pessoas esperando pelos seus resultados, já que com esta demora quem sofre é o cidadão necessitado. 
As políticas públicas são problemas sociais que afetam um grande número de indivíduos na sociedade e é necessária então uma mobilização do governo para tentar resolver estes conflitos, visando que o Estado por sua vez detém o monopólio da força, e determina que a Previdência Social cumpra com suas responsabilidades em atender estas pessoas, este é o maior foco da Previdência Social.
3. INTRODUÇÃO À TEORIA DO ESTADO 
Foi possível desenvolver o estudo sobre as teorias relacionadas ao Regime Geral da Previdência Social (INSS), após ter sido efetuado uma análise na empresa estudada e considerando os conceitos vistos com a Teoria Geral do Estado – TGE. A criação do Estado veio para impor limites, regras, normas, contratos sociais para que haja organização, afinal é para esta função que o Estado foi criado. De acordo com Ditticio (2014b, p. 38):
 “Um aspecto característico do Estado é refletido pela sua soberania. Devemosconsiderar que a soberania é prerrogativa de uma autoridade superior e não pode ser reduzida ou restrita por qualquer outro poder”. 
Numa visão genérica do desenrolar da vida do homem sobre a Terra, desde os tempos mais remotos até nossos dias, verificamos que, à medida que se desenvolveram os meios de controle e aproveitamento da natureza, com a descoberta, a invenção e o aperfeiçoamento de instrumentos de trabalho e de defesa, a sociedade simples foi-se tornando cada vez mais complexa. Grupos foram se constituindo dentro da sociedade, para executar tarefas específicas, chegando-se a um pluralismo social extremamente complexo. (DALLARI, 2007, p. 20) 
Neste conceito de sociedade e Estado prosseguimos com o estudo e análise sobre a empresa aqui estudada, a Previdência Social (INSS). 
3.1 Origem e Evolução do Legislativo no Brasil 
Antigamente a Proteção Social era atendida pelos próprios familiares das pessoas, não tinha amparo do Estado, segundo Júnior, (2005, p. 15)
 “riscos sociais, tomada a expressão no seu sentido comum de acontecimento incertus an e incertus quando que acarrete uma situação de impossibilidade de sustento próprio e da família”. [grifo do autor] 
Tanaka (2012, p.09) destaca ainda: 
No Brasil, uma das primeiras manifestações de seguridade social são as santas casas , em 1543, e o montepio para a guarda pessoal de D. João VI, em 1808 [...] A primeira constituição do Brasil, de 1824, preconizava a constituição dos socorros públicos. Em 1835 foi criado o Montepio Geral dos Servidores do Estado (Mongeral). Era de natureza privada e previa um sistema típico do mutualismo. [grifo do autor] 
Essa coordenação somente poderia existir se houvesse cooperação de esforços comuns entre as pessoas, daí a idéia de união com a mesma finalidade, ou seja, o bem comum, pode se afirmar aqui que com esta iniciativa surgiam alguns benefícios da assistência social mais propriamente dita. 
Destaca-se que a Constituição Federal de 1934 foi influenciada pela Constituição de Weimar, onde o estado assume compromissos quanto à organização da sociedade e ampara as pessoas que não tem condições de garantir seu próprio sustento, garantindo-lhes assim, a dignidade. A Carta Magna de 1937 foi outorgada em 10 de novembro e pouco evoluiu no tocante aos direitos sociais, tendo em vista que foi fruto de um Estado autoritário que se formou através de um Golpe de Estado realizado por Getúlio Vargas. Com a Constituição de 1946, iniciou-se uma “sistematização constitucional da matéria previdenciária” desaparecendo a nomenclatura “seguro social”. A Constituição de 1967 não inovou em matéria previdenciária, repetindo as disposições da Constituição de 1946. Nesse sentido, o artigo 158 reproduziu as mesmas disposições do art. 157 da Carta Magna de 1946. Promulgada em 05.10.1988, tem todo um capítulo que trata da Seguridade Social, estendendo-se do artigo 194 ao artigo 204. Podendo concluir a partir do exposto que a Constituição de 1988 abarca os direitos de terceira geração fraternidade e solidariedade. (ANDRADE, 2014). 
Sendo assim, do ano de 1923 até 1988 a Constituição Federal passou por grandes marcos históricos. 
3.2 Produtos e serviços 
A Previdência Social oferece produtos e serviços relacionados ao setor público e ao atendimento a populações urbanas e rurais conforme explica Barbosa (2016), com uniformidade a Previdência Social oferece os mesmos benefícios e os mesmos serviços, por exemplo, de perícia médica e benefícios como de aposentadoria por invalidez, salário maternidade, equivalência dos benefícios que diz respeito aos valores, valores que se equivalem à qualidade dos serviços prestados. Mantendo seletividade e distributividade nas prestações de bens e serviços, na seletividade a Previdência precisa cobrir todos os riscos sociais existentes. Equidade de forma de participação no custeio, este princípio, está alinhado ao da distributividade nas prestações dos benefícios e serviços, sendo que as contribuições devem ser arrecadadas de quem tem maior capacidade contributiva para ser distribuída para quem mais necessita. (Informação pessoal) 
3.3 Políticas Macroeconômicas
A causa dos males da macroeconomia é a alta dos juros segundo Springer (2011): 
Os juros altos aumentam o custo da dívida. O governo tem então de desviar cada vez mais recursos do orçamento para pagar a dívida, deixando de realizar gastos considerados mais produtivos, seja investindo em infra-estrutura, educação ou em programas sociais. 
Na Previdência Social, a macroeconomia chega para que os seus segurados não sejam desamparados, já que só se cria uma nova secretaria quando se tem certeza que se pode arcar com o pagamento dos benefícios. 
Segundo Silva, (2016): 
O LIMPE princípio da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência é um princípio voltado à administração pública, principio especifico da administração pública. 
3.4 Políticas Fiscais Conceito 
Na atuação do governo a respeito da arrecadação de impostos e aos gastos, sabe-se que estes afetam o nível de demanda da economia, ao influir na renda disponível que os indivíduos poderão destinar para o consumo e poupança, quanto maior os impostos, menor será a renda disponível, e menor o consumo. Os gastos são elemento de demanda, quanto maior os gastos públicos, maior a demanda e maior o produto, com isso se a economia apresentar tendência para queda no nível de atividades, o governo pode estimulá-la, cortando impostos ou elevando gastos. Caso o objetivo seja diminuir o nível de atividade o governo fará o inverso. 
Porém, se houver uma diminuição no montante (valor) de arrecadação é o governo quem entra com uma medida provisória, segundo informa Silva, (2016), 
“Aumentando a cobrança de impostos, tributo que, ao estarem em cobrança parte da arrecadação é encaminhada para o caixa do INSS, para ser usado junto com as demais arrecadações para o pagamento dos Benefícios”. (Informação pessoal) 
Seguridade é o pilar de sustentação do Regime Previdenciário. Universalidade de cobertura e do atendimento (riscos sociais) prega que todos devem estar cobertos pela proteção social, porque existe hoje, um regime de caixa que paga os benefícios, para que os aposentados e acidentados possam ter direito ao benefício. A Previdência procura atender o máximo possível estas pessoas. A diversidade da base de financiamento como fontes de recursos, contribuição do governo, empresas e dos próprios segurados. 
3.5 Política Cambial Conceito 
Políticas financeiras estão relacionadas de alguma forma com o caixa da Previdência Social explica Silva, (2016): 
Quando a taxa de Cambio é desvalorizada mantém–se relativamente estável o nível dos preços internos na economia Brasileira, desta forma reduz a inflação o que é bom, levando em consideração que quando a taxa de Cambio é desvalorizada automaticamente o nosso real é valorizado”.
 Nesta forma o montante (valores) arrecadado mantém em equilíbrio e a arrecadação chega aos caixas da Previdência Social sem afetar tanto a economia. Já quando a taxa de cambio é valorizada acontece o contrário, o nível dos preços internos na economia causa a alta na inflação, fazendo com que o real seja desvalorizado, levando à crise econômica, e com isso toda a sociedade sofre se desdobrando para pagar mais impostos para que o governo cumpra com suas responsabilidades financeiras. Com o estudo das políticas econômicas foi observado que a política de expansão tem por objetivo a manutenção ou a aceleração do desenvolvimento econômico. Nesse caso, podem ocorrer reformulações estruturais e medidas de combate à inflação, proteção alfandegária e maior rigor na política cambial contra a concorrência estrangeira. (Informação pessoal)
3.6 Política Monetária Conceito 
Na política monetária a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nível de taxa de juros entre outros. A política fiscal afeta diretamente a demanda agregada e o nível de produto da economiapela arrecadação de impostos e do gasto público. 
Foi possível adquirir algumas informações junto a Previdência Social, segundo João Antônio Silva, (2016) Cabe o Governo reerguer a economia Brasileira, e como a Previdência Social é mantida por caráter democrático e descentralizada da administração, pela gestão quadripartite, com a participação dos trabalhadores, empregadores, aposentados e governo nos órgãos colegiados. (Informação pessoal) 
3.7 Política Comercial Conceito 
A política comercial se constitui em um conjunto de medidas e ações, em geral públicas, que afetam as transações comerciais de um país com o resto do mundo. Lembrando que é um dos quatro pilares da política macroeconômica, que inclui as políticas fiscal, cambial e monetária. Nesta política incluem-se acordos comerciais negociados pelo país em questão estas negociações afetam diretamente os resultados de suas exportações e importações tanto no presente como no futuro. Barbosa, (2016) 
“Assim como as demais políticas de arrecadação aqui não é diferente, parte dos tributos arrecadados nas barreiras tarifárias quanto nas barreiras não tarifárias também contribuem para o caixa da Previdência Social”. (Informação pessoal) 
3.8 Privatizações x Concessão 
Privatização define-se como a venda de órgãos ou de empresas estatais para a iniciativa privada, geralmente, por meio de leilões públicos. Concessão é a transferência temporária a uma empresa, e a empresa tem prazos definidos, que podem ou não ser renovados, além de regras para explorar o serviço. E quando se trata de Previdência Social, tem-se como base neste estudo o seguinte conceito. 
A previdência privada ou previdência complementar é uma forma de garantir uma renda extra após determinado período, que, geralmente, dura mais ou menos 20 anos. Os benefícios de uma previdência privada já são bastante divulgados por grandes bancos, seguradoras e meios de comunicação que possuem algum tipo de interesse financeiro, visto que, pode ser um grande negócio para quem oferece o plano e, em muitos casos, uma armadilha para quem adere ao plano. (PREVIDÊNCIA. SOCIAL, 2015) 
Mencionado anteriormente, no caso do trabalhador optar pela previdência privada ele não está dispensado de contribuir com o Regime Geral da Previdência Social o INSS como contribuinte do RGPS ou RPPS, lembrando que estes dois são de caráter obrigatório a todo trabalhador remunerado. Vê-se, portanto, que o sistema de organização é diferente dos regimes públicos, aqui se adotou o regime de capitalização e não o de repartição simples. 
4. DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 
Todo ser humano tem necessidade de buscar aquilo que o torna completo e realizado, esta busca é constante, por mais que alcance seus objetivos nunca se sentirá totalmente satisfeito, e para isso precisa estar convivendo em grupos tanto formais quanto informais, foi possível identificar na Previdência Social que o indivíduo que procura ingressar nos cargos públicos busca principalmente estabilidade. 
Para Chiavenato (2009), o ser humano possui quatro domínios: cognitivo, afetivo ou emocional, relacional e biológico. A idéia por trás desses domínios é que eles devem ser trabalhados pela pessoa com o objetivo de buscar a sua formação integral. 
Todos esses domínios devem estar em equilíbrio, para desenvolver um bom trabalho dentro da empresa, lembrando que nessa empresa o funcionário tem ligação direta com o público e suas relações devem ser dinâmicas. A Administração Pública coloca em prática as decisões políticas de seu governo, assim sendo, para que o Estado atinja suas finalidades e promova justiça social é essencial que toda a máquina administrativa trabalhe com eficiência, ética e responsabilidade. 
4.1 Administrações Públicas x Estado Democrático de Direito 
A Previdência Social é a Administração Pública que exterioriza a atividade do Estado amparada por Leis governamentais. É considerada uma empresa atuante no regime democrático afirma Silva (2016), 
”Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam com igualdade social”.
Os agentes públicos que por sua vez servem ao Estado são observados pela administração Pública e pela ética. No que se refere a modelos administrativos é importante demonstrar a importância do indivíduo com a organização, as Relações Interpessoais buscam desenvolver o conhecimento e a habilidade sobre o comportamento humano, relativo aos grupos dos quais o funcionário público faz parte. 
4.2 Relações Interpessoais x Ética Profissional 
Ainda será objeto deste trabalho um pequeno enfoque sobre os meios que a Administração pode utilizar para aprimorar seu quadro funcional e administrativo no que a sociedade espera do servidor público em seu âmbito, desenvolver postura ética a todo cidadão tornando-os capazes de elaborar um serviço público voltado às finalidades da Administração, bem como, se for o caso, exercer as atividades estatais com lisura e retidão. 
Barbosa (2016). A Administração Pública tem o compromisso de apurar, sempre que necessário qualquer indício de participação de servidor em atividades que atentem contra a ética no serviço público, devendo responder prontamente a incidentes que envolvam seus servidores, uma vez que nem todas as ocorrências apresentam lesividade efetiva à regularidade do serviço, danos ao erário ou comprometimento real de princípios que regem a Administração.
 Não é diferente com a empresa aqui estudada, estas Relações Interpessoais levam o indivíduo colaborador que integra a organização a diagnosticar, identificar problemas e neste caso, para que os problemas de conflitos sejam resolvidos os indivíduos que se sentirem de alguma forma ofendidos ou mau tratados ou qualquer sentimento de outra natureza pode e não só pode como deve procurar a comissão de ética. Explica Silva (2016): 
É de caráter totalmente público corrigir e punir o servidor, cabe a Administração Pública, por meio de abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), e processo de desvio de conduta ética, com a conseqüente exoneração do cargo e a aplicação das demais sanções impostas pelo ordenamento disciplinar e ético e todo servidor público que da ética necessitar terá feedback de resposta com satisfação.
 Todos os órgãos, todas as entidades ligadas ao Poder Executivo Federal devem se subordinar a dois decretos, Decreto 1171/1994 e Decreto 6029/2007, e cada um dos três Poderes possui seu próprio código de ética, e todo órgão público do Poder Executivo Federal é obrigado a criar a comissão de ética, e no caso do INSS (na matriz do INSS) tem que ter uma comissão de ética, esta comissão de ética é composta por três titulares e cada titular conta com três suplentes, quem indica é o Diretor máximo do órgão, o Presidente do INSS indicará os três titulares e os três suplentes, esta comissão de ética é que fica a disposição dos funcionários públicos da Previdência Social que por alguma razão se acharam no direito de reclamar de fazer alguma denúncia relativo ao seu colega de trabalho. É na Comissão de Ética que o mesmo deve formalizar sua queixa, se por algum motivo a Comissão de ética assim faltar com ética, então o servidor ainda poderá prosseguir com sua denúncia indo até a CEP - Comissão de Ética Pública, que é a instância máxima de todas as comissões de ética Pública. (Informação pessoal).
É importante mencionar aqui que a Comissão de ética pode ser acionada ou por oficio ou por provocação, ela pode assim começar uma investigação sobre alguma conduta que esteja em desacordo. 
4.3 Hierarquia 
A hierarquia na Administração Pública já vem se destacando desde o início do projeto PIM IV, será aprofundado um pouco mais aqui para uma visão concreta do leitor, no que tange à Previdência Social. 
Está homologado na CF/1988 Art. 37. 		
“A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”.5. CONCLUSÃO 
Conclui-se que o cidadão possui um papel muito importante na sociedade e com a gestão pública do seu país, foi possível entender a gestão democrático-participativa, a Constituição Brasileira de 1988 que representou um grande avanço no modelo conceitual da estrutura estatal, traçando novos rumos à administração pública no país, de forma bem diferente das cartas magnas anteriores, consagrando um novo modelo de Gestão Pública. 
Foi possível constatar ainda, que a Constituição por si só, não muda a vida das pessoas e nem tem o poder de solucionar todos os problemas do país, mas que sem ela o Brasil acabaria no caos, pobreza, guerra, fome etc. 
É visível a evolução do Estado brasileiro em relação à sociedade civil que o tornou assim em um Estado forte e democrático. 
A Constituição de 1988 é considerável como ponto positivo, já que a participação da sociedade nas ações sociais tem um grande peso, demonstrou uma eficiência da aplicação de políticas públicas passando assim a atuar de acordo com as realidades de cada região. Conclui-se que a “participação popular” a sociedade e o Estado assim unidos, enfrentam as adversidades que se vive na atualidade. Com conhecimento amplo sobre o que é Gestão Pública e Políticas Públicas, é possível chegar à disciplina Teoria Geral do Estado, com uma visão clara sobre Estado. Esta disciplina nos direciona a dois pontos de vista distintos. Para alguns, a preocupação do aspecto jurídico predomina; para outros, prevalece à orientação sociológica e política. Se a análise jurídica da organização do Estado é necessária, não é menos necessário conhecer o aspecto social e político, como nascem e evoluem as diversas instituições, qual a influência das idéias e sentimentos. Através da história, sobre essa construção em termos sociais e políticos, os indivíduos se encontram unidos num conceito de Estado, realidade em que se vive, conjugando seus conhecimentos para o aprimoramento do ente estatal. Muitas pessoas principalmente a classe mais carente da sociedade, reclamam do próprio INSS, quando o buscam por algum motivo, seja a procura de aposentadorias por idade, ou requerendo algum tipo de auxilio doença, acabam tendo seus pedidos negados pelo INSS, e tudo isso por não estarem seguradas pelo RGPS, ainda hoje se encontram pessoas que afirmam não ter conhecimento das normas e leis, este é um ponto que se pode observar e detectar que o Estado junto com o Governo ainda não tem o controle de tudo, muitos levam uma vida miserável sem poder trabalhar por conta da idade avançada ou por motivo doenças, sem contar que reclamam da própria “saúde” do Brasil, alegam não conseguirem tratamento e muitas vezes o próprio medicamento. 
Através deste estudo, fica claro que o Estado ainda não dá conta de resolver tudo e está longe disso acontecer, há uma carência de informações para as pessoas mais carentes e a própria Assistência Social não consegue levar o conhecimento e o atendimento a todos os indivíduos necessitados da sociedade. É possível afirmar que mesmo estando na CF/1988, que o atual Governo é um Governo democrata, que não desampara o povo, e que é direito de todos, receber o amparo da Assistência Social, podendo ser amparado pelos Benefícios Assistenciais LOAS – lei 8742/93. 
Apesar de ter sido uma grande conquista, é correto mencionar aqui que há uma grande dificuldade para o cidadão que se enquadra nos requisitos da lei poder assim gozar de tais direitos. Com o presente curso de relações interpessoais deu-se o primeiro passo. Alcançar a excelência em produtos e serviços é, antes de qualquer coisa, obter o resultado do comprometimento das pessoas conscientes de sua participação no grupo e no trabalho em equipe. É importante e indispensável resgatar o valor das pessoas e de suas relações interpessoais, num processo que facilita não apenas o aprimoramento, mas desenvolve a consciência de que o trabalho de cada um é a base sobre a qual os outros constroem a qualidade de seus trabalhos. A responsabilidade e o compromisso farão parte do objetivo adquirido com a sociedade e levará a todos ao sucesso. 
REFERÊNCIAS
GRAN CURSOS. Disponível em:< http://blog.grancursosonline.com.br/10-motivos-para-fazer-o-concurso-do-inss-em-2015-oferta-de-800-vagas-para-tecnico-nivel-medio/>. Acesso em: 13 nov. 2017. 
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm> Acesso em: 13 nov. 2017. 
BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 48ª edição 2015, p. 445. Título VIII – Da Ordem Social. Capitulo VII – Da Seguridade Social. Seção I – Disposições Gerais, Art. 194. 
SOUZA, C. Políticas Públicas: Uma Revisão da Literatura: Sociologias, Porto Alegre, 2006, p. 20-45. 
MARTINS, R. O que é Teoria Geral do Estado? Jus Navigandi. Disponível em:<https://jus.com.br/duvidas/66226/o-que-e-teoria-geral-do-estado>. Acesso em: 13 nov. 2017. 
VAZ, L. Conceito de Relações Interpessoais: Administração Pública Burocrática. Ebha. Disponível em:<http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfUwMAC/conceito-relacoes-interpessoais#comments> Acesso em: 14 nov. 2017. 
DITTICIO, C. Gestão pública e políticas públicas no Brasil. São Paulo: Editora Sol. 2014a, p. 160. Nota: este volume está publicado nos Cadernos de Estudos e Pesquisas da UNIP, Série Didática, ano XIX, n. 2-074/14. 
DOMENEGHETTI, V. A base legal da estrutura do Ministério da Previdência Social (MPS) e seu Organograma. revid. Disponível em: http://www.revide.com.br/blog/valdir-domeneghetti/base-legal-da-estrutura-do-ministerio-da-previdenc/> Acessado em 14 nov de 2017. 
BARBOSA, N. S. D. Técnico Previdenciário: Superintendência de Bagé/RS Informação Verbal, 2017. 
RAMOS, E. da C. Aspectos Semelhantes e Distinções Conceituais: Jus navigandi Publicado em: abr/2014. Disponível em: < https://jus.com.br/artigos/26951/seguro-social-seguridade-social-e-previdencia-social> Acesso em: 14 nov de 2017. 
POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL. Publicado em: set. 2013. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/feraps/poltcas-pblicas-no-brasil> Acesso em: 14 nov de 2017. 
SILVA, E. Técnico do Seguro Social: Superintendência de Bagé/RS Informação Verbal, 2017. 
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil: Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n° 8.662 de 07 de junho de 1993. Regulamenta o Art. 195, da Constituição Federal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8662.htm> Acesso em: 15 nov de 2017. 
O QUE É EMPREENDEDORISMO SOCIAL. Rede Papel Solidário. Disponível em: http://redepapelsolidario.org.br/3-o-que-e-empreendedorismo-social/?gclid=Cj0KEQjw1cS6BRDvhtKL89em1oIBEiQAtZO5x1DZ_cg-dHWCGoPnFZW6BI563MOc5nCZUO5hOgb5yYkaAnVW8P8HAQ> Acesso em: 15 nov de 2017. 
CARLOS. E. S. Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público: Central de Favoritos. Vila Velha ES. dez. 2015. Disponível em: < https://centraldefavoritos.wordpress.com/2010/12/23/empreendedorismo-governamental-e-novas-liderancas-no-setor-publico/> Acesso em: 15 nov de 2017. 
DITTICIO, C. Introdução à Teoria do Estado. São Paulo: Editora Sol. 2014b, p. 176. Nota: este volume está publicado nos Cadernos de Estudos e Pesquisas da UNIP, Série Didática, ano XVII, n. 2-079/14 
JÚNIOR, M. H. Direito Previdenciário. 5ª ed. São Paulo: Ed. Quartier Latin, 2005, p. 15. 
TANAKA, E. Direito Previdenciário para concurso. 4ª ed. Curitiba: IESDE, 2012, p. 9. 
ANDRADE, J. U. S. Evolução histórica da seguridade social a luz das constituições brasileiras: Conteúdo Jurídico. Brasília-DF, 2014. Disponível em: <http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.48742&seo=1>. Acesso em: 15 nov de 2017. 
READ, L. Os pobres: O livre mercado e a moralidade deste arranjo. Instituto Ludwig Von Mises Brasil. Disponível em:< http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1899 > Acesso em: 15 nov de 2017. 
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponívelem: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm> Acesso em: 15 nov de 2017. 
SPRINGER. P. Disponível em: < http://www.brasil-economia-governo.org.br/2011/04/18/a-taxa-de-juros-e-a-principal-causa-dos-desequilibrios-macroeconomicos-do-brasil-e-ainda-o-copom-pode-ser-substituido-por-um-computador/ Acesso em: 15 nov de 2017. 
PREVIDÊNCIA. SOCIAL. Previdência Privada: Vale a pena? Como escolher? Disponível em: < http://previdencia.social/como-escolher-previdencia-privada/> Acesso em: 15 nov de 2017.
Projeto Integrado Multidisciplinar IV para obtenção do título de Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP 
Previdência Social (INSS)

Outros materiais